Nesta quinta, 15 de abril, a Roma recebeu o Ajax no estádio Olímpico, pelas quartas de final da Liga Europa, e confirmou a sua classificação para a próxima etapa da competição continental. Como havia vencido por 2 a 1 nos Países Baixos, a Loba avançou para enfrentar o Manchester United nas semifinais após empatar em casa por 1 a 1.
No primeiro tempo, a equipe visitante dominou os donos da casa, mas foi a Roma que começou assustando: Veretout, em posição irregular, teve seu gol anulado corretamente pela arbitragem. Daí em diante os holandeses tomaram conta da partida e tentaram chamar a Roma para adiantar a marcação, no intuito de acertar passes nas costas da defesa dos adversários. Contudo, a Loba se fechava com bastante eficácia, numa linha de cinco bem executada pelos comandados de Paulo Fonseca.
Assim, o Ajax tentou bastante jogadas pelos lados do campo, embora sem produzir chances claras – teve três chutes bloqueados pela defesa romanista e apenas dois a gol. Aos 20 minutos, Tadic recebeu cruzamento rasteiro de Klaiber e finalizou para defesa firme de Pau López. Aos 36 minutos, o argentino Tagliafico tentou criar uma fotocópia da ação anterior, mas no flanco oposto. Porém, o arqueiro espanhol novamente estava atento para bloquear a segunda tentativa de Tadic.
Após as conversas no vestiário, o Ajax voltou para a etapa complementar com a mesma intensidade e aproveitou a primeira adiantada de marcação do time giallorosso. Aos 49 minutos, Brobbey – que entrara no lugar do brasileiro Anthony – recebeu um belo lançamento de Schuurs e deu um leve toque por cima de Pau López, abrindo o placar.
O time holandês manteve a Roma sob pressão. Logo após o gol, Álvarez recebeu de David Neres e arriscou de fora da área, mas mandou a bola para fora. Aos 57, o Ajax chegou a marcar com Tadic, aproveitando um rebote de Pau López em finalização de Brobbey. Contudo, o VAR interveio e, na checagem, o árbitro Anthony Taylor observou que Tagliafico cometera em Mkhitaryan quando tentava roubar-lhe a bola na meia-lua romanista.
O Ajax, que tinha total domínio até então, diminuiu o seu ritmo, provavelmente por conta do desgaste físico. Ao mesmo tempo, a Roma começa a sair mais para o jogo e começou a acumular faltas sofridas no campo adversário e escanteios por bolas afastadas pela defesa visitante. O empate, no entanto, saiu em contra-ataque. O jovem lateral Calafiori engatou bela arrancada, deixou David Neres no chão e cruzou rasteiro para a área: a bola desviou em Gravenberch e sobrou para Dzeko deixar tudo igual, aos 72 minutos.
Depois do gol que lhe dava uma vantagem mais considerável no confronto, a Roma começou a ganhar tempo, segurando a bola no ataque e cavando faltas. O Ajax ainda tentava explorar as costas da defesa romanista, mas não obtinha êxito. No fim das contas, a partida não teve mais emoções e terminou empatada por 1 a 1.
A Roma não chegava às semifinais da Liga Europa desde 1991, quando o torneio ainda se chamava Copa Uefa: naquela edição, a Loba foi finalista e acabou derrotada pela Inter. Em competições europeias, o jejum era menor: a última vez que disputara este estágio de um torneio continental foi em 2018, quando foi eliminada pelo Liverpool, na Liga dos Campeões. Os confrontos com o Manchester United acontecem nos dias 29 de abril e 6 de maio.