Serie A

Com clássico de Turim e mais jogaços, 7ª rodada promete ser a melhor do Italiano até agora

Você quer saber se estamos animados para o fim de semana de futebol na Itália? Dificilmente não estaríamos, visto que a 7ª rodada da Serie A tem altíssimo potencial de entretenimento: pelo menos seis jogos tendem a ser bastante interessantes.

Naturalmente, pelo peso histórico e pela rivalidade, o Derby della Mole, disputado entre Torino e Juventus, é o que gera mais fascínio, ainda que as últimas décadas tenham deixado o confronto desequilibrado. Na jornada, teremos ainda os duelos entre Atalanta e Milan, Fiorentina e Napoli, e Sassuolo e Inter, sem esquecer as partidas que envolvem as equipes romanas e adversários com bom poder de fogo. Bola na rede não deve faltar. Confira a prévia.

O jogão

Sábado, 2/10, 13h

Torino x Juventus

Ainda que o tempo tenha feito Torino e Juventus se distanciarem demais em termos de força, poucos jogos têm tanto charme quanto aquele realizado entre as grandes equipes do Piemonte. A rivalidade, que hoje é nutrida principalmente pelos grenás, faz com que as partidas com mando do Toro proporcionem um belíssimo ambiente no estádio Olímpico. A Velha Senhora não costuma se intimidar, apesar de tudo: não sofreu gols em oito dos 13 dérbis de Turim disputados neste século na condição de visitante.

Se o Derby della Mole tivesse acontecido semanas atrás, quando a Juventus de Allegri ainda cambaleava, o sólido time granata poderia almejar mais intensamente uma vitória. Mas nada é fácil para o Torino: os bianconeri vêm dando sinais de reação e, mesmo desfalcados de Morata e Dybala, venceram o poderoso Chelsea com autoridade. Portanto, os comandados de Juric precisarão superar uma rival em ascensão e que é hegemônica no clássico – perdeu somente um dos últimos 30 confrontos com o Toro na Serie A, com 22 triunfos na sequência. A missão é dura, mas não é impossível, visto que a gigante tem encontrado problemas defensivos e foi vazada nos seus 20 compromissos mais recentes pelo campeonato.

Prováveis escalações

Torino: Milinkovic-Savic; Zima, Bremer, Rodríguez; Singo, Pobega, Lukic, Aina; Linetty, Brekalo; Sanabria.

Juventus: Szczesny; Danilo, De Ligt, Chiellini, Alex Sandro; Cuadrado, Bentancur, Locatelli, Rabiot; Kean, Chiesa.

Fique de olho

Domingo, 3/10, 13h

Fiorentina x Napoli

Os especialistas no futebol italiano entendiam que tanto Fiorentina quanto Napoli chegavam fortalecidos à temporada 2021-22. No entanto, ninguém esperava que as duas equipes começassem a Serie A de forma tão arrebatadora: os violetas têm o melhor início de campeonato desde 2015 e os azzurri, o mais forte desde 2017. No Franchi, Italiano e Spalletti farão um tira-teima – e não é para saber quem tem a careca mais brilhante ou o cavanhaque mais arrumado.

Derrotado pela primeira vez na temporada, na Liga Europa, pelo Spartak Moscou, o Napoli tentará se recuperar diante de um adversário que tem lhe caído bem, sobretudo em partidas na Toscana. Os azzurri venceram quatro dos últimos seis jogos contra a Fiorentina – sem serem vazados quatro vezes nesta sequência – e construíram um retrospecto recente ainda melhor nos compromissos realizados no Artemio Franchi: perdeu apenas uma vez nas 12 derradeiras visitas ao estádio, com seis triunfos em sua conta. Os números dariam aos partenopei um amplo favoritismo, mas não é bem assim: diante de Italiano, Vlahovic e companhia, a brutal hegemonia é apenas aparente.

Em ascensão, Rafael Leão é um dos líderes técnicos de um Milan que tentará superar a Atalanta, em Bérgamo (IPA)

Domingo, 3/10, 15h45

Atalanta x Milan

Nos últimos anos, o Gewiss Stadium tem sido palco de grandes jogos entre Atalanta e Milan: lá, aconteceram, por exemplo, o 5 a 0 que impulsionou a Dea e deu um necessário choque de realidade no time de Pioli, no fim de 2019, e também a partida que marcou o retorno do Diavolo à Champions League após sete temporadas, já em 2021. Pode ser que o confronto do domingo não tenha tantos contornos históricos, mas o fato de ser um confronto direto entre times da parte alta da tabela já vale o ingresso.

Embora tenha sido goleado em Bérgamo dois anos atrás, o Milan costuma ser um duro adversário para Gasperini. Desde que foi contratado pela Atalanta, o treinador enfrentou a equipe rossonera cinco vezes como mandante e só a superou naquele fatídico dia. Triunfar novamente significaria muito para Gasp e a Dea. Afinal, os nerazzurri têm 11 pontos nesta Serie A e podem se aproximar do Diavolo, que tem 16. No entanto, vale destacar que seis das 12 últimas partidas entre as agremiações acabaram empatadas.

Demais partidas

Sexta, 1/10, 15h45
Cagliari x Venezia

Sábado, 2/10, 10h
Salernitana x Genoa

Sábado, 2/10, 15h45
Sassuolo x Inter

Domingo, 3/10, 7h30
Bologna x Lazio

Domingo, 3/10, 10h
Sampdoria x Udinese
Verona x Spezia

Domingo, 3/10, 13h
Roma x Empoli

Compartilhe!

Deixe um comentário