Serie A

Jogão em Bérgamo é o destaque da 29ª rodada do Italiano

A 29ª rodada da Serie A deve ser tranquila para as três equipes que brigam pelo título do campeonato. Juventus, Lazio e Torino encaram times da parte de baixo da tabela (Genoa, Torino e Brescia, respectivamente) e não devem encontrar oposição tão qualificada. O mesmo não vale para a Atalanta, quarta colocada, que fará o principal jogo da jornada, contra o Napoli.

O meio de semana ainda reserva confrontos diretos entre Verona e Parma e Bologna e Cagliari, que brigam por uma vaga na Liga Europa. O Milan, franco interessado nos tropeços dos adversários, enfrentará a frágil Spal enquanto seca os concorrentes. Confira a nossa prévia da rodada.

O jogão

Atalanta x Napoli

Data e horário: quinta, 2/7, 14h30
Transmissão: Rai e Bet365

Em outros tempos, a partida entre Atalanta e Napoli seria um autêntico duelo de fogo cruzado – como no 2 a 2 do primeiro turno. Hoje, devido ao estilo mais cauteloso adotado por Gattuso na Campânia, isso não é mais uma certeza. Inclusive, os comandados de Rino – que não têm mais grandes objetivos na Serie A – irão ao campo do Gewiss Stadium com o intuito de treinar movimentações defensivas e modelos de contragolpe para seu compromisso na Champions League. Afinal, a Atalanta é a equipe italiana que mais exerce controle da bola no campo de ataque, como o Barcelona costuma fazer.

Nesse contexto, será muito interessante assistir ao duelo entre Gómez e Ruiz pelo controle das ações no meio-campo, enquanto De Roon e Demme coordenarão os esforços para destruir jogadas. Além disso, Zapata (ex-Napoli) e Koulibaly farão um confronto físico de altíssimo nível, enquanto Insigne, Politano e Mertens tentarão aproveitar, com sua velocidade característica, os generosos espaços deixados pelo trio de zaga nerazzurro e pelas subidas dos alas.

A Dea é a dona do melhor ataque do campeonato, com 80 gols, e não perde pela Serie A desde a 20ª rodada, quando tropeçou na Spal. Historicamente, a equipe de Bérgamo tem um bom retrospecto contra o Napoli: soma 20 vitórias, 18 empates e 10 derrotas em casa contra o time azzurro, para o qual não perde há dois confrontos. Por outro lado, a equipe de Gattuso sabe se defender e não perdeu nenhum dos seus quatro últimos jogos como visitante. Quem leva a melhor?

Prováveis escalações

Atalanta: Gollini; Rafael Toloi, Palomino, Djimsiti; Castagne, De Roon, Freuler, Gosens; Gómez; Ilicic, Zapata.

Napoli: Ospina; Di Lorenzo, Maksimovic, Koulibaly, Mário Rui; Ruiz, Demme, Zielinski; Politano, Mertens, Insigne.

Fique de olho

Organizados, Verona e Parma surpreenderam ao se mostrarem credenciados à luta por vaga na Liga Europa (Getty)

Quarta, 1/7, 14h30

Bologna x Cagliari

No início da temporada, tanto Bologna quanto Cagliari eram times cotados como possíveis outsiders na corrida por uma vaga europeia. Os dois tiveram períodos de irregularidade, mas estão cumprindo as expectativas: hoje, encontram-se a cinco e a quatro pontos da Eurozona, respectivamente. Por isso, o confronto direto pode ajudar a definir qual formação rossoblù continuará a almejar este objetivo, se é que alguma delas prosseguirá com o sonho: um empate, somado a um provável triunfo do Milan sobre a Spal, seria trágico para suas ambições.

O momento recente de irregularidade do Bologna, que triunfou apenas uma vez nos seus últimos cinco jogos, em contraste com um Cagliari em recuperação e duas vitórias seguidas após um jejum de 12 rodadas, torna o confronto ainda mais imprevisível. Os empates têm sido a tônica das partidas entre as equipes (foram três nas últimas seis, embora os cagliaritanos tenham vencido a mais recente por 3 a 2) e figuras dos dois lados costumam ter bons resultados quando encontram o adversário rossoblù. Pelos felsinei, Mihajlovic venceu oito dos 12 compromissos com os sardos, ao passo que tanto Nainggolan quanto João Pedro já anotaram quatro gols contra os bolonheses. Cheiro de paridade no Dall’Ara.

Quarta, 1/7, 16h45

Verona x Parma

Verona e Parma estão logo à frente de Bologna e Cagliari na tabela do campeonato e jogam com o mesmo objetivo: a Liga Europa. Ao contrário do que se previa para os rossoblù, porém, não se imaginava que as duas equipes gialloblù brigariam por uma vaga no torneio continental. Os técnicos Juric e D’Aversa conseguiram transformar grupos modestos em times competitivos a partir de defesas muito organizadas: o Hellas tem a quarta menos vazada, com 32 gols sofridos, enquanto os crociati estão logo atrás, com 35.

Nos últimos anos, o Verona tem levado a melhor sobre o Parma na Serie A: em oito duelos, perdeu apenas um e venceu cinco, incluindo o mais recente, por 1 a 0, no primeiro turno. Nessa partida, quem marcou o gol dos butei foi o ponta Lazovic, que, aos 30 anos, vive o momento mais regular de sua carreira – assim como o também veterano Miguel Veloso. Do outro lado, Gervinho e Cornelius também surpreendem pela boa e duradoura fase. Juntamente a Kulusevski, o marfinense e o dinamarquês são as esperanças dos ducali.

Demais partidas

Terça, 30/6, 14h30
Torino x Lazio

Terça, 30/6, 16h45
Genoa x Juventus

Quarta, 1/7, 14h30
Inter x Brescia

Quarta, 1/7, 16h45
Fiorentina x Sassuolo
Lecce x Sampdoria
Spal x Milan

Quinta, 2/7, 16h45
Roma x Udinese

Compartilhe!

Deixe um comentário