Se prepare: teremos alta dosagem de Serie A vindo por aí, dando continuidade à maratona iniciada na última sexta. Desde então, todo dia temos pelo menos um time da elite italiana em campo, situação que se manterá até quinta, já que a 4ª rodada será sucedida de imediato pela 5ª. É em meio a esta forte sequência de jogos que Juventus e Milan fazem o grande espetáculo do final de semana, em Turim. Além disso, acontecem, ainda, confrontos entre invictos: Inter-Bologna e Udinese-Napoli. Confira na prévia da jornada.
O jogão
Domingo, 19/9, 15h45
Juventus x Milan
No domingo, teremos um clássico de significados diferentes: de um lado, a Juventus busca se reerguer após um início de temporada claudicante; do outro, o Milan visa confirmar as boas impressões mostradas com uma prova de força em Turim. Para o amante da Serie A, a expectativa é a de um jogo com resultado imprevisível. Afinal, nas últimas 24 vezes em que os times se enfrentaram pela elite do futebol italiano, apenas um empate foi registrado – e em 2011.
Em 172 duelos pela Serie A, a Juventus leva vantagem sobre o Milan, com 67 vitórias. No entanto, o Diavolo é o adversário contra o qual a Velha Senhora mais perdeu e mais empatou partidas na competição – 51 e 54 vezes, respectivamente. Há certa pressão histórica pelo triunfo para os comandados de Allegri, já que jamais a Juve foi derrotada em três dos quatro primeiros jogos do campeonato e desde 1961 não passa as quatro rodadas iniciais sem somar ao menos um sucesso. Para evitar um feito tão desagradável, o treinador deposita suas maiores esperanças em Dybala, carrasco habitual dos rossoneri: La Joya já anotou sete gols sobre o rival, sendo cinco no Allianz Stadium.
Furar a defesa construída por Pioli, no entanto, tem sido tarefa complicada e tende a sê-lo no domingo, já que Chiesa volta de lesão e não estará no máximo de suas condições para auxiliar Dybala, ao passo que o ex-rossonero Locatelli ainda se adapta ao novo time. O Milan não foi vazado em sete das oito últimas partidas pela Serie A e é o dono da melhor marca dos cinco principais campeonatos europeus neste quesito, considerando o período que vem de maio até aqui. Por sua vez, a Juventus, conhecida por ter montado algumas das maiores retaguardas da história, se encontra no extremo oposto: é o único time dos principais torneios nacionais do continente que sofre gols há 17 jogos seguidos.
Prováveis escalações
Juventus: Szczesny; Danilo, Bonucci, Chiellini, Alex Sandro; Cuadrado, Bentancur, Locatelli, Rabiot; Dybala, Morata.
Napoli: Maignan; Calabria, Kjaer, Tomori, Hernandez; Tonali, Kessié; Saelemaekers, Díaz, Rafael Leão; Giroud.
Fique de olho
Sábado, 18/9, 13h
Inter x Bologna
Para a Inter, enfrentar o Bologna nesta altura da temporada não é o melhor negócio. O confronto com os rossoblù acontece logo após a derrota para o Real Madrid na Champions League, no início de trabalho de Simone Inzaghi, e durante uma sequência complicada para os nerazzurri: após os emilianos, a Beneamata encara Fiorentina, Atalanta, Sassuolo, Lazio e Juventus. Somar três pontos será importante e, para chegar a tal objetivo, a equipe lombarda precisará desbancar a invencibilidade de Mihajlovic e companhia.
Naturalmente, a Inter é superior ao rival. Contudo, os felsinei costumam ser uma pedra no sapato do time de Milão. O Bologna venceu quatro dos últimos nove jogos válidos pelo campeonato que aconteceram na casa da Beneamata e conserva um feito importante: de 2011-12 até aqui, só a Juventus bateu os nerazzurri mais vezes no Giuseppe Meazza. Além disso, os veltri marcaram gols nas últimas 10 visitas a San Siro e, de 2010-11 em diante, são os adversários interistas que têm a maior sequência vigente no quesito. A série de 17 triunfos consecutivos como mandante da agremiação da Lombardia pode acabar neste sábado?
Segunda, 20/9, 15h45
Udinese x Napoli
Invictos no campeonato, Udinese e Napoli farão um interessante tira-teima nesta segunda. Os azzurri, cansados pelo esforço realizado na difícil partida contra o Leicester, pela Liga Europa, enfrentarão um adversário motivado e podem ter vida mais complicada do que tiveram nos embates mais recentes com os friulanos.
Os bianconeri começaram a Serie A com resultados importantes, sobretudo pelo mostrado na reação contra a Juventus, mas também é verdade que o time rendeu menos ante o Spezia. Qual Udinese veremos em campo? Spalletti, ex-técnico do zebrados, espera encontrar a equipe do último fim de semana. Se assim for, o Napoli – que tem encadeia 29 partidas com gols marcados – terá mais facilidade para dar prosseguimento a ótimas sequências contra os friulanos: venceu nove dos 10 últimos confrontos, com média de 2,7 tentos por jogo, e triunfou em quatro das cinco últimas visitas à Dacia Arena.
Demais partidas
Sexta, 17/9, 15h45
Sassuolo x Torino
Sábado, 18/9, 10h
Genoa x Fiorentina
Sábado, 18/9, 15h45
Salernitana x Atalanta
Domingo, 19/9, 7h30
Empoli x Sampdoria
Domingo, 19/9, 10h
Venezia x Spezia
Domingo, 19/9, 13h
Lazio x Cagliari
Verona x Roma