Serie A

Times que estão no topo da Serie A terão vida dura na 8ª rodada; confira a prévia

A data Fifa acabou, para a alegria dos apaixonados pela Serie A, e o Campeonato Italiano retoma seu curso neste final de semana. Na sétima rodada, no início deste mês, vimos a Juventus tomar a liderança da Inter no Derby d’Italia com Higuaín fazendo o gol decisivo. Mesmo com a vitória fora de casa, contra o Genoa, o Milan demitiu Marco Giampaolo e o substituiu por Stefano Pioli, que viu seu nome aparecer entre os assuntos mais comentados no Twitter – com mensagens totalmente contrárias a sua escolha. O novo técnico estreia contra o Lecce.

A 8ª rodada pode ter mais mudanças no topo da tabela. Correndo um pouco por fora, a Atalanta pode dividir a liderança com a Juve, caso aconteça uma combinação de resultados – que incluiria o tropeço da Velha Senhora contra o Bologna. O grande problema para o time de Bérgamo, contudo, é o confronto fora de casa contra a Lazio. Ainda teremos o duelo da Inter contra o Sassuolo, sua frequente pedra no sapato, e confrontos importantes envolvendo times que vem mais atrás na tabela: a Roma enfrenta a Sampdoria, última colocada, na tentativa de se colocar nos trilhos, enquanto o Napoli recebe o rival Verona, que faz boa campanha. Confira a prévia da rodada.

Assista ao Campeonato Italiano no Dazn com 1 mês grátis. Assine.

O jogão

Lazio x Atalanta

Data e horário: sábado, 19/10, 10h
Transmissão: DAZN e Bet365

Abrindo o fim de semana, o confronto mais equilibrado desta rodada envolve dois times que ocupam posições nas zonas de classificação para competições europeias. A Lazio vem de um empate fora de casa contra o Bologna, mas ainda está entre as seis primeiras colocadas. Apesar da irregularidade laziale, o artilheiro Immobile continua com sua verve goleadora e já conta com sete tentos no campeonato. Olho também em Milinkovic-Savic, que já anotou três vezes contra a Atalanta na carreira. Os dois são duas das principais armas de Simone Inzaghi para que a equipe celeste possa chegar ao 18º jogo seguido com gols a favor como mandante.

O péssimo início na Champions League não reflete a campanha da Atalanta na Serie A: é a melhor largada do time, que somou 16 pontos em sete partidas, com quatro vitórias como visitante. O ataque repete a temporada passada e é o melhor da liga, com 18 gols, mas a defesa apresenta problemas e já foi vazada 10 vezes. Segurar o artilheiro do campeonato vai ser uma tarefa dura para o time de Gasperini, que venceu os últimos dois confrontos contra a Lazio. Outro problema para os nerazzurri será a ausência de Zapata, que ficará parado por três semanas e será substituído por Muriel.

Prováveis escalações

Lazio: Strakosha; Luiz Felipe, Acerbi, Radu; Lazzari, Milinkovic-Savic, Parolo, Luis Alberto, Lulic; Immobile, Correa.

Atalanta: Gollini; Rafael Toloi, Palomino, Masiello; Castagne, De Roon, Pasalic, Gosens; Gómez, Ilicic, Muriel.

Fique de olho

Segue a líder: Juventus se manterá na primeira posição se vencer o Bologna, em casa (AFP/Getty)

Sábado, 19/10, 13h

Napoli x Verona

Os tropeços do Napoli contra Cagliari e Torino distanciaram um pouco o time da disputa da liderança, porém o adversário desse sábado traz boas memórias para o torcedor napolitano: os partenopei venceram os últimos 10 jogos em casa contra o Verona. Mesmo com uma dupla de zaga forte como Koulibaly e Manolas, o time só não sofreu gol jogando em casa uma vez nos últimos nove jogos. A ver como o time de Ancelotti se comportará frente a um time que só marcou seis vezes até agora e tem o terceiro pior ataque da competição.

O Verona, que vem da Serie B, está fazendo uma campanha sólida, calcada num sistema defensivo forte – o time, além de quase não marcar gols, pouco os sofre (foram cinco, até agora). Nessa toada, o Hellas somou 9 pontos em sete jogos, com duas vitórias – sobre o Lecce, também caçula, e a lanterna Sampdoria – e três empates. O time de Juric se contentaria com outra paridade diante de um de seus maiores rivais, mas o último empate neste confronto norte-sul ocorreu em 1988.

Sábado, 19/10, 15h45

Juventus x Bologna

Agora líder, Juventus quer continuar invicta no campeonato, depois de obter uma grande vitória contra a Inter. Na data Fifa, Cristiano Ronaldo chegou à marca de 700 gols na carreira, mas não foi só o gajo que marcou nos jogos pela seleção: Bernardeschi anotou nos dois jogos da Itália e deve pintar como titular no time de Sarri. O treinador ainda tem uma dúvida no ataque, onde Dybala e Higuaín disputam posição – Pipita larga em vantagem, segundo a imprensa italiana.

Por sua vez, o Bologna vem fazendo um bom início de campeonato e viu o treinador Mihajlovic, que está fazendo um tratamento contra o câncer, retornar aos gramados na rodada passada, em empate contra a Lazio. Como seu sistema imunológico não está tão forte, Sinisa pode ser proibido pelos médicos de ficar no banco de reservas em Turim, em caso de chuva. O sérvio, porém, projeta um time ofensivo para encarar a líder: sem Medel, suspenso, Schouten e Poli farão a dupla de volantes dos felsinei, enquanto Sansone, Soriano, Orsolini e Palacio ficarão encarregados de puxar os contra-ataques.

Domingo, 20/10, 7h30

Sassuolo x Inter

De luto, o Sassuolo vem de três semanas sem futebol: como teve sua partida da última rodada adiada, em razão do falecimento do ex-presidente Giorgio Squinzi, a equipe neroverde jogou pela última vez em 28 de setembro. O time de De Zerbi retoma as atividades com o objetivo de deixar a parte de baixo da tabela e, para isso, enfrentará uma equipe contra a qual está invicta há cinco jogos. Berardi, que marcou cinco gols neste campeonato e participou de cinco tentos contra a Inter nos sete últimos duelos com os nerazzurri, deve ter trabalho dessa vez: o calabrês terá de furar a melhor defesa do campeonato, que sofreu somente quatro gols.

Os seis primeiros jogos de invencibilidade mostraram a Inter mais forte dos últimos anos, com potencial de brigar pelo scudetto com a Juventus. A derrota no clássico, porém, mostrou o tamanho da importância de Sensi: o clube teve dificuldade na criação de jogadas depois que o meia saiu lesionado e só marcou através de um pênalti. Conte terá a volta do ex-jogador do Sassuolo, que deve começar do banco, mas perdeu Sánchez até o final deste ano, por conta de uma lesão sofrida durante a data Fifa. Lukaku e Martínez devem fazer a dupla de ataque dos lombardos, enquanto Gagliardini é o favorito para formar o trio de meio-campo, ao lado de Barella e Brozovic.

Domingo, 20/10, 10h

Sampdoria x Roma

Aonde está aquela Sampdoria do ano passado, que fez de Quagliarella o artilheiro do campeonato? Até agora, o time conseguiu marcar apenas quatro gols e amarga a última colocação, com uma vitória obtida somente sobre o Torino. Di Francesco acabou sendo demitido e deu lugar ao experiente Ranieri, que já havia lhe substituído também na Roma. As coincidências continuam porque a estreia do veterano em Gênova será logo contra o último time que comandou – e pelo qual, assumidamente, torce. Uma vitória ainda não tiraria a Samp da zona de rebaixamento, mas faria o time mostrar rápida reação, sobretudo diante de um grande adversário.

A quinta colocada faz um bom início de campeonato, porém o empate em casa contra o Cagliari deixou a Roma fora da zona de classificação da Champions. Paulo Fonseca vai fazendo o time ficar com sua cara pouco a pouco, mas dessa vez não poderá acompanhá-lo da beira do gramado, já que foi expulso na última rodada. Nessa Roma que gosta de ter a bola e privilegia o ataque, Zaniolo é a grande esperança. Nesse domingo, porém, ele terá de criar para Kalinic concluir – Dzeko deverá ser poupado e começar no banco de reservas.

Demais partidas

Domingo, 20/10, 10h
Cagliari x Spal
Udinese x Torino

Domingo, 20/10, 13h
Parma x Genoa

Domingo, 20/10, 15h45
Milan x Lecce

Segunda, 21/10, 15h45
Brescia x Fiorentina

Compartilhe!

Deixe um comentário