Serie A

Um castigo que pode fazer sorrir

O domínio do futebol inglês na Liga dos Campeões é cada vez mais notório. Tanto que falar sobre o tema é chover no molhado, citando que três dos quatro semifinalistas da última edição eram clubes da Inglaterra. Esse domínio faz o país ofuscar Itália e Espanha, as outras duas grandes forças nas competições européias.

Nesse sentido, o sorteio para as oitavas-de-final do torneio, realizado na última sexta-feira, pode ser tomado como um castigo. A Inter, soberana na Serie A, enfrentará o Manchester United. A Juventus, reconfigurada após as duas temporadas longe da Europa, irá encarar o Chelsea. E a Roma, encantadoramente instável, medirá forças com o Arsenal.

Mas é fato que nenhum dos confrontos aponta favoritismo para alguma das partes. O trabalho dos clubes italianos, então, será uma grande provação. Na disputa de melhor de três, se os ingleses baterem os times da bota, será a confirmação do quadro de hoje, que tem na Premier League times mais competitivos. Mas, como falamos de futebol, uma possível vantagem italiana não é descartada.

O Chelsea voltará a contar com Carvalho, Essien e Drogba. O Arsenal deve recuperar Eduardo da Silva, Touré, Walcott e Rosicky. E o Manchester não precisa da volta de Wes Brown para ser mais perigoso do que hoje, campeão mundial. Ainda que muito difíceis, são jogos acessíveis. E a chave para que a Itália tire um pouco da diferença em que hoje se encontra da Inglaterra.

Copa da Uefa
A Sampdoria abrirá a terceira fase da Copa da Uefa em casa, numa partida complicada contra o Metalist Kharkiv, do artilheiro brasileiro Jajá, ex-América-MG. O time é vice-líder da Premier League ucraniana, enquanto a Samp vem cambaleando na Serie A – mas só um dos dois lados tem Antonio Cassano. Missão mais tranqüila deve ter a Udinese, que enfrentará o Lech Poznan, líder da Orange Ekstraklasa, a primeira divisão polonesa. O atacante Robert Lewandowski, destaque do time, deve ser negociado na janela de janeiro e sua substituição imediata é improvável. Um problema é a fase horrível pela qual tem passado o time de Údine, em crise após um começo assombroso.

No grande confronto da fase, a Fiorentina encara o Ajax, que tenta assimilar a perda de seu artilheiro, Huntelaar. O time faz campanha não mais que razoável na Eredivisie, enquanto os viola se recuperaram de um início fraco na Serie A e após 17 rodadas finalmente se encontram no grupo de classificação para a LC. O Milan, favorito ao título da competição, não deve ter problemas para bater o instável Werder Bremen, em oitavo na Bundesliga, a não ser que Diego esteja em um de seus melhores dias. Ainda que Ancelotti esteja com dificuldades para escalar um time com tantas opções na frente e tantos desfalques no meio, o Milan possui gente o suficiente para aguardar por um lampejo de Ronaldinho, Kaká, Beckham, Pato e, claro, Inzaghi.

Agenda
Os jogos de ida das oitavas-de-final da Liga dos Campeões serão nos dias 24 e 25 de fevereiro, já as partidas de volta estão marcadas para 10 e 11 de março. Na terceira fase da Uefa, ida em 18 e 19 de fevereiro e volta no dia 26.

Compartilhe!

1 Comentário

  • Atualmente o futebol inglês é mais rico graças aos estádios de propriedade, impostos menores e a possibilidade de ter um balanço negativo de centenas de milhões de euros, coisa vetada na Itália.
    Vamos ver quem vai prevalecer no plano esportivo…

Deixe um comentário