Liga Conferência

Roma recupera terreno e, com vitória na Bulgária, vai às oitavas da Conference League

Em uma noite gelada e com susto no final, a equipe mista da Roma venceu o CSKA Sofia fora de casa e garantiu a classificação direta para as oitavas de final da Conference League, escapando dos playoffs da fase de 16 avos de final, na qual os segundos colocados enfrentarão times que foram “rebaixados” da Liga Europa. A vitória por 3 a 2 foi fundamental, mas os comandados de José Mourinho também contaram com a sorte, competição, já que o Bodo/Glimt ficou apenas no empate contra o Zorya Luhansk.

Em um jogo que começou – assim como o tempo em Sofia – bem frio, não demorou muito para a Loba mostrar que Abraham seria o protagonista da noite e que Mayoral teria uma importante participação. Logo aos 15 minutos, a equipe visitante saiu na frente: o atacante espanhol tocou para Karsdorp, que ajeitou para Abraham só escorar e abrir o placar.

Só dava Roma e, aos 26, após falha da defesa do CSKA, Mayoral apareceu de novo, chutando forte para a defesa do brasileiro Busatto. Inspirado, o espanhol deixou o seu oito minutos depois, completando um cruzamento rasteiro do uruguaio Viña. O detalhe é que o atacante tocou de calcanhar e marcou o golaço da noite.

De calcanhar, Mayoral anotou um belo gol diante do CSKA Sofia (AS Roma/Getty)

Na segunda etapa, a Loba repetiu a escrita do primeiro tempo e não demorou muito para ampliar o placar. Aos 53, Karsdorp cruzou rasteiro mais uma vez e achou Abraham na área: oportunista, o centroavante inglês dominou e colocou no cantinho de Busatto. Pouco após o tento, preocupação para Mourinho, que teve de substituir Zaniolo por conta de um problema no adutor da coxa. A partir daí, a equipe giallorossa diminuiu seu ritmo de jogo e viu o CSKA Sofia, que não tinha nada a perder, tomar conta das ações no Balgarska Armiya.

Aos 60, após falta cobrada na área da Roma, Caicedo cabeceou, mas Daniel Fuzato espalmou. Catakovic, que entrou no segundo tempo, se beneficiou do aumento de ritmo por parte do CSKA Sofia e, no minuto 75, deixou a sua marca: recebeu na área e, de canhota, colocou a bola no cantinho do goleiro brasileiro da Roma. O gol deu ânimo à equipe búlgara, que continuou a ter mais controle do jogo e mais posse de bola. No entanto, o time vermelho só assustou a Loba nos acréscimos da partida, quando Wildschut acertou um belo chute de longa distância e deu números finais à peleja.

Com esse resultado, a Roma chegou aos 13 pontos e se beneficiou do empate do Bodo/Glimt, que foi a 12 e terminou na segunda posição do Grupo C da Liga Conferência – o Zorya fez 7 e o CSKA Sofia, apenas 1. Agora a equipe de Mourinho respira aliviada pela folga no calendário, que pareceu muito distante após os tropeços ante o time da Noruega, na terceira e na quarta rodadas da competição. Os italianos aguardam o adversário das oitavas de final, que acontece apenas em março: o sorteio, marcado para o dia 25 de fevereiro de 2022, acontece logo após os playoffs, marcados para os dias 17 e 24 do segundo mês do ano.

Compartilhe!

Deixe um comentário