Liga Europa

Liga Europa: classificação garantida e pouco esforço

Uma Lazio em formato “bebê” foi bem na Polônia e garantiu a classificação à próxima fase (Corriere dello Sport)

Com pouco esforço, a Itália colocou dois representantes na fase de mata-mata da Liga Europa. Na última rodada, a Fiorentina carimbou a vaga, e entrou muito relaxada diante do Paços de Ferreira, tropeçando. Mais focada, a Lazio, com muitos jogadores jovens, jogou bem contra o Legia e garantiu presença nos 16 avos de final. Confira o resumo da rodada.

Legia 0-2 Lazio

No frio da Polônia, a Lazio conseguiu uma importante vitória contra o Legia Varsóvia e liquidou a passagem para a próxima fase da Liga Europa, graças aos gols de Perea e Felipe Anderson, que teve ótima atuação e desencantou com a camisa laziale. A equipe, inclusive, foi a campo recheada de jovens promessas e conseguiu dominar a partida contra os poloneses, últimos colocados no grupo J, sem gols marcados.

Vladimir Petkovic escalou a Lazio com três jovens promessas no ataque: Felipe Anderson jogou pela direita, Keita pela esquerda e Perea ao centro. O primeiro teve boa chance de marcar no início do jogo, ao limpar a marcação e finalizar pra fora. O segundo recebeu bom passe de Hernanes em contra-ataque, mas chutou em cima do goleiro. Foi somente o colombiano que abriu o placar, quando recebeu bola alçada de Biglia e dominou esquisito de cabeça, mas consertou a jogada com outra cabeçada, que surpreendeu o arqueiro rival.

Voltando a ser escalado como titular, Felipe Anderson jogou bem e criou boas jogadas pelo lado direito. No segundo tempo, o camisa 7 recebeu passe de Hernanes e chutou forte no cantinho, marcando seu primeiro gol com a camisa da Lazio. Após o segundo gol, os biancocelesti ainda tiveram várias oportunidades para ampliar, mas pararam no goleiro Kuciak. O Legia, por sua vez, praticamente não ofereceu perigo à defesa italiana, a não ser em um lance no final do jogo, quando Berisha saiu mal do gol e deixou Ojamaa cabecear. Biglia estava atento e evitou o gol, tirando a bola quase em cima da linha.

Com a vitória, a Lazio assegurou a classificação para a fase de mata-mata da Liga Europa, indo a 11 pontos. O Trabzonspor venceu o Apollon Limassol e continua na liderança, dois pontos a frente dos romanos. A primeira posição do grupo J, porém, será decidida no dia 12 de dezembro, no estádio Olímpico de Roma, quando os dois líderes se enfrentam, com a Lazio jogando por uma vitória para assumir a liderança. (Cleber Gordiano)

Paços de Ferreira 0-0 Fiorentina

Em um jogo fraco, a Fiorentina, já classificada, deixou quase todos os titulares descansando, e ficou no zero contra os portugueses, que não tem mais chances de seguir adiante na Liga Europa. Com 13 pontos, a equipe italiana perdeu os 100% na competição, mas continua liderando o grupo E, com um ponto a mais que o Dnipro, que fez 4 a 1 no Pandurii. Os times definem a ordem de classificação em Florença, em duas semanas.

Jogando em Guimarães e pensando apenas em garantir uma premiação de 100 mil euros, os portugueses ficaram mais próximos ao gol em duas oportunidades: no primeiro tempo, Bebé recebeu livre, mas perdeu um gol nível 9 na “escala Deivid” e apenas recuou para Munúa, que estava fora do gol; e na segunda etapa, Manuel José tentou encobrir o goleiro uruguaio com um chute forte, obrigando-o a fazer uma difícil defesa de mão trocada.

Por sua vez, a Fiorentina cresceu apenas no final do jogo, quando tentou definir tudo em 15 minutos. A entrada de Pizarro no segundo tempo melhorou o toque de bola do time, mas a viola só ganhou dinamismo mesmo a partir da entrada de Cuadrado, que criou as melhores chances, fazendo António Filipe trabalhar. Outra boa chance foi criada depois que Alonso tentou um voleio, mas bateu por cima do gol. Foi só. A nota negativa do jogo fica por conta dos apagados Ryder Matos e Fernández, que tiveram noite para esquecer.

Compartilhe!

Deixe um comentário