Serie A

O Quattro Tratti virou Calciopédia; entenda o que muda

Nesta segunda-feira, 14 de agosto, o mercado de jornalismo esportivo no Brasil ganha um novo site. Ou nem tão novo assim: o Quattro Tratti, consolidado como maior veículo em língua portuguesa dedicado exclusivamente ao futebol italiano, muda de nome após 11 anos de existência. A partir de agora, se chama Calciopédia. Clique aqui para conhecer a nossa nova página inicial.

O site muda de nome para dar ênfase ao caráter historiográfico de grande parte das publicações da página e ganha design mais atraente e multimídia que seu antecessor, como forma de valorizar seu conteúdo. Uma das principais novidades nesta nova etapa do veículo é a inclusão de um sistema exclusivo de assinaturas, chamado Calciopédia Pro, voltado para leitores que buscam uma cobertura ainda mais aprofundada.

Por R$ 29,90 mensais – menos de R$ 1 por dia –, o leitor receberá boletins informativos exclusivos, enviados por e-mail aos assinantes pelos editores do site. Ideal para fanáticos pelo futebol italiano, produtores de conteúdo e apostadores. É possível testar o serviço gratuitamente por sete dias. Clique aqui para conhecer.

Sobre o site

A Calciopédia é conduzida pelos jornalistas Nelson Oliveira, Rodrigo Antonelli e Braitner Moreira, com a ajuda de colaboradores de todas as regiões do Brasil. A página surgiu em julho de 2006, com o nome Quattro Tratti, e em maio do ano seguinte ganhou o formato atual, de dedicação exclusiva ao futebol italiano.

O tema é querido por muitos brasileiros, que se acostumaram a acompanhar o campeonato a partir de 1983, quando a TV Bandeirantes apostou e trouxe para o Brasil o primeiro campeonato estrangeiro. Desde então, gerações cresceram torcendo por Totti, Del Piero, Nedved, Maldini, Buffon, Zanetti, Shevchenko e muitos outros craques que desfilaram pelos gramados da Velha Bota.

Ao longo dos anos, o site se tornou referência no que diz respeito ao futebol italiano, cumprindo com o objetivo de ser a mais completa fonte de informações em língua portuguesa sobre o assunto, seja abordando temas do presente ou do passado. A Calciopédia cobre as principais competições do país – a Serie A e a Coppa Italia – e as participações das equipes da Bota na Liga dos Campeões e na Liga Europa, mas vai além. O site tem uma grande base de conteúdo historiográfico, sobre atletas, clubes e torneios do passado, publica todas as transferências envolvendo jogadores de clubes da primeira divisão do país e leva a sua audiência as mais relevantes informações da divisões de acesso, do futebol feminino e também dos principais campeonatos de categorias de base do país.

Com seu respaldo, a Calciopédia é material de consulta para jornalistas esportivos de todo o Brasil e, além de pautar os grandes veículos que cobrem o futebol europeu, também é fonte – por meio de entrevistas de seus editores ou de seus textos – para a mídia nacional e internacional.

Compartilhe!