Nesta quinta, 24 de fevereiro, Lazio e Napoli não conseguiram vencer seus jogos e foram eliminados da Liga Europa. Porém, os dois times azuis não terão refresco: se enfrentam na 27ª rodada da Serie A com a missão de triunfarem para que seus objetivos no campeonato continuem mais palpáveis. Milan, Inter, Juventus e Atalanta, por outro lado, encaram equipes da metade inferior da tabela neste fim de semana. Confira a prévia.
O jogão
Domingo, 27/2, 16h45
Lazio x Napoli
Depois das eliminações frente a Porto e Barcelona, respectivamente, Lazio e Napoli terão um confronto direto que não vem em boa hora para ambas as equipes. Na terceira posição, com 54 pontos, o time napolitano precisa da vitória para, no mínimo, continuar na cola de Milan e Inter, ao passo que os comandados de Sarri, sextos, com 43, estão encaixotados por Juventus e Atalanta, acima, e Fiorentina e Roma, logo abaixo. Qualquer deslize pode tirar os celestes da zona de classificação para competições europeias nesta rodada.
A Lazio superou o Napoli nas duas últimas ocasiões em que recebeu os partenopei e conta com um ótimo retrospecto geral como mandante no campeonato – só uma derrota nas 25 partidas mais recentes no Olímpico, com 19 vitórias. Por outro lado, é a adversária que o Napoli mais vezes venceu na Serie A, com 52 triunfos em 131 jogos. Ademais, os campanos tiveram sucesso em oito dos 10 derradeiros confrontos diretos, com 27 gols marcados e 10 sofridos. Vale destacar ainda que, em 2022, a equipe de Spalletti é aquela que somou mais pontos (15 em sete rodadas) e a que menos foi vazada (apenas em quatro ocasiões) no certame.
Prováveis escalações
Lazio: Strakosha; Hysaj, Luiz Felipe, Patric, Marusic; Milinkovic-Savic, Cataldi, Luis Alberto; Felipe Anderson, Immobile, Zaccagni.
Napoli: Ospina; Di Lorenzo, Rrahmani, Koulibaly, Mário Rui; Demme, Ruiz; Elmas, Zielinski, Insigne; Osimhen.
Fique de olho
Sexta, 25/2, 14h45
Milan x Udinese
Na abertura da 27ª rodada, nesta sexta, o Milan tem tudo para se manter na liderança da Serie A. Afinal, o Diavolo encara a 15ª colocada, que venceu somente dois de seus 12 últimos confrontos e vem em péssimo momento desde a virada do ano. Em 2022, a Udinese tem o terceiro pior aproveitamento e a segunda defesa mais vazada do campeonato, com cinco pontos somados e 13 gols sofridos.
Em tese, a equipe treinada por Cioffi não deve ser páreo para Pioli e companhia – a propósito, o técnico não perdeu nenhum dos quatro jogos que fez contra a Udinese desde que chegou ao Milan. O líder do campeonato não sofreu gols em nenhum de seus dois derradeiros compromissos em casa e tem um bom retrospecto recente como mandante diante dos friulanos: amargou somente uma derrota nos últimos 14 confrontos em San Siro e venceu oito nesta sequência.
Sábado, 26/2, 14h
Empoli x Juventus
Em outros momentos de sua história, a Juventus costumava esmagar o Empoli e, no geral, times provenientes da Serie B. Dessa vez, a Velha Senhora viaja para a Toscana com o objetivo de dar o troco no azzurri, que conseguiram triunfar em Turim, no primeiro turno, pelo placar de 1 a 0. Só que o momento das equipes é bem diferente agora: enquanto os comandados de Andreazzoli não vencem há nove rodadas, Allegri e companhia estão invictos há 12 partidas do campeonato.
É provável que a Juventus restabeleça a ordem das coisas no compromisso no Castellani. Afinal, não perde ambas as partidas de uma mesma temporada da Serie A para um time recém-promovido desde 2012-13, quando caiu para a Sampdoria, e venceu seus quatro últimos jogos na condição de visita do Empoli. Além disso, os bianconeri só sofreram quatro gols nos 13 confrontos mais recentes com os toscanos. A seu favor, a gigante de Turim ainda tem Vlahovic, autor de oito tentos nos sete derradeiros embates contra caçulas do campeonato.
Demais partidas
Sexta, 25/2, 17h
Genoa x Inter
Sábado, 26/2, 11h
Salernitana x Bologna
Sábado, 26/2, 16h45
Sassuolo x Fiorentina
Domingo, 27/2, 8h30
Torino x Cagliari
Domingo, 27/2, 11h
Verona x Venezia
Domingo, 27/2, 14h
Spezia x Roma
Segunda, 28/2, 16h45
Atalanta x Sampdoria