A 6ª rodada será o palco do primeiro clássico entre times da mesma cidade desta Serie A. Acostumado a grandes jogos, José Mourinho terá uma nova experiência na carreira: um Derby della Capitale, contra a Lazio. E, embora a equipe de Maurizio Sarri seja mandante no Olímpico, o início de temporada mais consistente dos giallorossi confere leve favoritismo aos comandados pelo Special One. A jornada ainda terá, como um de seus destaques, o embate entre Inter e Atalanta, em San Siro. Confira a prévia.
O jogão
Domingo, 27/9, 13h
Lazio x Roma
No domingo, um dos clássicos de maior rivalidade de todo o mundo terá dois estreantes de luxo: de um lado, Sarri; do outro, Mourinho. O embate de filosofias que os treinadores irão proporcionar deve deixar o jogo, habitualmente flamejante, ainda mais curioso. Pelo apresentado até então, a equipe treinada pelo português – ainda que desfalcada pelo capitão Pellegrini – parece mais gabaritada a ampliar a vantagem da Roma no retrospecto do Derby della Capitale. Em confrontos válidos pela Serie A, os giallorossi têm 55 vitórias, contra 39 triunfos da Lazio e 60 empates.
A Lazio terá a torcida e o um bom retrospecto caseiro a seu favor. Os celestes estão invictos há quatro clássicos em que foram mandantes e, no geral, também não perdem no Olímpico há 15 partidas pela Serie A. Outro aspecto que Sarri, Immobile, Luis Alberto, Milinkovic-Savic e companhia podem aproveitar é a fragilidade da defesa romanista como visitante – ainda que a peleja aconteça no mesmo estádio em que a Roma joga. O time giallorosso foi vazado com pelo menos dois tentos em oito de seus nove últimos compromissos fora de seus domínios. Por outro lado, a Loba comparece às redes há nove rodadas seguidas.
Prováveis escalações
Lazio: Reina; Lazzari, Luiz Felipe, Acerbi, Hysaj; Milinkovic-Savic, Lucas Leiva, Luis Alberto; Felipe Anderson, Immobile, Pedro.
Roma: Rui Patrício; Karsdorp, Mancini, Ibañez, Calafiori; Cristante, Veretout; Zaniolo, Mkhitaryan, El Shaarawy; Abraham.
Fique de olho
Sábado, 26/9, 13h
Inter x Atalanta
O duelo nerazzurro entre a atual campeã e a sensação dos últimos anos no futebol da Itália é um dos destaques do fim de semana. Entre as décadas de 2000 e 2010, a Atalanta ganhou a alcunha de pedra no sapato da Inter, mas, curiosamente, não tem conseguido bater a adversária da Lombardia nos últimos tempos. Dessa forma, o retrospecto do duelo ficou ainda mais favorável para a Beneamata, que soma 64 vitórias, 32 empates e apenas 24 derrotas em confrontos diretos pela Serie A.
A Inter perdeu apenas uma das últimas nove partidas da Serie A contra a Atalanta e não sofreu gols em cinco delas – inclusive, a agremiação de Milão é a única adversária italiana que a Dea não bateu em 2019-20 e 2020-21. Em San Siro, a Beneamata também tem sido dominante contra os bergamascos: está invicta há sete jogos, com cinco triunfos e um placar agregado de 14 a 2. Como já tem 14 triunfos e 46 gols marcados como mandante em 2021, e iniciou a campanha de forma mais sólida e consistente do que a equipe de Gian Piero Gasperini, o time dirigido por Simone Inzaghi é franco favorito no Giuseppe Meazza.
Domingo, 27/9, 7h30
Juventus x Sampdoria
Em busca da consolidação de sua retomada na Serie A, a Juventus recebe uma adversária que tem sido sua freguesa nos últimos tempos: a Sampdoria perdeu seus últimos seis jogos em Turim contra a Velha Senhora, com um placar agregado de 19 a 2. Apesar de ter oferecido dificuldades a Milan e Inter, a equipe de Gênova vem de uma goleada acachapante sofrida para o Napoli e evidenciou para os bianconeri quais são suas fraquezas. Massimiliano Allegri não deixará essa lição passar batida.
Só que o mesmo vale para a Sampdoria. A Juventus não teve uma boa atuação contra o Spezia, ainda que tenha vencido, e mostrou que não evoluiu defensivamente: a equipe do Piemonte sofreu gols em seus últimos 19 jogos pelo campeonato e vive a sua segunda pior sequência no quesito. Um ataque com Damsgaard, Caputo e Quagliarella tem qualidade suficiente para aproveitar falhas dos marcadores adversários e punir a gigante.
Demais partidas
Sábado, 25/9, 10h
Spezia x Milan
Sábado, 25/9, 15h45
Genoa x Verona
Domingo, 26/9, 10h
Empoli x Bologna
Sassuolo x Salernitana
Udinese x Fiorentina
Domingo, 26/9, 15h45
Napoli x Cagliari
Segunda, 27/9, 15h45
Venezia x Torino