Assim como na última rodada, o Milan terá um cenário favorável neste fim de semana. Enquanto visita o caçula Spezia, seus rivais terão adversários complicados. Inter e Juventus encaram, respectivamente, Lazio e Napoli – duelos duros e muito imprevisíveis, que podem ajudar os rossoneri a abrirem vantagem na liderança da Serie A. Na 21ª jornada, o tiro do Diavolo saiu pela culatra, uma vez que nerazzurri e bianconeri venceram seus confrontos. Um raio cai duas vezes no mesmo lugar? Confira a prévia.
O jogão
Sábado, 13/2, 14h
Napoli x Juventus
Esta partida entre Napoli e Juventus já está na história. Afinal, será a primeira vez em que dois times se enfrentam no duelo do returno de uma edição da Serie A antes da realização do jogo originalmente marcado para o primeiro turno – naquela ocasião, o clássico foi adiado porque a autoridade sanitária de Nápoles proibiu os azzurri de viajarem a Turim por conta de casos de covid-19 em seu elenco. As equipes já se enfrentaram na atual temporada, pela Supercopa Italiana, e a Juve levou a melhor no Mapei Stadium: ficou com o título após vencer por 2 a 0, com gols de Ronaldo e Morata.
A Juventus não sofre gols há três jogos consecutivos na Serie A e assumiu o posto de melhor defesa do campeonato, tendo sido vazada apenas 18 vezes. Esse bom momento é fruto, principalmente, do retorno de Chiellini ao time titular. Neste fim de semana, o capitão fará sua partida de número 400 no campeonato e entrará em campo carregando um insólito título de artilheiro: no atual elenco bianconero, ninguém fez mais gols contra o Napoli do que o veterano, autor de três tentos no clássico. Estes são apenas alguns obstáculos que o time treinado por Gattuso (desfalcado dos titulares Koulibaly, Manolas, Demme e Mertens) precisará superar para afastar a crise que ronda Fuorigrotta.
Prováveis escalações
Napoli: Ospina; Di Lorenzo, Maksimovic, Rrahmani, Mário Rui; Elmas, Bakayoko, Zielinski; Lozano, Petagna, Insigne.
Juventus: Szczesny; De Ligt, Chiellini, Danilo; Cuadrado, McKennie, Bentancur, Rabiot, Chiesa; Morata, Ronaldo.
Fique de olho
Sábado, 13/2, 16h45
Spezia x Milan
Depois de encarar o Crotone, o Milan enfrentará outro caçula. O Spezia, porém, é um time muito mais qualificado que o adversário calabrês. Por exemplo, é o primeiro estreante na Serie A a somar pelo menos 20 pontos nas 21 primeiras rodadas na elite desde o Siena de 2003-04. A equipe treinada por Italiano, contudo, tem uma fraqueza: é a pior mandante do campeonato, com apenas seis de seus 21 pontos conquistados em seus domínios, o que equivale a 29% do total. Por sua vez, o Milan tem sido dominante longe de San Siro: a última derrota como visitante ocorreu em dezembro de 2019, naquele fatídico 5 a 0 aplicado pela Atalanta.
A equipe de Pioli também conta com outros números muito positivos e alvissareiros. Para começar, não sofreu gols em oito das 21 rodadas na atual edição da Serie A, liderando no quesito. Muito por conta de sua defesa, se tornou a 18ª equipe a somar pelo menos 49 pontos após 21 rodadas – 14 delas se sagraram campeãs italianas, o que dá esperanças ao torcedor rubro-negro. Outras forças que podem se impor ante o Spezia estão no setor de criação, no qual Çalhanoglu se coloca como o maior garçom do futebol europeu desde dezembro (tem sete assistências, tal qual Coman, do Bayern de Munique), e no ataque: Ibrahimovic está a um gol de superar Piola e se tornar o jogador mais velho a marcar pelo menos 15 vezes no certame.
Domingo, 14/2, 16h45
Inter x Lazio
O duelo entre Inter e Lazio coloca frente a frente dois dos times que vivem melhor momento na Serie A, além de trazer à tona o equilíbrio entre os adversários nos confrontos mais recentes, como ratificou o empate por 1 a 1 no primeiro turno. Nos últimos oito embates entre nerazzurri e celestes ocorridos no Giuseppe Meazza, pela Serie A, tivemos três vitórias para cada lado e duas paridades.
A Inter vem de sete triunfos consecutivos como mandante e quatro jogos seguidos sem sofrer gols, enquanto a Lazio é a equipe que mais somou pontos em 2021 (19), com seis vitórias em sequência; além disso, marca gols há 17 rodadas e tem a sua melhor série no quesito desde 1994, quando era treinada por Zeman. O ataque vai tão bem que Immobile, autor de 149 gols pelo campeonato, pode chegar a seu 150º tento e se tornar o atleta com o menor número de partidas (245) a alcançar o feito na era dos três pontos por vitória. A retaguarda capitolina também voltou a funcionar em alto nível, após incertezas nos primeiros meses da temporada: sofreu apenas quatro gols neste ano, sendo a melhor no período, ao lado da zaga do Genoa. Lukaku terá trabalho para tentar anotar o seu primeiro gol contra a rival.
Demais partidas
Sexta, 12/2, 16h45
Bologna x Benevento
Sábado, 13/2, 11h
Torino x Genoa
Domingo, 14/2, 8h30
Roma x Udinese
Domingo, 14/2, 11h
Cagliari x Atalanta
Sampdoria x Fiorentina
Domingo, 14/2, 14h
Crotone x Sassuolo
Segunda, 15/2, 16h45
Verona x Parma