Serie A

Clássico milanês da 24ª rodada pode encaminhar título italiano ou reaquecer disputa

Não tem para onde correr. O Derby della Madonnina desta 24ª rodada, que acontece no sábado, deverá representar um capítulo decisivo para a corrida pelo título da Serie A. Se vencer, a Inter, líder do campeonato, abrirá uma vantagem de sete pontos sobre o Milan – e com um jogo a menos. Por outro lado, um triunfo rossonero diminui a distância entre os times para somente um pontinho. Vale salientar que o Napoli também está à espreita: empatado com o Diavolo, visita o Venezia e tem a expectativa de encostar novamente no topo. Confira a prévia da jornada, que ainda terá duelos interessantes entre Fiorentina e Lazio e Juventus e Verona.

O jogão

Sábado, 5/2, 14h

Inter x Milan

Na partida mais importante da rodada (e do campeonato, até agora), Inter e Milan buscam apenas a vitória: é o único resultado capaz de alterar de forma significativa a trajetória de ambos os times para o restante da Serie A. Apesar de o clichê apontar que não existe favorito num clássico, a Beneamata atravessa um momento melhor, não conta com os desfalques significativos que atrapalham o rival e ainda tem um histórico favorável no confronto.

Simone Inzaghi terá o seu melhor onze inicial à disposição – apenas Correa e o recém-chegado Gosens estão no estaleiro. O Milan, por sua vez, não terá Ibrahimovic (um dos artilheiros do clássico, com oito gols) e Rebic, além de Ballo-Touré e Kjaer, desfalques há mais tempo. Tomori se recuperou de lesão de última hora e deve começar no banco de reservas.

A Inter tem vivido um período de muita solidez no campeonato e também de hegemonia no Derby della Madonnina. A equipe nerazzurra perdeu apenas um dos últimos 11 jogos de Serie A contra o Diavolo (venceu seis deles) e só não vazou o rival em uma dessas ocasiões. Ademais, desde o início da temporada 2020-21, a Beneamata foi derrotada apenas quatro vezes nas 60 partidas que disputou no certame e soma uma invencibilidade de 28 compromissos caseiros. A sua derrota mais recente em San Siro foi justamente para o Milan, em outubro de 2020.

Prováveis escalações

Inter: Handanovic; Skriniar, De Vrij, Bastoni; Dumfries, Barella, Brozovic, Çalhanoglu, Perisic; Dzeko, Martínez.

Milan: Maignan; Calabria, Kalulu, Romagnoli, Hernandez; Tonali, Bennacer; Saelemaekers, Kessié, Rafael Leão; Giroud.

Fique de olho

Sábado, 5/2, 16h45

Fiorentina x Lazio

Dias atrás, o confronto entre Fiorentina e Lazio colocaria Vlahovic e Immobile, artilheiros do campeonato, frente a frente. Com a venda do sérvio para a Juventus, a Viola iniciará justamente neste jogo a sua trajetória de adaptação a um novo centroavante – Piatek e o brasileiro Arthur Cabral disputam a titularidade.

Nos últimos anos, a Lazio tem sido uma adversária bastante indigesta para a Fiorentina: a derrotou em seis dos oito jogos mais recentes e desde 2009 não perde duas vezes seguidas no Artemio Franchi. No entanto, a Viola está fazendo uma ótima campanha como mandante nesta Serie A. A equipe toscana tem o melhor ataque caseiro da competição, com média de 2,9 gols marcados por partida em seus domínios e está invicta há sete compromissos em casa – sua melhor sequência no quesito desde abril de 2017. Por outro lado, os laziali sofreram 23 tentos como visitantes, o que não ocorria desde 1983-84.

Sem Vlahovic do outro lado, Immobile deve ser o grande destaque ofensivo do confronto entre Fiorentina e Lazio (Getty)

Domingo, 6/2, 16h45

Juventus x Verona

O primeiro compromisso depois das chegadas de Vlahovic e Zakaria será duro para a Juventus. Afinal, o Verona tem um bom time, vem conseguindo atingir marcas históricas em sua existência e tem sido um osso duro de roer quando encara a Velha Senhora: não perde há quatro compromissos. Dessa forma, o Hellas pode se tornar o primeiro adversário a não ser derrotado pelos bianconeri por cinco partidas seguidas na competição desde a Sampdoria, que obteve o feito em 2013.

Embora tenha encontrado dificuldades consideráveis contra o Verona, a Juventus nunca foi derrotada pelo Hellas em casa – soma 25 vitórias e cinco empates. Na história da Serie A, nenhuma equipe fez mais jogos como mandante sem jamais ter sido derrotado por um mesmo adversário, o que mostra o tamanho da soberania dos bianconeri no confronto, em que pese o retrospecto mais recente. Aliás, para alívio da torcida piemontesa, os gialloblù terão um importante desfalque: Simeone, que anotou uma doppietta na vitória vêneta no primeiro turno, está suspenso. O argentino marcou 12 dos 43 gols dos butei neste certame (28% do total) e, nas cinco vezes em que esteve ausente, seu time não conseguiu triunfar.

Demais partidas

Sábado, 5/2, 11h
Roma x Genoa

Domingo, 6/2, 8h30
Atalanta x Cagliari

Domingo, 6/2, 11h
Bologna x Empoli
Sampdoria x Sassuolo
Venezia x Napoli

Domingo, 6/2, 14h
Udinese x Torino

Segunda, 7/2, 16h45
Salernitana x Spezia

Compartilhe!

Deixe um comentário