Serie A

Buscando manter o Napoli na liderança, Spalletti reencontra a Inter em 13ª rodada suntuosa

Após uma data Fifa frustrante para o futebol italiano, a Serie A será retomada com mais uma rodada repleta de ótimos jogos. No mais importante deles, a Inter recebe o Napoli e reencontra Spalletti, treinador que iniciou o processo de reafirmação da gigante no cenário nacional. Os nerazzurri precisam vencer os partenopei para não deixarem os líderes do campeonato escaparem e, nesse movimento de aproximação, podem contribuir para que o Milan assuma a ponta de forma isolada. Apesar disso, o Diavolo terá uma missão bastante complicada: fora de casa, encara a interessante Fiorentina em sua versão 2021-22. Por fim, Lazio e Juventus fazem o terceiro jogaço da rodada. Confira a prévia.

O jogão

Domingo, 21/11, 14h

Inter x Napoli

Sete pontos atrás de Napoli e Milan, a Inter precisa de uma vitória para não deixar os líderes abrirem uma vantagem ainda maior na classificação. A boa notícia para os nerazzurri? Com três vitórias e um empate, está invicta há quatro jogos contra os partenopei pela Serie A. E ficamos por aí: de resto, a equipe que tem o melhor ataque do certame, com 29 gols, terá algumas montanhas a escalar. A primeira delas é simplesmente o K2, Kalidou Koulibaly, líder da defesa menos vazada do Italiano, com quatro tentos contra.

Encarar a forte retaguarda napolitana será um desafio bastante significativo para a Beneamata, que tem um retrospecto ruim nos jogos grandes de 2021-22. A atual campeã nacional ainda não venceu times que ocuparam qualquer uma das sete primeiras posições na última temporada da Serie A: perdeu para a Lazio e empatou com Juventus, Milan e Atalanta. Por sua vez, o Napoli não é derrotado há 21 partidas, tendo vencido 16 delas, e ainda é comandado por Spalletti, que treinou parte considerável do onze inicial nerazzurro – e, portanto, conhece bem os adversários. Simone Inzaghi, por sua vez, perdeu sete dos 10 confrontos com os campanos na carreira como técnico, e venceu somente dois.

Prováveis escalações

Inter: Handanovic; Skriniar, Ranocchia, Bastoni; Darmian, Barella, Brozovic, Çalhanoglu, Perisic; Dzeko, Martínez.

Napoli: Ospina; Di Lorenzo, Rrahmani, Koulibaly, Mário Rui; Anguissa, Ruiz, Zielinski; Politano, Osimhen, Insigne.

Fique de olho

Sábado, 20/11, 14h

Lazio x Juventus

No embate entre a Lazio, quinta colocada, e a Juventus, sétima, as duas equipes terão problemas ofensivos para resolverem. De um lado, Sarri não poderá contar com Immobile e deve escalar Pedro como falso nove, ladeado por Zaccagni e Felipe Anderson em seu 4-3-3. Allegri, por sua vez, confiará o comando de ataque a Chiesa e Morata, já que Kean e Dybala não estão bem fisicamente. Não é uma boa notícia para os bianconeri, principalmente se considerarmos que em nenhum dos últimos seis jogos a Velha Senhora conseguiu marcar mais do que um gol e engatou a sua pior sequência neste quesito desde 2008.

Se vencer sem sofrer gols, a Lazio chegará a três triunfos seguidos em casa sem ser vazada, o que não lhe ocorre desde 2015. A missão é difícil para um time tão ofensivo e, apesar da avareza ofensiva da Juventus, o histórico do confronto nos permite inferir que segurar o ataque bianconero será um feito e tanto para os celestes. Afinal, os capitolinos levou gols nas 16 últimas vezes que a Velha Senhora lhes visitou no Olímpico. O retrospecto também é amplamente favorável ao time de Turim em termos de resultados: nos 33 jogos mais recentes entre as agremiações, tivemos 24 vitórias dos piemonteses, sete empates e apenas dois triunfos dos laziali.

Ibrahimovic, que já marcou nove gols na carreira sobre a Fiorentina, será o centroavante do Milan no sábado (Getty)

Sábado, 20/11, 16h45

Fiorentina x Milan

Visitar a melhor Fiorentina dos últimos cinco anos não será uma tarefa simples para o Milan – e Pioli, ex-técnico dos toscanos, sabe bem disso. No quinquênio mais recente, as duas equipes derraparam bastante, mas o Diavolo fez valer o seu gigantismo e construiu um retrospecto respeitável, com apenas duas derrotas em 11 confrontos. A propósito, a última vitória caseira da Viola sobre os rossoneri na Serie A ocorreu no já distante agosto de 2015. Desde então, tivemos dois triunfos dos visitantes e três empates no Artemio Franchi.

Bem treinada por Italiano e tendo um Vlahovic cada vez mais implacável, a sétima colocada do campeonato tentará segurar o ímpeto do Milan longe de seus domínios. Sob as ordens de Pioli, o Diavolo se tornou um visitante indigesto e pode se tornar o segundo time da história da Serie A a vencer 16 jogos fora de casa num único ano, igualando o Napoli – que somou 18 triunfos em 2017. Aliás, a indigestão da Fiorentina geralmente tem nome e sobrenome: Zlatan Ibrahimovic, autor de nove gols sobre os violetas no certame.

Demais partidas

Sábado, 20/11, 11h
Atalanta x Spezia

Domingo, 21/11, 8h30
Sassuolo x Cagliari

Domingo, 21/11, 11h
Bologna x Venezia
Salernitana x Sampdoria

Domingo, 21/11, 16h45
Genoa x Roma

Segunda, 22/11, 14h30
Verona x Empoli

Segunda, 22/11, 16h45
Torino x Udinese

Compartilhe!

Deixe um comentário