Serie A

Rodada inaugural da Serie A 2021-22 traz jogaço entre Roma e Fiorentina

A Serie A está de volta! A edição 2021-22 do Campeonato Italiano começa neste sábado e, além do retorno da torcida aos estádios, tem mais uma novidade: a troca da faixa de horário das 13h pelo das 13h30 nas duas primeiras rodadas. A jornada inaugural termina na segunda e tem, como principal partida, o clássico entre Roma e Fiorentina. Não deixe de se inteirar sobre todas as equipes da competição através do nosso guia (parte 1 e parte 2) e, depois, confira a prévia do fim de semana.

O jogão

Domingo, 22/8, 15h45

Roma x Fiorentina

Logo de cara, um jogão. E é algo bastante corriqueiro, já que será a décima vez na história que Roma e Fiorentina se enfrentam pela primeira rodada da Serie A, um recorde da competição. Nunca houve empate nesses jogos: tivemos cinco vitórias romanistas e quatro violetas. Os gigliati, inclusive, perderam nas últimas três ocasiões em que se estrearam na campeonato no Olímpico (em 1990, 2004 e 2014).

Tanto Roma quanto Fiorentina têm técnicos novos (Mourinho e Italiano), e ambos estrearam em partidas oficiais com vitórias – o giallorosso, contra o Trabzonspor, pela Conference League, e o violeta, contra o Cosenza, pela Coppa Italia. Especialista em sistemas defensivos, o português pretende manter os bons números que a retaguarda romanista obteve em seus domínios na temporada anterior: foi a equipe que passou mais jogos sem sofrer gols em casa pela Serie A (nove) e também teve uma das melhores defesas caseiras da competição, com 18 tentos sofridos. Do outro lado, o artilheiro Vlahovic tem 17 bolas nas redes em 2021, mas nunca venceu a Loba em sua carreira.

Prováveis escalações

Roma: Rui Patrício; Karsdorp, Mancini, Ibañez, Viña; Cristante, Diawara; Zaniolo, Mkhitaryan, El Shaarawy; Shomurodov.

Fiorentina: Dragowski; Venuti, Milenkovic, Igor, Biraghi; Bonaventura, Pulgar, Castrovilli; Callejón, Vlahovic, González.

Fique de olho

Sábado, 21/8, 13h30

Inter x Genoa

Vinda de um verão atribulado e cercada por algumas dúvidas, a Inter estreia contra um adversário muito acessível – um verdadeiro freguês nos anos anteriores. Os nerazzurri somaram seis vitórias seguidas contra o Genoa pela Serie A e, nessas partidas, construíram um placar agregado de incríveis 21 a 0. Esta sequência sem gols dos grifoni constitui o maior jejum da história rossoblù contra um mesmo adversário do campeonato.

Além da hegemonia que construiu sobre o Genoa, a Inter também tem ótimos números como mandante. A equipe de Milão está invicta há 17 partidas como estreante em casa e amargou a sua última derrota num jogo de primeira rodada em San Siro em 1987, ante o Pescara. Mais recentemente, a formação nerazzurra, que irá a campo com nove jogadores remanescentes da campanha do scudetto, venceu os seus 16 últimos compromissos em seu estádio, tendo a quinta melhor sequência caseira da história do campeonato. Ainda em arrumação e com muitos prováveis titulares indisponíveis, os visitantes também terão um carrasco habitual pela frente: Dzeko. O bósnio substitui Lautaro, suspenso, e costuma se dar bem contra os rossoblù, já que marcou três gols e forneceu cinco assistências em compromissos com os lígures.

Inter, do meia Barella, começa a defender o título italiano contra o Genoa (IPA)

Domingo, 22/8, 13h30

Udinese x Juventus

Assim como a Inter, a Juventus debuta contra uma freguesa. A Udinese pode até ter sido a única adversária a ter vencido a Velha Senhora numa estreia de Serie A ao longo da última década, mas esta é a famosa exceção que confirma a regra. Afinal, a Juve ganhou sete dos oito jogos mais recentes contra a equipe friulana, marcando 24 gols nesta sequência, e só perdeu em uma das 11 derradeiras visitas à Dacia Arena.

Com poderio ofensivo bastante limitado, a Udinese deve mandar a campo uma dupla de ataque formada por Deulofeu e Pussetto. É verdade que a aposta do time de Gotti nos anos anteriores tem sido numa sólida defesa, em detrimento ao poder de artilharia, mas também é correto afirmar que esta estratégia não surte efeito contra a Juventus. Não é à toa que Ronaldo e Dybala têm, respectivamente, sete e oito gols marcados sobre a rival de Friul-Veneza Júlia.

Demais partidas

Sábado, 21/8, 13h30
Verona x Sassuolo

Sábado, 21/8, 15h45
Empoli x Lazio
Torino x Atalanta

Domingo, 22/8, 13h30
Bologna x Salernitana

Domingo, 22/8, 15h45
Napoli x Venezia

Segunda, 23/8, 13h30
Cagliari x Spezia

Segunda, 23/8, 15h45
Sampdoria x Milan

Compartilhe!

Deixe um comentário