Após uma sequência de confrontos diretos pela liderança, a Serie A terá uma rodada sem uma briga específica na parte mais alta da tabela. No entanto, não imagine que faltará emoção ou grandes duelos. Juventus e Torino entram em campo pelo Derby della Mole, inaugurando a 26ª jornada nesta sexta, e ainda teremos partidas importantes entre Fiorentina e Atalanta e Inter e Sassuolo, por exemplo. Confira a prévia.
O jogão
Sexta, 18/2, 16h45
Juventus x Torino
A Juventus está na luta para se manter no G4 ou até mesmo ampliar a distância sobre a Atalanta e ficar um pouco mais confortável na zona de classificação para a Liga dos Campeões. Dentro de uma perspectiva mais ambiciosa, pode até passar a brigar pelo scudetto. Para que qualquer um desses cenários se consolide, o fato é que Allegri e seus comandados terão um clássico pela frente. Um duelo de tanta rivalidade costuma representar um fator adicional de pressão para uma equipe que briga por objetivos importantes, mas os confrontos com o Torino têm sido tirados de letra pela Velha Senhora – em que pese o fato de os grenás terem incomodado a adversária nos anos mais recentes. O ponto é que o Toro assusta, mas não fere os bianconeri: venceu somente um dos últimos 31 dérbis.
O Derby della Mole teve bastante equilíbrio até a década de 1980. Desde que o Torino passou a viver problemas financeiros, contudo, o panorama mudou drasticamente. A disparidade entre os rivais permitiu que a Juventus se tornasse a equipe que mais derrotou e mais vazou o Toro na Serie A, com 74 vitórias e 237 gols anotados. A propósito, a gigante do Piemonte não passa em branco no clássico desde 2008. Dessa vez, a torcida grená cultiva a esperança de que essa sequência se encerre, já que Diante o time de Juric tem um bom sistema defensivo e Bremer vive ótima fase. O brasileiro, aliás, anulou todos os centroavantes que enfrentou na temporada – inclusive Vlahovic, há pouco mais de um mês, num jogo contra a Fiorentina.
Prováveis escalações
Juventus: Szczesny; Cuadrado, Rugani, De Ligt, De Sciglio; Locatelli, Zakaria, Rabiot; Dybala, Vlahovic, Morata.
Torino: Milinkovic-Savic; Zima, Bremer, Rodríguez; Singo, Mandragora, Lukic, Vojvoda; Pobega, Brekalo; Belotti.
Fique de olho
Domingo, 20/2, 8h30
Fiorentina x Atalanta
Na oitava posição da Serie A, a Fiorentina conta com uma vitória sobre a Atalanta para se manter firme na briga por uma vaga numa competição europeia. A equipe treinada por Italiano vive uma fase melhor que a dos comandados por Gasperini e tem até leve favoritismo no duelo.
Enquanto a Fiorentina venceu seis de seus oito últimos jogos em casa, marcando 25 gols nesta sequência, a Atalanta segue invicta como visitante – soma nove vitórias e três empates longe de seus domínios. Contudo, num panorama geral, a Dea, combalida por importantes ausências, conseguiu apenas um triunfo nas sete rodadas mais recentes do campeonato. Durante esse período de vacas magras, vale destacar que os nerazzurri também foram derrotados pela Viola na Coppa Italia. Piatek anotou uma doppietta nesta partida e chegou a cinco tentos sobre a equipe bergamasca: com isso, o time lombardo é um dos adversários contra os quais mais vezes marcou, empatado com o Korona Kielce, da Polônia.

Em jejum de gols, Lautaro irá enfrentar o Sassuolo, uma de suas vítimas favoritas no futebol italiano (Getty)
Domingo, 20/2, 14h
Inter x Sassuolo
Com sete triunfos nos 11 primeiros duelos com a Inter, o Sassuolo passou a ser conhecido como carrasco nerazzurro. No entanto, a Beneamata parece ter aprendido a lidar com o time emiliano e já está invicta há seis confrontos diretos, com direito a três vitórias seguidas. A equipe de Milão jamais conseguiu derrotá-lo quatro vezes em sequência, mas pode se valer da irregularidade do adversário, que só obteve um sucesso nas oito rodadas mais recentes.
Para reencontrar os três pontos após somar apenas um nos jogos ante Milan e Napoli, a formação de Inzaghi aposta em dois atacantes que costumam se dar bem quando encaram o Sassuolo – e que até marcaram na vitória nerazzurra no primeiro turno, por 2 a 1. Os emilianos estão entre as três vítimas favoritas de Dzeko (autor de seis gols sobre os neroverdi) e Lautaro (quatro). Do outro lado, Berardi costuma punir a Beneamata (já anotou sete tentos sobre a rival), mas vale ficar atento a Scamacca e Raspadori, que voltam ao time de Dionisi após cumprirem suspensão contra a Roma.
Demais partidas
Sábado, 19/2, 11h
Sampdoria x Empoli
Sábado, 19/2, 14h
Roma x Verona
Sábado, 19/2, 16h45
Salernitana x Milan
Domingo, 20/2, 11h
Venezia x Genoa
Domingo, 20/2, 16h45
Udinese x Lazio
Segunda, 21/2, 15h
Cagliari x Napoli
Segunda, 21/2, 17h
Bologna x Spezia