A última rodada foi de tranquilidade para os melhores times do futebol italiano – não à toa, os sete primeiros colocados venceram. Neste fim de semana, o roteiro será diferente, visto que teremos dois confrontos entre postulantes ao título e a vagas na Champions League: no domingo, Atalanta e Juventus se enfrentam naquela que pode ser uma das últimas possibilidades de a Velha Senhora se aproximar da Inter na corrida pelo scudetto. A equipe nerazzurra, que precisa de 14 pontos para ser campeã, entra em campo pouco depois, e encerra a jornada num jogão contra o Napoli. Confira a prévia.
O jogão
Domingo, 18/4, 15h45
Napoli x Inter
Historicamente, o Napoli é um adversário duro para a Inter – sobretudo quando é o mandante do duelo. Os nerrazzurri, por exemplo, não vencem dois jogos seguidos como visitante contra o Napoli desde 1997 e também não somam quatro triunfos consecutivos contra os azzurri pela elite desde 2000. A Beneamata está a uma vitória de quebrar essas marcas.
A Inter vem em uma sequência alucinante na Serie A: se tornou a primeira equipe a vencer as 11 rodadas iniciais do returno e também a quinta a triunfar em 11 jogos consecutivos numa mesma edição do campeonato. Isso é fruto da sintonia entre Lukaku e Martínez, autores de sete dos oito últimos gols dos nerazzurri contra os partenopei, e do grande trabalho de Conte, único técnico interista a vencer o Napoli em três embates seguidos. Gattuso, por sua vez, nunca triunfou sobre a Inter como treinador (soma um empate e cinco derrotas) e ainda foi derrotado nos três confrontos já realizados contra o atual comandante da formação milanesa.
Prováveis escalações
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Koulibaly, Manolas, Mário Rui; Ruiz, Demme; Politano, Zielinski, Insigne; Osimhen.
Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Bastoni; Hakimi, Barella, Brozovic, Eriksen, Young; Lukaku, Martínez.
Fique de olho
Domingo, 18/4, 7h30
Milan x Genoa
Na primeira partida do domingo, o Milan precisará reverter uma tendência negativa em casa se quiser continuar a sonhar com o scudetto. O Genoa venceu somente uma vez nas nove últimas rodadas, mas é um adversário que costuma dar trabalho contra times mais fortes e que é vezeiro em empates – na sequência em que triunfou só uma vez, ficou na igualdade em cinco ocasiões. O Diavolo, por sua vez, só ganhou dois de seus oito jogos como mandante na Serie A em 2021. Rendimento superior apenas aos de Benevento, Cagliari, Parma e Torino no mesmo período.
O torcedor do Milan ainda pode ficar desconfiado do aproveitamento recente como mandante contra o Genoa. O time rossonero venceu em apenas três das sete vezes mais recentes em que foi anfitrião contra os grifoni. Ademais, o Vecchio Balordo é um dos únicos times contra os quais o Diavolo ainda não venceu na Serie A sob o comando de Pioli – o outro é a Atalanta. Para completar, a equipe da Lombardia também não terá Ibrahimovic, seu habitual solucionador de problemas.
Domingo, 18/4, 10h
Atalanta x Juventus
Num dos grandes jogos do domingo, Atalanta e Juventus fazem um confronto direto pela terceira posição – e que também poderá significar a permanência da Velha Senhora na corrida pelo scudetto. Se houver derrotada na peleja, esta poderá até terminar a rodada fora da zona de classificação para a Champions League, caso o Napoli vença a Inter.
A Atalanta vem em ótima fase e possui média de 2,27 pontos por jogo no segundo turno desta Serie A, a melhor neste período da temporada desde que Gasperini chegou ao clube. Contudo, a Dea e o seu treinador não costumam se dar bem quando encaram a Juventus. A equipe de Bérgamo não vence a Velha Senhora na Serie A desde fevereiro de 2001 (em 32 jogos, foram registrados 24 triunfos dos bianconeri), ao passo que o comandante só venceu a gigante de Turim em duas das 22 ocasiões que a encarou. Vamos ver um filme repetido ou uma novidade no domingo?
Demais partidas
Sábado, 17/4, 10h
Crotone x Udinese
Sampdoria x Verona
Sábado, 17/4, 13h
Sassuolo x Fiorentina
Sábado, 17/4, 15h45
Cagliari x Parma
Domingo, 18/4, 10h
Bologna x Spezia
Lazio x Benevento
Domingo, 18/4, 13h
Torino x Roma