Pediu clássico? A 9ª rodada da Serie A te entrega dois – e entre quatro dos cinco primeiros colocados da competição. O mais gabaritado deles fecha a jornada, no fim da tarde de domingo, e coloca frente a frente Inter e Juventus, as últimas equipes campeãs do torneio. Antes do Derby d’Italia, às 13 horas do domingo, o Napoli, líder invicto e com 100% de aproveitamento, visita uma Roma em princípio de crise, após a goleada por 6 a 1 sofrida frente ao modesto Bodo/Glimt pela Liga Conferência. Confira a prévia.
O jogão
Domingo, 24/10, 15h45
Inter x Juventus
Derrotada pela Lazio, no último fim de semana, a Inter busca a recuperação na Serie A diante de sua maior rival, que está embalada por quatro vitórias seguidas na competição e por oito jogos de invencibilidade, no geral. Allegri parece, enfim, ter arrumado a defesa da equipe, que tem acumulado triunfos magros, mesmo sem um futebol esplendoroso. Sob a batuta de Simone Inzaghi, os nerazzurri, por sua vez, têm uma retaguarda menos sólida do que a do campeonato anterior e só não foram vazados em duas das 11 partidas que fizeram na temporada.
Historicamente, a Juventus tem uma grande vantagem no Derby d’Italia – na Serie A, são 85 vitórias contra 47 da Inter e 44 empates. O último clássico disputado em Milão até ficou com os nerazzurri, mas faz tempo que a Beneamata não consegue triunfos consecutivos sobre a arquirrival: isso ocorreu em 2009 e 2010, antes de os interistas entrarem numa das piores décadas de sua existência e a Velha Senhora estabelecer uma hegemonia sem igual no país. A sorte está lançada.
Prováveis escalações
Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Bastoni; Darmian, Barella, Brozovic, Vidal, Perisic; Dzeko, Martínez.
Juventus: Szczesny; Danilo, Bonucci, Chiellini, Alex Sandro; Cuadrado, Bentancur, Locatelli, Bernardeschi; Chiesa, Morata.
Fique de olho
Sábado, 23/10, 15h45
Bologna x Milan
Invicto na Serie A e vice-líder do campeonato, com dois pontos a menos que o Napoli, o Milan vislumbra a ultrapassagem sobre o time da Campânia nesta rodada. Isso porque os azzurri terão um jogo difícil no domingo e Diavolo conta com um ótimo retrospecto como visitante para utilizar contra um freguês de longa data – em que pese o bom início de certame do adversário. O Bologna é o oitavo colocado e está invicto como mandante, com três vitórias em quatro jogos no Renato Dall’Ara.
Apesar do fôlego mostrado em 2021-22, a equipe emiliana somou apenas um ponto em seus últimos 11 jogos contra o Milan na Serie A e não vence o Diavolo em casa pela competição há 20 anos – nas 15 partidas ocorridas no período, acumulou 11 derrotas. A ótima forma apresentada pelos comandados de Pioli leva a crer que a tendência se manterá. Com um triunfo, o time rossonero igualará sua melhor marca anual como visitante (14 vitórias, em 1964) e também um feito de 1954-55: naquela temporada, o gigante venceu oito vezes nas nove primeiras rodadas. Terminou como campeão.
Domingo, 24/10, 13h
Roma x Napoli
Não havia hora pior para a Roma encarar um rival com 100% de aproveitamento no campeonato. A equipe da capital está com a cabeça dolorida após a acachapante goleada aplicada pelo Bodo/Glimt e as fortes críticas disparadas por Mourinho a jogadores do elenco certamente não ajudaram a amenizar o clima nos bastidores. É neste cenário caótico que os giallorossi receberão Spalletti, um velho conhecido.
A verdade é que tudo ia relativamente bem para a Loba, mas uma sequência com derrotas para Lazio e Juventus, além do vexame na Noruega, quase chega a apagar os aspectos positivos apresentados pela equipe – como os seis jogos consecutivos vencidos como mandante no campeonato, o que não ocorria desde 2017. A pressão até pode servir de motivação para os capitolinos, mas a bola está com o Napoli, que derrotou a rival nas três últimas edições do chamado Derby del Sole. O time azzurro venceu os seus oito últimos jogos fora de casa pela Serie A e, no domingo, busca um feito inédito: nove triunfos nas nove primeiras rodadas da competição, igualando a Juventus de 2005-06 e a própria Roma, que alcançou a marca em 2013-14.
Demais partidas
Sexta, 22/10, 13h30
Torino x Genoa
Sexta, 22/10, 15h45
Sampdoria x Spezia
Sábado, 23/10, 10h
Salernitana x Empoli
Sábado, 23/10, 13h
Sassuolo x Venezia
Domingo, 24/10, 7h30
Atalanta x Udinese
Domingo, 23/10, 10h
Fiorentina x Cagliari
Verona x Lazio