Serie A

Após tropeço em clássico, Juve busca manter liderança: prévia da 22ª rodada

Na rodada da Serie A no último fim de semana, a Juventus perdeu o clássico para o Napoli e permitiu que Inter e Lazio diminuíssem em um ponto a vantagem da líder do campeonato. Na 22ª jornada, o trio enfrenta equipes da parte baixa da tabela, mas enquanto milaneses e romanos têm adversários bem acessíveis, a Velha Senhora encara outra rival: a Fiorentina. A partida do Allianz Stadium é um dos destaques da nossa prévia, juntamente com Cagliari x Parma e Milan x Verona, que duelam por vaga na Liga Europa.

Assista ao Campeonato Italiano no Dazn com 1 mês grátis. Assine.

O jogão

Juventus x Fiorentina

Data e horário: domingo, 2/2, 8h30
Transmissão: DAZN e Bet365

Tanto Juventus quanto Fiorentina entram em campo neste domingo depois de derrotas: a Velha Senhora caiu na Serie A frente ao Napoli, enquanto a Viola perdeu para a Inter na Coppa Italia. Visando manter a vantagem de três pontos na liderança, a Juve terá pela frente uma rival que raramente consegue lhe incomodar. Na competição, o retrospecto é de 77 triunfos dos bianconeri, 51 empates e apenas 33 vitórias dos toscanos. A Juventus também é a equipe que mais venceu e mais marcou gols (263) sobre a Fiorentina no campeonato.

Para completar o amplo favoritismo da equipe da casa, a Fiorentina de Iachini terá os desfalques dos zagueiros Milenkovic e Cáceres (suspensos), e também não terá os lesionados Castrovilli, Ribéry e Boateng. Já a Juventus conta com um Ronaldo endiabrado, que balançou as redes nas últimas oito rodadas e será a grande esperança de a líder manter outras sequências positivas. A Juve marcou nos 33 jogos mais recentes como mandante contra a Fiorentina e, no geral, comemorou tentos nas 41 últimas vezes que recebeu adversários no Allianz Stadium. Para completar, desde que Sarri assumiu o time, a Velha Senhora só passou em branco uma vez em 30 partidas: no primeiro turno da Serie A, justamente contra a Fiorentina.

Prováveis escalações

Juventus: Szczesny; Cuadrado, De Ligt, Bonucci, Alex Sandro; Bentancur, Pjanic, Rabiot; Ramsey; Dybala, Ronaldo.

Fiorentina: Dragowski; Ceccherini, Pezzella, Venuti; Lirola, Benassi, Pulgar, Eysseric, Dalbert; Vlahovic, Chiesa.

Fique de olho

Diante do Verona, Ibrahimovic espera atingir marca histórica (AFP/Getty)

Sábado, 1/2, 14h

Cagliari x Parma

Que atire a primeira pedra quem imaginava que, a esta altura da Serie A, Cagliari e Parma estariam brigando por vaga na Liga Europa. Dois dos outsiders da competição entram em campo neste sábado num confronto direto pela sexta posição, que dá vaga no torneio continental, e os sardos partem como favoritos. Além de terem vencido por 3 a 1 no primeiro turno, o time da Sardenha triunfou em quatro dos seis últimos duelos com os parmenses – três deles como mandante.

Apesar da boa sequência contra o Parma, o Cagliari vem em declínio. A defesa se desacertou e sofreu 22 gols nas últimas 10 rodadas – no mesmo período, só o Brescia foi mais vazado –, ao passo que o time não vence há sete partidas. O ataque dos casteddu continua funcionando, porém, e tem dependido de João Pedro. O mineiro participou de oito dos 10 gols mais recentes de sua equipe e é o brasileiro com mais tentos após 21 rodadas da Serie A desde Adriano, em 2004-05. Por isso, o romeno Radu, ex-goleiro do Genoa, terá um grande desafio em sua estreia pelo Parma.

Domingo, 2/2, 11h

Milan x Verona

Milan e Verona desenvolveram uma forte rivalidade a partir dos anos 1970, por conta da má relação entre as torcidas e pelo fato de o Hellas ter sido uma pedra no sapato do Diavolo: em 1973 e 1990, derrotou os rossoneri e contribuiu fortemente para que os gigantes não ficassem com dois scudetti. Nesse momento, porém, a situação é diferente e os times disputam uma vaga na Liga Europa. O Milan tem 31 pontos e divide a sexta posição com Cagliari e Parma, enquanto o Verona vem logo atrás, em nono, com 29.

Embora seja um adversário chato para o Milan, o Hellas nunca o venceu em San Siro: em 27 jogos, tivemos 16 triunfos rubro-negros e 11 empates. Se depender das defesas, aliás, o panorama de paridade pode se repetir neste domingo. Donnarumma é o goleiro com maior número de partidas sem ser vazado nesta Serie A (oito) e é seguido exatamente por Silvestri, arqueiro dos butei, com sete. Contudo, cinco desses clean sheets de Gigio ocorreram de dezembro para cá, período em que o Diavolo cresceu de produção e somou menos pontos apenas do que a Lazio  – 19 a 17. Levando em conta ainda que Ibrahimovic está faminto para marcar contra o 29º time diferente na Itália e 76º em âmbito europeu, o Milan é favorito.

Demais partidas

Sábado, 1/2, 11h
Bologna x Brescia

Sábado, 1/2, 16h45
Sassuolo x Roma

Domingo, 2/2, 11h
Atalanta x Genoa
Lazio x Spal

Domingo, 2/2, 14h
Lecce x Torino

Domingo, 2/2, 16h45
Udinese x Inter

Segunda, 3/2, 16h45
Sampdoria x Napoli

Compartilhe!

1 Comentário

Deixe um comentário