No último compromisso da fase de grupos da Liga Europa, Napoli e Lazio confirmaram os segundos lugares de seus respectivos grupos e, por isso, enfrentarão equipes que ficaram de fora do mata-mata da Champions League. A rodada dupla começou com o time napolitano conseguindo um resultado heroico sobre o Leicester City, em um jogo cheio de emoções. Na sequência, os laziali fizeram uma partida pífia e pragmática diante do Galatasaray, no Olímpico. Confira a análise.
Napoli 3-2 Leicester
Napoli e Leicester travaram mais um duelo eletrizante, assim como haviam feito no King Power Stadium. Mesmo com muitos desfalques, o time de Luciano Spalletti foi guerreiro e não abdicou da sua característica proposta ofensiva. Por sua vez, Brendan Rodgers teve seu elenco dizimado pela covid-19, mas também conseguiu manter os Foxes com bastante presença no campo adversário, seja contra-atacando ou construindo desde a defesa – o que colaborou para que o jogo fosse repleto de chance de gols.
Apesar de o Napoli ter aberto 2 a 0, foram os ingleses que tiveram a primeira boa oportunidade, nos pés de Castagne, um velho conhecido do futebol italiano. O ex-jogador da Atalanta chutou forte de dentro da área, mas Meret foi bem ao defender em dois tempos. O Napoli respondeu com gols que tiveram grande contribuição do centroavante Petagna, atuando como garçom. A primeira assistência foi para Ounas, que bateu cruzado com a perna direita, e a segunda foi para Elmas, que só empurrou para o gol vazio.
O Napoli, porém, nem teve tanto tempo para comemorar, já que, em menos de 10 minutos, os ingleses desconstruíram a vantagem. A reação veio com dois lances de cobrança de falta na área. Aos 27, o zagueiro Evans pôs fim ao bate-rebate estufando as redes de Meret, e aos 33, Dewsbury-Hall acertou um chute de primeira, bem no cantinho, igualando novamente a peleja. A equipe de Spalletti desceu para o vestiário virtualmente eliminada, já que o Spartak Moscou vencia seu confronto contra o Legia Varsóvia e a igualdade dava a segunda vaga para os ingleses.
No segundo tempo, Elmas voltou a colocar o Napoli na frente, aproveitando uma das raras vezes em que Di Lorenzo teve liberdade para atacar. O lateral serviu o camisa 7 dentro da área, e o macedônio limpou a marcação antes de bater e fazer sua doppietta. O mesmo Di Lorenzo quase entregou de bandeja um gol para Maddison, no lance seguinte, mas o britânico acertou a trave.
Depois do terceiro gol, os dois times nitidamente caíram de produção e o jogo esfriou, mesmo em um cenário em que um tento do Leicester mudaria o panorama do confronto. Com a vitória do Spartak se aproximando, o empate colocaria os ingleses em segundo e mandaria o Napoli à Conference League. Contudo as chances pararam e aparecer e o Napoli confirmou sua participação na próxima fase da competição – o time inglês quase avançou, mas o Legia perdeu pênalti no finalzinho. Os moscovitas ficaram com a primeira posição do Grupo C, com os mesmos 10 pontos dos azzurri e vantagem no confronto direto. Os britânicos terminaram com 8 e foram transferidos à Liga Conferência, ao passo que os poloneses, com 6, foram eliminados.
Lazio 0-0 Galatasaray
É verdade que nem todo 0 a 0 é chato de se ver, mas dessa vez foi o caso. Lazio e Galatasaray entraram em campo já classificados para a próxima fase, mas fizeram um jogo que valia a primeira colocação do Grupo E. À equipe italiana, só a vitória interessava, mas os comandados de Maurizio Sarri entraram em campo com uma postura morosa e pouquíssima criatividade no meio-campo. Dessa forma, amargaram a vice-liderança da chave e terão de disputar os 16 avos de final, em fevereiro. Os turcos já estão nas oitavas.
As duas equipes passaram 40 minutos sem produzir nada, até que, em um lance de escanteio, Babel tentou o gol olímpico, mas acertou a trave – e, por pouco, Strakosha não fez a alegria dos turcos novamente. A Lazio respondeu com Immobile, que finalizou por cima da meta, mesmo estando próximo à marca do pênalti.
Na etapa complementar, Kilinç e Morutan entraram em campo para preencher mais espaços no meio-campo e dificultar o jogo da Lazio. Sarri respondeu com as entradas de Felipe Anderson e Lazzari para dar mais fôlego ao time e velocidade para explorar os ataques pelos flancos. Aos 73 minutos, Luis Alberto entrou para dar mais criatividade a equipe, mas não conseguiu mostrar bom futebol. Melhor para Fatih Terim e sua trupe.
A equipe biancoceleste finalizou um total de 11 vezes e apenas uma dessas foi em direção à meta: um cabeceio sem força de Zaccagni aos 88 minutos, que não trouxe problema algum para Muslera, ex-goleiro da Lazio. O 0 a 0 acabou prevalecendo e agora a Lazio se prepara para enfrentar uma das equipes desclassificadas da Liga dos Campeões. Certamente, um cenário que a torcida não esperava.