A 13ª rodada da Serie A teve média de público de 29.406 pessoas por jogo, melhor número nos últimos três anos. Alguns destes torcedores puderam acompanhar partidas de alto nível, como Milan 4×3 Cagliari e Fiorentina 2×3 Parma, ambas bastante abertas e disputadas com alta intensidade. No San Siro, o Milan partiu pra cima do Cagliari logo no início e saiu na frente com Seedorf. Porém , otime de Allegri não se abateu e pressionou enormemente, até conseguir a virada, graças a infernal dupla formada por Lazzari e Matri. Nem parecia que os rossoblù visitavam Milão: Lazzari continuou infernizando Dida, que teve atuação muito acima da média. O mesmo não se pode dizer de Kaladze, que falhou feio em um dos gols e não conseguia acompanhar o ritmo do jogo. Outro que esteve mal foi o zagueiro Astori, do Cagliari. Ele cometeu um pênalti infantil, após ser autor de uma furada dantesca. Méritos também para Ronaldinho, Pato e Borriello, autores de um gol cada. O tridente rossonero chamou a responsabilidade da partida para si e conseguiu virar o jogo. Os três tem passado por grande fase e são o ponto forte deste Milan, terceiro colocado.
Em Florença, a Fiorentina foi penalizada pelos desfalques de Mutu, Jovetic, Gamberini, Kroldrup e Montolivo e não jogou necessariamente bem. Chegou até a sair na frente, mas levou a virada do Parma, que mereceu o resultado positivo e já está na quinta posição. Novamente é hora de se aplaudir Guidolin e o dirigente técnico Pietro Leonardi, que montaram um time eficiente e que pode fazer turnover sem perder qualidade: Lanzafame, por exemplo, é um reserva de luxo, que tem se destacado quando necessário. Destaque positivo para um ótimo Galloppa e para o suíço Dzemaili, que ganhou a vaga de titular no lugar de Mariga. Destaque também para Zaccardo e Panucci, autores de belíssimos passes para dois gols crociati. No entanto, o ítalo-argentino Dellafiore destoou na zaga e foi superado duas vezes no alto por Gilardino, autor de uma doppietta “inútil”.
A Inter também praticou bom futebol e venceu o Bologna por três a um, no Dall’Ara. Não demorou para Milito abrir os trabalhos e o único momento em que se pôs em dúvida a vitória nerazzurra foi quando Lúcio e Samuel se desconcentraram e permitiram que Zalayeta empatasse, um minuto depois. Balotelli travou um duelo particular com um ótimo Viviano, que fez importantes defesas, mas acabou sofrendo três gols – inclusive um do prodígio interista. A boa partida de Motta e Cambiasso também contribuiu para o resultado, já que a dupla de volantes atuou como autênticos registas e armou jogadas perigosas. Foi assim que Stankovic acertou as duas traves no primeiro tempo e que a Inter chegou ao terceiro gol, no segundo. Cambiasso fez belo lançamento para Milito, que, de trivela, achou seu compatriota na área, livre para dar números finais ao jogo. Para a Inter, restou certo desgosto graças a infantil expulsão de Maicon, que está suspenso por duas partidas e deve desfalcar a equipe contra a Juventus. A Inter recorreu da decisão.
No confronto dos bianconeri, em Turim, nenhum dos dois times usou preto e branco. A Juve, vestindo seu uniforme cinza, conseguiu vencer os amarelos de Udine mesmo sem jogar bem e não deixou a Inter escapar, mantendo a diferença em cinco pontos. Já a Udinese sofreu com as ausências de Di Natale, Pepe e Sanchez e não conseguiu imprimir sua velocidade, acumulando mais uma partida ruim. Outros que não fizeram um bom jogo foram os brasileiros Diego e Felipe Melo. Este, aliás, ainda não emplacou no time de Turim e logo deve ceder seu lugar a Sissoko, que voltou ao time ontem. Quem voltou também foi Del Piero. Il Capitano entrou logo depois do gol de Grosso, aos seis da segunda etapa, e mostrou que ainda falta muito para alcançar a forma física e técnica de outrora. A nota triste do jogo ficou por conta dos coros racistas a Mario Balotelli, o que levou José Mourinho a levantar a questão de o Derby d’Italia de daqui a duas semanas ser jogado em campo neutro. Na próxima rodada, os bianconeri de Udine entrentam o Livorno, em casa, enquanto os comandados de Ferrara saem para pegar o Cagliari.