De ingleses a sérvios, de goleiros consistentes a laterais, aqui estão os melhores jogadores da primeira divisão da Itália.
A seleção da Itália está em um momento difícil após sua eliminação chocante da repescagem da Copa do Mundo pela Macedônia do Norte, mas a península pelo menos ostentou uma das melhores disputas pelo título nesta temporada.
Milan, Napoli e Inter se colocaram em uma batalha a três pelo scudetto, que se mostrou incrivelmente difícil de ser definida, enquanto a Juventus também não esteve muito atrás.
Muitos grandes jogadores não entraram na lista dos melhores, mas tentamos ter uma variedade de posições representadas. Também priorizamos a forma recente em detrimento das conquistas anteriores para avaliar quem é o melhor no momento.
10. Mike Maignan – Milan
Talvez o maior elogio que se possa fazer a Mike Maignan é que se fala muito pouco sobre Gigi Donnarumma no Milan desde que o goleiro italiano partiu para o PSG no verão passado.
O francês teve uma temporada de estreia extremamente impressionante na Itália desde que chegou do Lille, ficando 12 jogos sem sofrer gols em 25 jogos da Serie A, incluindo quatro consecutivos, para ajudar os rossoneri a se manterem no primeiro lugar.
Ele ainda efetuou uma assistência contra a Sampdoria em fevereiro, enquanto seu percentual de 48% de jogos sem sofrer gols é o melhor da divisão entre os goleiros com mais de quatro partidas.
9. Tammy Abraham – Roma
Não demorou muito para que os torcedores da Roma se apaixonassem por Tammy Abraham. Se não foi o atacante cantando junto com o hino do clube antes do pontapé inicial que fez isso, foi seu retorno com gols em número recorde ou sua dobradinha no Dérbi de Roma, que muitos analistas de futebol haviam previsto anteriormente.
Abraham ultrapassou recentemente Gabriel Batistuta e Vincenzo Montella para se tornar o jogador com mais gols na temporada de estreia pelo Lupi, tendo o ex-jogador do Chelsea 23 em todas as competições, neste momento.
Os dois gols do internacional inglês na vitória por 3 a 0 no clássico sobre a Lazio no mês passado o tornaram ainda mais querido pelos fiéis giallorossi, e ele se tornou cada vez mais amado com o passar do tempo, com 11 de seus 15 gols na Serie A marcados em seus últimos 14 jogos.
8. Marcelo Brozovic – Inter
Brozovic costuma ser o herói anônimo da Inter, mas o internacional croata tem sido uma parte fundamental do sucesso recente dos nerazzurri.
O jogador de 29 anos é o motor da máquina do Inter, percorrendo mais quilômetros em campo do que qualquer outro jogador na liga nesta temporada… e na temporada passada… e na temporada anterior.
Ele também teve mais toques e passes bem-sucedidos (no geral e no meio-campo adversário) do que qualquer outro meio-campista da Serie A desde 2014-15, bem como o segundo maior número de assistências e o terceiro maior número de desarmes nesse período.
O incrível ritmo de trabalho de Brozovic, sua inteligência tática e sua capacidade de ditar de profundidade permitem que os jogadores mais chamativos cheguem às manchetes.
7. Domenico Berardi – Sassuolo
Mesmo para seus altos padrões, Berardi tem sido notavelmente produtivo no Sassuolo nesta temporada, sob o comando do novo técnico Alessio Dionisi.
O ponta já alcançou o recorde de sua carreira, com 14 assistências na liga, enquanto marcou 14 gols na Serie A, três a menos do que a melhor marca pessoal da temporada – os 17 que ele estabeleceu no ano passado.
Berardi está há muito tempo sendo ligado a uma transferência para um clube maior sem que nada dê certo, mas sua excelente forma recente – o jogador de 27 anos tem quatro gols e quatro assistências em seus últimos seis jogos da liga – certamente atrairá admiradores mais uma vez neste verão.
6. Sergej Milinkovic-Savic – Lazio
Milinkovic-Savic está desfrutando de sua temporada mais produtiva sob o comando de Maurizio Sarri, e sua forma recente é um lembrete de por que ele está há muito tempo sendo especulado por alguns dos maiores clubes da Europa.
O internacional sérvio esteve envolvido em mais gols do que qualquer outro meio-campista na liga, marcando nove e dando nove assistências, mas também desenvolveu o lado defensivo de seu jogo.
O jogador da Lazio possui a terceira maior distância média percorrida por partida na Serie A e ocupa o nono lugar no ranking de recuperações de bola, mas sete dos oito jogadores acima dele são defensores. Ele se tornou o meio-campista completo.
5. Theo Hernandez – Milan
As corridas de Hernandez pela lateral esquerda se tornaram uma marca registrada do Milan de Stefano Pioli, com o francês ganhando uma merecida reputação como um dos melhores laterais ofensivos do mercado.
Isso continuou nesta temporada, com Hernandez marcando quatro gols, fornecendo seis assistências e continuando a surgir no meio do campo quando tinha uma chance. Mas o jogador de 24 anos também trabalhou aspectos defensivos de seu jogo sob o comando de Pioli.
4. Victor Osimhen – Napoli
Os gols de Osimhen foram a munição para o ataque do Napoli na corrida pelo título da liga nesta temporada, embora o nigeriano tenha tido outro ano interrompido por lesões.
O jogador de 23 anos fez muita falta quando passou dois meses afastado com uma fratura na face, entre novembro e janeiro, mas está em excelente forma desde que voltou.
Osimhen marcou seis gols em sete jogos desde que voltou ao time titular no início de fevereiro, incluindo dois gols consecutivos em seus últimos dois jogos.
3. Ciro Immobile – Lazio
O capitão da Lazio está a caminho de se tornar apenas o segundo jogador a conquistar quatro títulos de artilheiro da Serie A, depois de Gunnar Nordahl, lenda do Milan dos anos 1950 e cinco vezes goleador do campeonato.
O atacante pode ter dificuldades com a camisa da Itália, mas seu histórico no nível de clubes é impossível de contestar; ele atualmente ocupa o topo da tabela de artilharia ao lado de Dusan Vlahovic, com 21 gols em 26 jogos, 15 dos quais vieram com a bola rolando.
Desde que chegou à Lazio em 2016, o recorde de Immobile de 144 gols na liga só foi superado por Robert Lewandowski e Lionel Messi nas cinco principais divisões da Europa. Não é à toa que os fãs dos biancocelesti o chamam de “Rei Ciro”.
2. Dusan Vlahovic – Juventus
Vlahovic levou algum tempo para se estabelecer na Juventus desde sua transferência avaliada em 80 milhões de euros, pagos à Fiorentina em janeiro, mas o sérvio mostrou nesta temporada que não está longe de ocupar um lugar entre os atacantes de elite da Europa.
Ele atualmente ocupa o topo da artilharia da Serie A, ao lado de Immobile, com 21 gols, e um desempenho modesto de cinco gols em 12 partidas pela Juve pode ser perdoado, já que ele se encontra num time da Velha Senhora marcado pela falta de criatividade.
No entanto, o jogador de 22 anos precisou de apenas 33 segundos para marcar em sua estreia na Liga dos Campeões contra o Villarreal, em fevereiro, e seu ritmo de trabalho, sua movimentação e suas finalizações letais sugerem que há muito mais por vir.
1. Rafael Leão – Milan
Rafael Leão desempenhou um papel importante no sucesso dos rossoneri nesta temporada, em particular no último mês. Em maio, o internacional português de 22 anos deu o exemplo à sua equipe e fez a diferença em todos os jogos. O gol da vitória no San Siro contra a Fiorentina, as duas assistências para os gols de Tonali no estádio Bentegodi de Verona, o gol na vitória por 1 a 0 sobre a Atalanta e sem falar nas duas assistências no Mapei Stadium na última rodada, contra o Sassuolo.
Ele termina o mês com dois gols e quatro assistências em sua conta. Sempre que havia pressão, Rafa nunca se escondia da responsabilidade na tentativa de mudar o jogo. Além de ter se tornado o artilheiro rossonero nesta temporada, ao lado de Giroud (11).