Mercado

Mercado: David Suazo no Genoa

Suazo: grande chance para se mostrar grande (Daylife)

Ele foi mítico no Cagliari e não teve espaço na Inter; passou um ano em Portugal e foi ignorado por Mourinho – não necessariamente nessa ordem. Emprestado ao Genoa até o fim da temporada, David Suazo tem a chance de provar a sua importância para um clube estruturado e com boas ambições. É também a oportunidade de recuperar seu espaço em âmbito nacional, perdido desde que desembarcou em Milão. O hondurenho, enquanto atleta do Cagliari, chegou a ser eleito o melhor estrangeiro da divisão máxima na Itália.

La Pantera chegou na cidade de Milão sob muita apreensão. Antes de sua assinatura como jogador nerazzurro, o Milan havia lançado um comunicado divulgando um suposto acordo com o atacante – que não existiu. Após alguns dias de polêmica, teve a sua situação esclarecida e sua transferência à Inter confirmada. Sob o comando de Roberto Mancini, ele naturalmente esbarrou numa concorrência fortíssima: Ibrahimovic, Cruz, Crespo, Adriano e um desconhecido Balotelli. Foram 27 aparições na Serie A, nas quais totalizou oito gols.

Em Gênova, o esquema 3-4-3 de Gasperini deve ajudar o hondurenho. Foi com três atacantes, em 2004/05, que o Cagliari chamou atenção na Itália: os rossoblù ficaram na 10ª colocação na Serie A e foram semifinalistas na Coppa Italia. Suazo era o substituto imediato de uma linha de frente formada por Antonio Langella, Mauro Esposito e o lendário Gianfranco Zola. Nas temporadas seguintes, ele foi titular absoluto e ídolo na Sardenha.

Num time que conta com, entre outros nomes, Palacio, Sculli e Crespo, uma vaga de titular certamente não virá de graça. Suazo, entretanto, não terá problemas para se adaptar ao plano de jogo adotado pelo Genoa. Destacado pela agilidade explosiva – que não por acaso lhe rendeu o apelido de Pantera -, será possível desempenhar com naturalidade as funções laterais do ataque grifone. Ele também se mostrará mais útil que o custoso Floccari, que não convenceu e foi cedido à Lazio por empréstimo.

Eis uma grande chance para Suazo voltar a brilhar no futebol italiano. Em uma equipe de médio porte equilibrada como o Genoa, atuar frequentemente será uma tarefa bem menos árdua do que tentar fazê-lo na Inter, onde, nos últimos seis meses, entrou em campo somente uma vez na Serie A. O atacante, por sinal, começou bem: ele marcou o gol da equipe na derrota por 2 a 1 para a Alessandria, em amistoso disputado anteontem. David Suazo é, no mínimo, uma boa aposta.

4 comentários

Deixe um comentário