Liga Europa

Nos confrontos entre Itália e Rússia pela Liga Europa, cada país venceu um jogo

Nesta quinta-feira de competições europeias, Lazio e Napoli receberam dois times da capital russa em seus estádios. O fulminante Napoli de Luciano Spalletti enfrentou o Spartak Moscou e, jogando quase uma hora com 10 jogadores, acabou sofrendo sua primeira – e bastante inesperada – derrota na temporada. A Lazio por sua vez, surfou na onda da ótima atuação no Derby della Capitale e conquistou uma importante vitória sobre o Lokomotiv. Confira como foram as partidas.

Surpreso: o Napoli de Spalletti teve problemas nas laterais e sucumbiu ao Spartak Moscou (Insidefoto)

Napoli 2-3 Spartak Moscou

Demorou, mas finalmente aconteceu a primeira derrota do Napoli na temporada. A equipe de Spalletti começou o Campeonato Italiano com tudo, e entrou em campo com um favoritismo claro diante do Spartak Moscou. No entanto, teve o cobertor curto nas laterais evidenciado e acabou sofrendo uma derrota inesperada dentro do estádio Diego Armando Maradona.

A empolgação tomou conta nas arquibancadas quando Elmas abriu o placar com apenas 14 segundos: o macedônio aproveitou o cruzamento de Insigne e a sobra do arqueiro Maksimenko para marcar o gol mais rápido de uma equipe italiana na história da competição. A vantagem deu tranquilidade para o Napoli aplicar seu modelo de jogo, porém o panorama veio a mudar aos 36 minutos. Com o auxílio do VAR, a arbitragem flagrou uma entrada duríssima e desnecessária de Mário Rui sobre Moses, e decidiu expulsar o português.

Antes do cartão vermelho, os napolitanos tinham tido boas chances de ampliar, com Petagna, Zielinski e Di Lorenzo, que acabaram mandando para fora. Porém, com a vantagem numérica, o Spartak começou a criar coragem e se soltar em campo, principalmente acionando Moses, pelo lado direito. Spalletti logo se deu conta e foi obrigado a sacrificar Insigne e colocar Malcuit, para reforçar a marcação no setor – com isso, improvisou Di Lorenzo no flanco esquerdo.

Os russos pressionaram e estiveram bem perto do empate – nos acréscimos, chegaram a ter um pênalti a favor, mas o VAR acabou anulando a decisão de campo. Para o segundo tempo, Spalletti reforçou o sistema defensivo trocando Zielinski por Anguissa, e colocando Osimhen na vaga de Petagna. Não foi suficiente: depois de tanto tentar, o Spartak empatou o jogo justamente em jogada de Moses, pela direita, que terminou com finalização de Promes, desviada em Koulibaly.

O Napoli segurou o empate por bastante tempo e chegou a marcar o segundo com cabeçada de Manolas – no entanto foi flagrado um impedimento na ação. Já na reta final, o jovem Ignatov entrou no posto de Litvinov e anotou o tento da virada, aproveitando um cochilo da zaga azzurra.

Dali em diante, o jogo se transformou em uma montanha russa de emoções: Caufriez foi expulso, mas Promes marcou o terceiro e fez o Napoli colapsar de vez. Na sequência, Sbolev quase marcou o quarto e Osimhen ainda teve tempo para marcar o dele, aos 94 minutos. O time da casa não pareceu capaz de vencer em nenhum momento após ter sofrido o gol de empate.

Com apenas 1 ponto em duas partidas, o Napoli se complica na luta pela primeira posição, que dá vaga direta nas oitavas de final da Liga Europa. Os partenopei estão a cinco de distância do Legia Varsóvia, líder do grupo, e as próximas duas partidas contra os poloneses serão cruciais. O Spartak Moscou é o vice-líder do Grupo C, com 3 pontos, e o Leicester é o lanterna, com 1.

Com gols de Basic e Patric, ainda no primeiro tempo, o Lazio derrotou o Lokomotiv (Insidefoto)

Lazio 2-0 Lokomotiv Moscou

A Lazio se recuperou da derrota constrangedora para o Galatasaray, na primeira rodada, e enfim somou os primeiros três pontos na Liga Europa. O placar de 2 a 0 saiu até barato para o Lokomotiv Moscou, tendo em vista o caminhão de gols que os romanos perderam no segundo tempo. Os desperdícios preocupam, mas evidenciam a facilidade na criação de jogadas: sinal de que, aos poucos, o sarrismo vai aflorando na capital italiana.

Os biancocelestes foram a campo com um time misto, e demonstraram superioridade desde os primeiros minutos. Apesar do frango contra o Galatasaray, Strakosha voltou a ganhar um voto de confiança de Maurizio Sarri e teve atuação segura desta vez. Jogadores como Patric e Basic iniciaram a partida como titulares do time misto proposto pelo técnico e marcaram os gols da partida.

A equipe de Sarri se propôs a jogar em linhas altas e sufocar o Lokomotiv desde o início. Levou 13 minutos para Basic abrir o placar de cabeça, com assistência de Pedro. A Lazio continuou tendo muita facilidade para chegar à área e, por isso, o outro gol da peleja saiu naturalmente. Aos 38, Luis Alberto cobrou escanteio e Patric aproveitou o corta luz de Acerbi para marcar seu segundo tento com a camisa celeste.

O Lokomotiv, por sua vez, depositava suas esperanças em Smolov, mas o ex-Celta não aproveitou as poucas chances que teve: parou em Strakosha aos 27 e aos 44 minutos da etapa inicial. Na volta para o segundo tempo, o jogo continuou agitado. Os donos da casa tiveram boas chances com um Felipe Anderson bastante participativo e um Milinkovic-Savic que entrou muito bem em campo. Pedro também acertou o travessão aos 19 minutos da etapa complementar. Por outro lado, antes mesmo do intervalo, Sarri teve motivos para se preocupar. Immobile sentiu dores no joelho e foi sacado, por precaução. Será reavaliado nos próximos dias.

O 2 a 0 permaneceu até o final e a Lazio pode celebrar seu primeiro triunfo europeu na temporada. Com o empate sem gols entre Galatasaray e Marseille, os biancocelestes subiram para a segunda posição do Grupo E e estão atrás dos turcos por um ponto. O OM é o terceiro colocado, com 2 pontos, e o Lokomotiv é o último, com 1.

Compartilhe!

Deixe um comentário