Depois de meses na liderança da Serie A, o Milan teve um fevereiro para ser esquecido: perdeu dois jogos e viu a Inter, que saiu vitoriosa no confronto direto, não só tomar-lhe o primeiro posto como abrir vantagem na corrida pelo scudetto. Na última rodada do mês, o Diavolo tentará reencontrar o caminho dos triunfos, mas precisará superar um adversário qualificado e que também quer iniciar uma sequência positiva: a Roma, atual quarta colocada, que também tropeçou no último domingo.
A jornada ainda conta com partidas complicadas para Inter e Juventus e, salientamos, terá apenas nove partidas no fim de semana: em virtude de surto de covid-19 no elenco do Torino, a partida entre os grenás e o Sassuolo foi adiada para o dia 17 de março. Confira na prévia.
O jogão
Domingo, 28/2, 16h45
Roma x Milan
No Olímpico, Roma e Milan tentarão retomar o caminho das vitórias após os tropeços recentes – os capitolinos empataram com o Benevento e perderam a terceira posição para a Juventus, ao passo que os rossoneri, agora vice-líderes, perderam para Spezia e Inter. O duelo entre as equipes no primeiro turno foi frenético e terminou num empate em 3 a 3.
De um lado, a Roma surge como a melhor mandante do campeonato, com 30 pontos obtidos, e também conserva uma excelente sequência no Olímpico, com 18 jogos de invencibilidade – e 16 vitórias. Ao mesmo tempo, o Milan ainda é o melhor visitante, com 28 pontos somados, mas atravessa uma crise de desempenho e de resultados, com cinco derrotas (quatro pela Serie A) apenas em 2021. Por sua vez, os homens-gol de giallorossi e rossoneri também estão vivendo momentos negativos pelo Italiano: Dzeko e Ibrahimovic têm jejuns de seis e duas rodadas sem balançar as redes, respectivamente.
Prováveis escalações
Roma: Pau López; Mancini, Cristante, Fazio; Karsdorp, Villar, Veretout, Spinazzola; Pellegrini, Mkhitaryan; Mayoral.
Milan: Donnarumma; Calabria, Kjaer, Romagnoli, Hernandez; Tonali, Kessié; Saelemaekers, Çalhanoglu, Rebic; Ibrahimovic.
Fique de olho
Sábado, 27/2, 16h45
Verona x Juventus
Terceira colocada da Serie A, a Juventus terá páreo duro no sábado. Dono de uma das melhores defesas do campeonato, o Verona de Juric tem se revelado uma pedra no sapato dos bianconeri: somou quatro pontos nos dois últimos jogos contra a Velha Senhora (no primeiro turno, empataram por 1 a 1) e venceu no Bentegodi em duas das três oportunidades mais recentes. Além disso, os butei acumulam sequência de três vitórias consecutivas como mandante na competição, sua melhor desde a de quatro triunfos entre janeiro e junho de 2020, série em que, inclusive, venceu a Juventus.
Na tentativa de se aproximar da Inter, líder do campeonato, a Juventus precisará de um resultado positivo fora de casa, o que não vem acontecendo recentemente – a equipe de Pirlo perdeu dois dos últimos três compromissos fora de Turim. Para pontuar, o treinador invoca sua forte defesa: a melhor retaguarda do campeonato, com 19 gols sofridos, impediu a Juve de ser vazada em quatro das cinco derradeiras rodadas. Além disso, Pirlo conta com um Ronaldo que gosta de dobradinhas: o português marcou gols em 10 partidas pela Serie A, sendo que em sete delas guardou uma doppietta.
Domingo, 28/2, 11h
Inter x Genoa
Líder do campeonato com quatro pontos de vantagem sobre o Milan, a Inter encara um Genoa que, desde a volta de Ballardini, encontrou sua melhor forma na Serie A. A partir da chegada do treinador, os grifoni e os nerazzurri são os times que menos perderam no campeonato: apenas uma vez em 10 rodadas, sendo sete triunfos e dois empates para a equipe de Milão e cinco vitórias e quatro paridades para os genoveses. A sólida defesa rossoblù também é a menos vazada em 2021, com seis gols sofridos.
Por outro lado, a Inter tem o melhor ataque do campeonato, com 57 gols marcados, e uma dupla imparável: Lukaku, com 17 tentos, e Lautaro, com 13. A altíssima performance dos seus craques é o motivo que faz Conte confiar na ampliação de excelentes sequências: atualmente, a Beneamata acumula oito vitórias seguidas como mandante, sete triunfos consecutivos em Milão contra o Genoa e uma fila de cinco sucessos sem sequer ser vazada pelo Vecchio Balordo na Serie A.
Demais partidas
Sábado, 27/2, 11h
Spezia x Parma
Sábado, 27/2, 14h
Bologna x Lazio
Domingo, 28/2, 8h30
Sampdoria x Atalanta
Domingo, 28/2, 11h
Crotone x Cagliari
Udinese x Fiorentina
Domingo, 28/2, 14h
Napoli x Benevento