Assim como no último fim de semana, a 32ª rodada da Serie A terá importantes confrontos diretos por vagas na Champions League – ambos na quinta. Sem dúvidas, Roma-Atalanta e Napoli-Lazio são os duelos que chamam mais atenção, mas também deveremos ter embates interessantes entre Milan e Sassuolo, Juventus e Parma e, por fim, Spezia e Inter. Confira a prévia da jornada.
O jogão
Quinta, 22/4, 15h45
Napoli x Lazio
As equipes azuladas entrarão em campo nesta quinta para fazerem um confronto direto que pode definir os seus destinos em 2020-21. Mirando a Juventus, quarta colocada, Napoli e Lazio já saberão do resultado que a Velha Senhora terá obtido contra o Parma e provavelmente precisarão dos três pontos para se manterem na cola dos bianconeri e vivos na disputa pela quarta vaga na Champions League. Se houver derrotado no Maradona, este não estará em bons lençóis – mesmo os laziali, com um jogo a menos.
Desde o início de março, Napoli e Lazio têm retrospecto idêntico: somam apenas uma derrota e cinco vitórias na Serie A. Nos embates entre as equipes pela elite, o time da Campânia tem levado a melhor como mandante, considerando as três vitórias nos jogos mais recentes que ocorreram no sul da Itália. Por outro lado, foi derrotado pelo time de Simone Inzaghi no primeiro turno, na capital.
Os celestes, aliás, só foram capazes de bater os partenopei nos dois jogos de uma mesma temporada do campeonato em três ocasiões desde a constituição do torneio em pontos corridos – nas distantes campanhas de 1935-36, 1936-37 e 1993-94. Para tentar quebrar este tabu, as águias contam com um Immobile que voltou a balançar as redes na última rodada, contra o Benevento. O atacante marcou gols em cada um dos últimos cinco jogos contra o Napoli, porém nunca castigou um mesmo adversário em seis partidas seguidas.
Prováveis escalações
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Koulibaly, Manolas, Mário Rui; Ruiz, Bakayoko; Politano, Zielinski, Insigne; Mertens.
Lazio: Reina; Patric, Acerbi, Radu; Lazzari, Milinkovic-Savic, Lucas Leiva, Luis Alberto, Marusic; Immobile, Correa.
Fique de olho
Quarta, 21/4, 13h30
Milan x Sassuolo
Na última rodada, o Milan conseguiu reduzir a distância para a Inter de 11 para nove pontos. A vantagem dos nerazzurri ainda é confortável, mas os rossoneri não têm outra saída que não vencer os próximos duelos e secar a rival para voltar a pressioná-la na briga pelo título. Contra o Sassuolo, a missão não será das mais fáceis – assim como a Beneamata não terá tranquilidade ante o Spezia.
A história diz que o Milan não perde para o Sassuolo há nove confrontos, com sete vitórias neste período, mas os neroverdi têm poder de fogo para incomodar a retaguarda do Diavolo – que o diga Berardi, autor de nove gols contra a sua vítima favorita. Por sua vez, os mandantes contarão com a volta de Ibrahimovic, que estava suspenso contra o Genoa. Entre os jogadores com dígito duplo em tentos neste campeonato, o sueco é o que menos jogos precisou para atazanar os adversários. Zlatan tem um excelente aproveitamento: marcou 15 vezes em 17 partidas.

Em grande momento, Malinovskyi é uma das esperanças da Atalanta para manter a hegemonia recente sobre a Roma (Sportimage)
Quinta, 22/4, 15h45
Roma x Atalanta
A Roma vive o seu pior momento na Serie A e tem reservado energias para a Liga Europa. Não é uma boa hora, portanto, para encarar a brilhante Atalanta, que vem de cinco vitórias seguidas no campeonato e de um triunfo histórico contra a Juventus – sucesso responsável por encerrar um jejum de 20 anos ante a Velha Senhora. Nenhuma equipe da Serie A marcou menos gols do que a Roma desde o início de março (sete, como o Genoa); por outro lado, a Atalanta é a formação que mais balançou as redes no período – 17, tal qual o Napoli.
Essas estatísticas são reveladoras e importam ainda mais se levarmos em conta os confrontos diretos entre giallorossi e nerazzurri. A Atalanta perdeu apenas um dos últimos 12 jogos do campeonato contra a Loba, tendo vencido os três mais recentes e conservando invencibilidade de seis partidas como visitante contra a rival. O Olímpico, aliás, tem sido um parque de diversões para a Dea: os bergamascos não perdem no estádio há oito partidas (contabilizando também os duelos com a Lazio) e anotaram 20 gols em suas nove visitas mais recentes à praça esportiva.
Demais partidas
Terça, 20/4, 15h45
Verona x Fiorentina
Quarta, 21/4, 15h45
Bologna x Torino
Crotone x Sampdoria
Genoa x Benevento
Juventus x Parma
Spezia x Inter
Udinese x Cagliari