Serie A

Na 15ª rodada do Italiano, a última de 2022, Juventus e Lazio brigarão pela vice-liderança

Eis que a Serie A alcançou a 15ª rodada, a última antes da pausa para a Copa do Mundo e, consequentemente, a derradeira de 2022. O ano vindouro, de 2023, começará com o Napoli líder, graças a seus atuais oito pontos de vantagem em relação a Lazio e Milan, que dividem a vice-liderança e terão partidas duras neste fim de semana.

Caso vacilem, biancocelestes e rossoneri podem ver os partenopei se distanciarem ainda mais no topo do campeonato. Curiosamente, quem pode terminar na segunda posição é a criticada Juventus, que está crescendo e encara a Lazio num confronto direto de tirar o fôlego – o Milan, por sua vez, recebe uma Fiorentina em recuperação. Outro duelo entre equipes da parte alta da classificação ocorre entre Atalanta e Inter, em Bérgamo.

Vale destacar também a luta na parte de baixo da tabela. Seis dos últimos sete colocados irão se enfrentar diretamente nesta rodada, numa luta que poderá ter consequências psicológicas. Acabar o ano com vitória pode significar muito em nível emocional e moral para as formações que buscam permanecer na elite. Confira a nossa prévia.

O jogão

Domingo, 13/11, 16h45

Juventus x Lazio

De maneira silenciosa e sofrendo diversas críticas, a Juventus foi conquistando pontos: com 28, já se encontra na quarta colocação. Vinda de cinco vitórias consecutivas, todas sem sofrer gols, a Juve receberá a Lazio, que ocupa atualmente a segunda posição e não quer perder seu lugar para os bianconeri. Afinal, caso a partida termine com triunfo da equipe de Turim, estará consumada a ultrapassagem sobre a formação da capital.

Pela Serie A, a Lazio costuma ter problemas ao enfrentar a Juventus. Foram apenas duas vitórias nos últimos 35 confrontos, sendo a mais recente em 2019, quando o técnico bianconero era justamente Maurizio Sarri, que hoje comanda os celestes. Também pelo campeonato, a Velha Senhora marca pelo um gol contra os laziali desde 2012: de lá para cá, a equipe piemontesa balançou as redes em todos os 19 encontros que tiveram. No entanto, vale destacar que dessa vez será mais difícil passar pela defesa dos aquilotti, já que ela é a retaguarda que menos foi vazada fora de casa no certame. Sofreu apenas um, no duelo com a Sampdoria.

Prováveis escalações

Juventus: Szczesny; Bremer, Bonucci, Danilo; Cuadrado, Fagioli, Locatelli, Rabiot, Kostic; Miretti; Milik.

Lazio: Provedel; Hysaj, Casale, Romagnoli, Marusic; Milinkovic-Savic, Cataldi, Vecino; Cancellieri, Felipe Anderson, Pedro.

Fique de olho

Domingo, 13/11, 8h30

Atalanta x Inter

A Inter se recuperou rapidamente da derrota para a Juventus, aplicou um sonoro 6 a 1 no Bologna, e agora busca retomar a sequência de vitórias contra uma fragilizada Atalanta, que perdeu três de seus últimos quatro jogos, incluindo os dois mais recentes. Nesses compromissos, a Dea, então segunda colocada, poderia ter encurtado significativamente sua distância para o líder Napoli, mas acabou caindo bruscamente na tabela: agora ocupa a quinta posição, com a mesma quantidade de pontos da sua adversária de domingo (27).

Desde 2018 a Atalanta não bate a Inter. De lá para cá tivemos sete partidas, com cinco empates e duas vitórias dos milaneses. Nesta Serie A, a Beneamata é a única equipe que ainda não empatou, mas, nas duas últimas temporadas, jogando no Gewiss Stadium, as pelejas entre as formações nerazzurre terminaram em igualdade – caso o resultado se repita, será a primeira vez na história em que os times ficarão em paridade por três embates consecutivos em Bérgamo.

A partida também será simbólica para ambos os treinadores. Pela Serie A, Gian Piero Gasperini comandará uma equipe pela 500ª vez em sua carreira – tendo, inclusive, estado à frente da Inter por três jogos, com duas derrotas e um empate. Já Simone Inzaghi alcançará a metade da marca do adversário: o interista fará sua 250ª aparição como técnico pelo Campeonato Italiano. Com 142 vitórias até agora, ele é o professor que mais venceu em seus primeiros 250 compromissos como profissional, considerando os últimos 35 anos.

A boa forma de Lautaro será testada no confronto direto entre Atalanta e Inter (Getty)

Domingo, 13/11, 14h

Milan x Fiorentina

O Milan vem de uma derrota, um empate e uma vitória nos últimos três jogos. O retrospecto é ruim, mas o pior é que, em nenhum desses compromissos, o time rossonero apresentou um bom futebol. Com sinais de cansaço e reservas que não demonstraram o mesmo nível dos titulares, o Diavolo precisará reencontrar sua melhor forma para bater a Fiorentina, que vem de três triunfos consecutivos e pretende mostrar que é capaz de bater também um rival da parte de cima da tabela, algo que, até agora, não conseguiu.

Pela Serie A, o fator casa vem pesando bastante a favor do Milan: de seus últimos 10 jogos em San Siro, venceu nove e perdeu apenas um, contra o líder Napoli. Além disso, em 50% desses compromissos, o Diavolo manteve suas redes intactas. Após cumprir suspensão e ter sido convocado para a Copa do Mundo, Giroud deve voltar à equipe titular rossonera, que cada vez mais parece precisar dos gols do francês que além de quebrar a maldição da camisa 9. O artilheiro parece ter se tornado um talismã do time, visto que os comandados de Stefano Pioli saíram de campo vitoriosos em 17 dos 18 jogos em que o atacante foi às redes. A única derrota ocorreu para o Napoli, na atual temporada.

Demais jogos

Sexta, 11/11, 16h45
Empoli x Cremonese

Sábado, 12/11, 11h
Napoli x Udinese

Sábado, 12/11, 14h
Sampdoria x Lecce

Sábado, 12/11, 16h45
Bologna x Sassuolo

Domingo, 13/11, 11h
Roma x Torino
Verona x Spezia
Monza x Salernitana

Compartilhe!

Deixe um comentário