Serie A

Confronto entre times do G4 marca uma 10ª rodada empolgante; confira prévia



Nem deu tempo de respirar e a 10ª rodada da Serie A está chegando nesta terça-feira. Os clubes chegam à jornada desgastados depois de um fim de semana bastante agitado: nele, os dois primeiros colocados, Juventus e Inter, empataram e viram a Atalanta aplicar um 7 a 1 sobre a Udinese para encostar na ponta da tabela. Todos os jogos tiveram suas redes balançadas e um intenso ritmo competitivo, o que amplia as expectativas para os confrontos que ocorrem até quinta.

A promessa para a segunda rodada infrassemanal do campeonato é de partidas equilibradas. Como os recentes tropeços relembraram, líder e vice-líder terão duelos que não podem ser subestimados. A Juventus recebe o Genoa, motivado por Thiago Motta, enquanto a Inter viaja para enfrentar o Brescia de Tonali e Balotelli. Além disso, dois times do G4 se enfrentam, naquele que promete ser o jogaço da jornada: Napoli e Atalanta duelam no San Paolo pelo papel de terceira força da competição. Por fim, o Torino vai até a capital enfrentar a Lazio, noutro grande confronto direto.

Assista ao Campeonato Italiano no Dazn com 1 mês grátis. Assine.

O jogão

Napoli x Atalanta

Data e horário: quarta, 30/10, 15h
Transmissão: DAZN, Rai e Bet365

Quando terceiro e quarto colocados se enfrentam – e, sobretudo, quando são times ofensivos, como Napoli e Atalanta – temos a certeza de que vem jogo bom por aí. O Napoli, depois de vacilar contra a Spal, vai ter que dar um jeito de parar um time que marcou sete gols e tem o melhor ataque da competição, com 28 tentos – oito a mais que a Inter. A tarefa será ainda mais difícil sem Manolas, Hysaj, Mário Rui e Malcuit – o francês, que se lesionou no fim de semana, ficará seis meses parado.

Além dos desfalques na defesa, o time de Ancelotti parece não evoluir ofensivamente, e mostra grande dificuldade de finalizar ou criar jogadas. Como a Atalanta ataca muito mais que os outros adversários, deixa espaços e também apresenta instabilidade na zaga, Milik, Insigne e Lozano (ou Mertens) devem ter mais oportunidades de chegarem ao gol. Por sua vez, o potente ataque nerazzurro ganhou uma alternativa importante a Ilicic, Gómez e Zapata – que, respectivamente, marcaram três, quatro e seis gols nesta Serie A. À frente deles, está Muriel, que anotou uma tripletta contra a Udinese e chegou aos oito. Luis está voando alto, mas Gasperini estuda descansá-lo nesta rodada e só lhe dar minutos na etapa final.

Entre a cruz e a espada, a Atalanta pode optar por tentar sair do San Paolo com uma vitória e se distanciar ainda mais do Napoli – quem sabe, contar com novo vacilo de Inter e Juve para encostar na ponta de vez – ou fazer um jogo mais estratégico, arriscando menos e visando manter os três pontos de vantagem para os azzurri. O fato é que quem levar a melhor diante do rival direto continua o campeonato com o moral elevado.

Prováveis escalações

Napoli: Meret; Di Lorenzo, Maksimovic, Koulibaly, Luperto; Callejón, Allan, Ruiz, Insigne; Milik, Lozano.

Atalanta: Gollini; Rafael Toloi, Kjaer, Djimsiti; Castagne, De Roon, Freuler, Gosens; Malinovskyi; Gómez, Ilicic.

Fique de olho

Depois de estrear bem pelo Genoa, Thiago Motta terá a Juventus pela frente (Getty)

Terça-feira, 29/10, 17h

Brescia x Inter

A volta para a Serie A tem sido conturbada para o Brescia, que está na zona de rebaixamento – ainda que com um jogo a menos e algumas boas atuações em sua conta. Os biancazzurri recebem a segunda colocada num interessante duelo lombardo e visam repetir o feito do Parma, que fez a Inter tropeçar. Para isso, contarão com um Tonali em pleno crescimento, depois de ótimas atuações contra Fiorentina e Genoa – partida em que ainda marcou um belo gol de falta. No comando do ataque, Balotelli reencontra os nerazzurri e pode fazer valer a lei do ex, além de tentar deixar para trás uma polêmica: após ser substituído no último sábado, ficou nervoso, chutou a câmera de um fotógrafo contra uma placa de publicidade e a danificou.

Para a Inter, o vacilo contra o Parma custou o retorno à liderança. Contra o Brescia, o time de Conte deve entrar mais ligado para não deixar uma chance de ouro escapar, e tem o histórico a seu lado: os brescianos só venceram os nerazzurri três vezes como mandantes, e a última delas foi em 2001. A Beneamata terá dupla de ataque formada novamente por Martínez e Lukaku, que somam 10 gols marcados, mas novamente não terão Sensi para fomentá-los. Nesse cenário, ganha peso a participação de Candreva, que vem sendo a grande surpresa do time.

Quarta-feira, 30/10, 17h

Juventus x Genoa

O tropeço da Juventus não foi pior porque a Inter também empatou – Lecce, definitivamente, não é palco de boas recordações para Sarri, já que ele nunca ganhou uma partida na cidade. Agora, porém, é hora de deixar a Apúlia no passado e focar no Genoa, que tem complicado seus jogos contra os bianconeri: venceu o último, inclusive. Por outro lado, os rossoblù só venceram duas vezes em 52 visitas a Turim.

Na Juve, Cristiano Ronaldo volta após ter sido poupado no final de semana, mas deve haver algum rodízio na equipe, já que a Velha Senhora tem o clássico contra o Torino marcado para o sábado, Dia de Finados. Do lado genovês a boa vitória na estreia de Thiago Motta como treinador trouxe certo alívio, já que o time deixou a zona de rebaixamento. O 2-7-2 do “mister” é bastante ofensivo, mas resta ver se o ítalo-brasileiro manterá a mesma postura diante de um grande adversário. A expectativa é de maiores cuidados defensivos,e contra-ataques rápidos, aproveitando os pontas espetados e os sete jogadores que povoam a zona central do gramado.

Lazio x Torino

O outro confronto direto que ocorre nesta rodada entre postulantes por vagas europeias terá o Olímpico como palco. A Lazio se encontra na sexta colocação, com 15 pontos, e vislumbra a quarta vaga da Champions, que hoje estaria com o Napoli, que tem 17. Com o artilheiro Immobile e seus 10 gols, o time arrancou um resultado positivo graças a uma boa partida fora de casa, contra a Fiorentina, e espera manter a hegemonia diante do Torino: foi às redes nos 11 últimos jogos e perdeu apenas um dos 15 mais recentes como mandante contra os grenás. Além de Immobile, os celestes contarão com a criatividade de Luis Alberto e Milinkovic-Savic para encurralar o Toro.

O Torino, inclusive, ainda não se encontrou nessa temporada. Muito isolado, Belotti tem precisado criar suas chances praticamente sozinho e não é de se espantar que os granata não vençam desde a quinta rodada, quando passaram pelo Milan. Até agora, Sirigu é o grande destaque da equipe piemontesa, já que vem garantindo pontos que impediram uma situação mais grave. Mazzarri precisa mostrar resultados, senão sua cadeira começará a esquentar, ainda que tenha crédito pelo bom trabalho.

Demais partidas

Terça, 29/10, 15h
Parma x Verona

Quarta, 30/10, 17h
Cagliari x Bologna
Sampdoria x Lecce
Sassuolo x Fiorentina
Udinese x Roma

Quinta, 31/10, 17h
Milan x Spal



Deixe um comentário