Serie A

Com clássicos e duelos quentes, 37ª rodada do Italiano pode definir a vida de 11 times

A Serie A está chegando ao fim e a hora das decisões se aproxima. Inclusive, a 37ª e penúltima rodada da competição pode terminar com todos os vereditos sacramentados, se determinadas combinações de resultados acontecerem – lembrando que ainda estão em jogo seis vagas em competições europeias e o sentenciamento do último rebaixado. Para esquentar ainda mais este fim de semana, teremos o Derby d’Italia, entre Juventus e Inter, e o Derby della Capitale, entre Lazio e Roma, importantíssimos para o desfecho do campeonato, assim como os duelos entre Milan e Cagliari e Spezia e Torino. Fique por dentro através da nossa prévia da jornada.

O jogão

Sábado, 15/5, 13h

Juventus x Inter

Quis o destino que a Juventus tivesse a partida mais importante do ano contra a equipe que encerrou a sua hegemonia – sua maior rival, já de férias. Porém, isso não significa que a Inter irá aliviar. Conte quer fazer a Beneamata chegar aos 94 pontos, tem diferenças com a atual diretoria bianconera e guarda enorme vontade de revanche. Não à toa, os nerazzurri irão a campo com seus titulares, que descansaram parcialmente ao longo dos últimos dias, visto que o técnico utilizou formações mistas contra Sampdoria e Roma.

A Inter foi a primeira equipe a bater a Juventus no Allianz Stadium, em novembro de 2012 – justo quando Conte era o técnico da Velha Senhora –, mas aquela representa a única vitória dos nerazzurri na arena. Agora, o time de Milão almeja triunfar sobre a rival nos dois duelos de uma mesma edição da Serie A pela primeira vez desde 2003-04. Para isso, terá que quebrar uma incômoda sequência de cinco partidas sem balançar as redes do estádio alvinegro de Turim.

Caso marque neste sábado, a Inter infligirá à Juventus uma sequência negativa: a Velha Senhora foi vazada nos últimos 13 jogos (considerando todas as competições) e está prestes a ter a sua pior série no quesito desde 1955. Caso perca, além de depender de duas derrotas do Napoli para sonhar com a Champions League, a equipe do Piemonte também acumulará duas derrotas seguidas como mandante na Serie A pela primeira vez desde 2011. Por fim, as grandes estrelas das companhias têm trajetórias opostas contra os rivais da rodada: de um lado, Ronaldo já marcou quatro gols em 10 jogos contra os nerazzurri; do outro, Lukaku não anotou nenhuma vez nas quatro partidas que fez contra a Juve desde que chegou a Milão

Prováveis escalações

Juventus: Szczesny; Danilo, De Ligt, Chiellini, Alex Sandro; Cuadrado, Arthur, Rabiot, Chiesa; Dybala, Ronaldo.

Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Bastoni; Hakimi, Barella, Brozovic, Eriksen, Perisic; Lukaku, Lautaro.

Fique de olho

Sábado, 15/5, 15h45

Roma x Lazio

O clássico romano terá ares de batalha no Coliseu. De um lado, a Roma precisa garantir o mínimo nessa temporada (a vaga na Liga da Conferência), enquanto do outro a Lazio ainda sonha com a Champions League. Em fase muito superior à de uma rival cabisbaixa, o time treinado por Simone Inzaghi é favorito no dérbi e pode triunfar em dois confrontos citadinos consecutivos na Serie A pela primeira vez desde 2012.

A Roma não vence a Lazio pela Serie A há quatro confrontos e, atualmente, vive a sua pior sequência no Derby della Capitale desde os oito jogos de um jejum encerrado em 1998. Além disso, a equipe giallorossa perdeu quatro vezes nas últimas seis rodadas – só Benevento e Parma foram derrotados mais vezes no período. O momento contrasta fortemente com o dos laziali, vitoriosos em oito dos seus 10 últimos compromissos. Será uma boa oportunidade para que Immobile ganhe ainda mais importância na história do confronto: atualmente, é o terceiro maior artilheiro dos aquilotti, com quatro gols, um a menos que Rocchi e dois abaixo de Piola.

A Lazio tenta manter vivas as chances de classificação à Champions League, enquanto a Roma precisa se garantir na Liga da Conferência (Insidefoto)

Domingo, 16/5, 15h45

Milan x Cagliari

O Milan está a uma vitória de garantir a sua vaga na Champions League, enquanto o Cagliari só precisa de um empate para permanecer na elite. Os resultados das partidas de sábado e da tarde de domingo certamente influenciarão no andar da carruagem do duelo de San Siro, que pode até servir apenas para cumprimento de tabela.

Apesar de todo o contexto afim, o Milan não costuma ter motivos para se preocupar quando enfrenta o Cagliari, já que tem um retrospecto amplamente favorável contra os rossoblù. No macro, soma apenas uma derrota nos últimos 34 duelos contra os sardos; considerando os duelos como mandante, acumula 15 vitórias seguidas (a sua maior hegemonia vigente contra um adversário); nos embates mais recentes, têm quatro vitórias e um placar agregado de 10 a 0. Apesar disso, vale lembrar que o time da Sardenha está invicto há seis rodadas.

Demais partidas

Sábado, 15/5, 10h
Genoa x Atalanta
Spezia x Torino

Domingo, 16/5, 7h30
Fiorentina x Napoli

Domingo, 16/5, 10h
Benevento x Crotone
Udinese x Sampdoria

Domingo, 16/5, 13h
Parma x Sassuolo

Segunda, 17/5, 15h45
Verona x Bologna

Compartilhe!

Deixe um comentário