 |
Juventude do Milan deixa a torcida esperançosa por um futuro melhor (Getty) |
O Milan é apelidado de Diavolo por seus torcedores. Quando os diabos são comandados por jogadores de menos de 20 anos tomamos a liberdade poética de apelidar esta geração de “os pestinhas”. Pois bem, com exibições fantásticas dos garotos Donnarumma e Locatelli, os rossoneri aprontaram diante dos veteranos da Juventus, a Velha Senhora, e diminuíram a vantagem bianconera na liderança: agora, a Juve tem apenas 2 pontos a mais que Milan e Roma. A 9ª rodada teve 33 gols e, até agora, foi a mais movimentada do campeonato 2016-17. Contribuíram para isso mais uma goleada romanista, o placar bailarino em Cagliari-Fiorentina, o empate entre Torino e Lazio, a reação do Napoli e mais uma derrota da Inter. Confira o resumo do fim de semana.
Milan 1-0 Juventus
Locatelli (Suso)
Tops: Donnarumma e Locatelli (Milan) | Flops: Higuaín e Cuadrado (Juventus)
Quem diria que, após o mercado mais caro dos últimos tempos, a Juventus cairia em San Siro para os dois times em baixa de Milão, algo que não acontecia desde 2009-10, uma época dramática para os bianconeri. Depois da Inter, foi a vez de o Milan vingar tanto tempo apanhando da rival, além de quebrar um tabu de quatro anos sem vencer no confronto pelo campeonato e em casa. Mais incrível ainda é que jogadores nascidos em 1998 (Locatelli) e 1999 (Donnarumma) foram protagonistas na conquista do jovem Diavolo. Na segunda derrota na temporada, a equipe de Allegri viu a diferença na liderança ser diminuída para dois pontos justamente para o adversário de sábado, que agora está invicto há seis partidas.
Depois do primeiro gol como profissional contra o Sassuolo, no início do mês, Locatelli acabou assumindo a titularidade depois da grave lesão do capitão Montolivo. Ainda longe da maturidade, com apenas 18 anos, o meio-campista tem lidado bem com a pressão e fez partida sólida diante do forte meio-campo juventino. Apesar disso, foi seu segundo gol que realmente fez brilhar sua estrela: e que gol, em lindo chute da entrada da área, sem qualquer chance para Buffon. O veterano goleiro juventino, aliás, ainda viu seu xará menor de idade ser decisivo no final – Donnarumma só não parou o gol mal anulado de Pjanic, que deixou os visitantes na bronca. O erro da arbitragem não serve como álibi para o desempenho da Velha Senhora, que perdeu muita criatividade sem Dybala, que se lesionou e foi substituído ainda no primeiro tempo por Cuadrado. O colombiano não foi bem como segundo atacante e isolou Higuaín, que mais uma vez nem sequer acertou o gol.
Roma 4-1 Palermo
Salah (Dzeko), Paredes, Dzeko (Florenzi), El Shaarawy (Salah) | Quaison (Goldaniga)
Tops: Salah e Dzeko (Roma) | Flops: Juan Jesus (Roma) e Posavec (Palermo)
O
melhor ataque do campeonato deu mais uma amostra da sua força,
que aparece especialmente em casa. Para se ter ideia, entre Serie A e Liga Europa, os
giallorossi marcaram mais de três gols em seis partidas e tem Dzeko liderando o ranking europeu de jogadores com mais gols e assistências somados: artilheiro da Serie A, com oito gols, tem também três passes para os companheiros marcarem.
Dessa vez, contra o fraquíssimo Palermo, a Loba contou a ajuda de Posavec para
marcar seus dois primeiros gols, com Salah e Paredes, os
jogadores mais criativos e essenciais para o sistema de Spalletti. Novamente Dzeko foi decisivo e depois da assistência para o egípcio,
marcou o terceiro graças a uma assistência de Florenzi, que deveria descansar,
mas teve que sair do banco para substituir um desastroso Juan Jesus.
Quaison descontou no final do jogo, mas El Shaarawy respondeu
tranquilizando e assegurando mais uma vitória.
Atalanta 2-1 Inter
Masilello (Kurtic) e Pinilla (Atalanta) | Éder (Brozovic)
Tops: Kurtic e Kessié (Atalanta) | Flops: Icardi e João Mário (Inter)
Bipolar, a Inter chega a uma sequência de três derrotas consecutivas, posterior a uma sequência de vitórias. Apesar dos resultados negativos, o time
de De Boer mostrava crescimento como equipe e melhorava seu jogo, mas,
novamente, a pressão por vitórias e melhor posição na tabela pesaram.
Além das críticas da imprensa e falta de respeito com o
holandês, os jogadores mais experientes da equipe pediram para o
comandante mudar alguns conceitos. Não sabemos ao certo se o treinador
seguiu o conselho ou se os jogadores simplesmente fizeram o que
queriam. O fato é que, diante da Atalanta, histórica asa negra
interista, a Beneamata teve sua pior atuação no campeonato e foi
completamente dominada pela equipe física e intensa de Gasperini, que
dominou a partir de Kurtic e Kessié e com os alas ganhando todas as bolas.
Sem Banega e Candreva, além da postura diferente, a Inter jamais
conseguiu ter controle e trocar passes no campo adversário e nem mesmo finalizou no primeiro tempo, que terminou com 1 a 0 no placar, graças ao gol de Masiello, aos 9 minutos, Pouco após o intervalo, Éder empatou com
golaço em cobrança de falta improvisada com Brozovic, e quase virou, com lance de sorte. No entanto, Santon fez pênalti estúpido e o ex-interista
Pinilla marcou o gol da vitória. Um episódio que reflete bem a confusão
na gestão e em campo que a Inter vive. A Dea, que não tem nada a vez com
isso, já tem quatro vitórias e 13 pontos, enquanto Gasperini pode
respirar mais confortável depois de sequência ruim que quase o derrubou
de um projeto interessante.
Crotone 1-2 Napoli
Rosi (Claiton) | Callejón, Maksimovic (Strinic)
Tops: Callejón e Maksimovic (Napoli) | Flops: Martella (Crotone) e Gabbiadini (Napoli)
Apesar
da expulsão e da má atuação de Gabbiadini, o Napoli voltou a vencer após três derrotas. Longe de jogar bem, até mesmo
porque atuou mais de 60 minutos com um a menos, a equipe de Sarri
cumpriu seu dever e bateu o novato Crotone ainda no primeiro tempo, com
Callejón e Maksimovic. A vitória deixa os napolitanos ainda próximos da
dupla Roma e Milan e diminui a desvantagem para a Juventus.
Em
campo, Callejón e Mertens acertaram bastante o gol de Cordaz, autor de
cinco defesas, mas os dois gols no primeiro tempo foram suficientes para
assegurar a vitória. Não para um jogo tranquilo, já que os anfitriões
reagiram na segunda etapa e ameaçaram o gol de Reina, mas marcaram seu
gol muito tarde, já aos 89 minutos, com Rosi. O rodado lateral foi o autor do primeiro gol dos squali em seu estádio em uma partida da Serie A. Enfim liberado após reformas, o estádio Ezio Scida será uma arma a mais para os calabreses tentarem a improvável salvezza.
Cagliari 3-5 Fiorentina
Di Gennaro (Murru), Capuano (Di
Gennaro), Borriello (Di Gennaro) | Kalinic (Tello), Bernardeschi
(Kalinic), Bernardeschi (Ilicic), Kalinic (Bernardeschi), Kalinic
(Tello)
Tops: Di Gennaro (Cagliari) e Kalinic (Fiorentina) | Flops: Storari (Cagliari) e Tatarusanu (Fiorentina)
O
caos foi visto ontem na Sardenha. Em sete partidas, a Fiorentina de péssima
campanha tinha míseros seis gols marcados, reflexo de um
jogo horizontal até demais de Paulo Sousa. Nesse domingo, porém, a viola
aproveitou a confusão e relaxamento dos anfitriões para marcar quatro vezes
em 20 minutos, a partir do tridente formado por Kalinic, Bernardeschi e Tello.
O croata, que
já tinha se redimido na quinta-feira na Liga Europa, contribuiu quatro
vezes, com três gols e uma assistência. O italiano, melhor jogador no
início de temporada lento, fez dois e deu outra assistência. Já o
espanhol, também apático nas primeiras rodadas, entregou dois
cruzamentos precisos para abrir e fechar o marcador dos visitantes. O
Cagliari, por sua vez, teve péssimo desempenho defensivo e viu a
sequência de três vitórias interrompidas. De qualquer forma, Di Gennaro
teve tanto destaque quanto os adversários goleadores, já que foi autor de um gol e
duas assistências. Cria do Milan, finalmente o meio-campista de 28 anos vai despontando na Serie A.
Torino 2-2 Lazio
Falqué (Zappacosta), Ljajic (pênalti) | Immobile (Felipe Anderson), Murgia (Felipe Anderson)
Tops: Falqué (Torino) e Felipe Anderson (Lazio) | Flops: Baselli (Torino) e Keita (Lazio)
Havia
certa expectativa sobre o confronto entre Torino e Lazio, e as equipes
de Mihajlovic e Inzaghi responderam com um jogo caótico, entre indas e
vindas e muitos contra-ataques em alto ritmo, mas pobre tecnicamente – o que explica as várias perdas de posse de bola e passes errados. Este é um
cenário que exaltas as forças de ambos, mas foi exatamente a falta de
precisão e concentração que evitaram que alguém saísse com a vitória em
Turim.
Os anfitriões abriram o placar com o espanhol Falqué, jogador grená com
maior participação em gols no campeonato (cinco gols e três
assistências), enquanto os visitantes viraram a partir do brasileiro
Felipe Anderson, autor de duas assistências (agora líder no quesito com
quatro). O medalhista de ouro brasileiro contribuiu para o ex-granata Immobile marcar golaço de voleio e o jovem Murgia
virar, com seu primeiro gol como profissional. Até o início da prorrogação do segundo tempo, os laziale venciam,
mas Cataldi fez pênalti e coube a Ljajic, outro ex-romanista, castigar a Lazio.
Resultado que mantém as equipes empatadas na parte superior da tabela,
em 5º e 6º lugares, respectivamente, e que dá ao Toro seu melhor início de temporada desde a histórica gestão de Mondonico, em 1992-93.
9° giornata. Mais uma vez a Inter decepciona seus torcedores, muito embora o jogo tenha sido no Atleti Azzurri D'Itália. Assim, dos 7 grandes é o pior colocado: 14° colocada. O milan, com o prodígio feito no juventus stadium, ganhou um grande incentivo para brigar ate mesmo pela cabeça da tabela. Se vencer o Genoa hoje no Luigi Ferraris (e eu creio que vença), dorme na liderança. Por outro lado, eu esperava mais do napoli, que sofreu muito para bater o lanterna crotone no ezio scida. Se quer brigar pelo titulo nao pode se apertar contra o lanterna, unico que ainda nao venceu neste campeonato. Quanto a Juventus, nao se confie muito, pois futebol é uma caixinha de surpresas e na sua cola estão grandes clubes com potencial para papar o scudetto. Quem mais se beneficiou na rodada foi a Atalanta, que subiu de 15° lugar para o 8°. As maiores decepçoes foram inter e palermo, que só nao é pior que o crotone. Quanto a jogadores, meu destaque vai para Bernardeschi, meia da squadra nazionale e da Fiorentina que acabou com a pessima defesa do Cagliari em pleno Sant'elia. Arrivederci.