Serie A

34ª rodada: às vésperas do dérbi da Champions League, Inter e Milan venceram pela Serie A

Qualquer momento é bom para se conseguir uma vitória, mas alguns são mais interessantes do que outros. Para Inter e Milan, os triunfos obtidos nos confrontos diretos ante Roma e Lazio, respectivamente, foram ideais para aumentar o moral de seus elencos antes do Derby della Madonnina que ocorrerá nesta semana, pelas semifinais da Liga dos Campeões. Com sólido sucesso no Olímpico, a Beneamata manteve seu espaço no G4, ao passo que o êxito dos rossoneri sobre uma apática adversária celeste lhes conservou na caça da rival citadina. A outra ganhadora nos duelos por vagas europeias nesta importantíssima rodada da Serie A foi a Juventus, que bateu a Atalanta.

O fim de semana também foi de confrontos diretos na parte inferior da tabela. Entre os menos ameaçados do descenso, o Empoli superou a Salernitana e praticamente garantiu mais um ano na elite. Mais abaixo, o Verona bateu o Lecce e deixou a zona de rebaixamento, enquanto a Cremonese superou o Spezia e ainda sonha com a permanência. A Sampdoria, por sua vez, não tem mais chances de escapar e se tornou a primeira condenada matematicamente à queda para a segundona. Confira, abaixo, o resumo da rodada.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Roma 0-2 Inter

Gols e assistências: Dimarco (Dumfries) e Lukaku (Martínez)
Tops: Brozovic e Bastoni (Inter)
Flops: Ibañez e Camara (Roma)

Frente a uma Roma assolada por lesões, a Inter precisou apenas de solidez e eficiência para vencer. O triunfo era justamente o que os comandados de Simone Inzaghi buscavam, independentemente dos meios: com o resultado positivo no confronto direto, os nerazzurri mantiveram a quarta posição e a vantagem de dois pontos sobre o Milan, além de terem se aproximado da Lazio e se distanciado da própria Loba e da Atalanta.

Bem postada defensivamente, a Inter conseguiu neutralizar a Roma e quase não sofreu na partida. Além disso, quando solicitado, Onana trabalhou bem: o fez no primeiro tempo, em chute de Pellegrini que desviou em Bastoni, e também numa bomba de Ibañez, já na etapa complementar.

A Inter abriu o placar aos 33 minutos de um primeiro tempo bastante morno. O gol saiu quando Brozovic percebeu Dumfries atacando o espaço nas costas de Spinazzola e clareou a jogada com linda enfiada. O holandês recebeu e atravessou a bola em busca de Dimarco, que completou para as redes. Com a vantagem no marcador, a Beneamata conseguiu controlar o jogo nas intermediárias, graças a uma atuação de gala do croata, e matou a partida depois que Ibañez cometeu um erro crasso na tentativa de afastar o perigo do campo de defesa. Martínez aproveitou o presente e serviu Lukaku, que deu números finais à peleja.

Milan 2-0 Lazio

Gols e assistências: Bennacer (Giroud) e Hernandez (Maignan)
Tops: Bennacer e Krunic (Milan)
Flops: Marcos Antônio e Milinkovic-Savic (Lazio)

Na partida que abriu a rodada, o Milan não deu mole para uma Lazio irreconhecível e conseguiu uma vitória importantíssima. Com o resultado, o Diavolo se isolou na quinta posição e se mantém a dois pontos do G4. Por sua vez, os celestes caíram para a terceira posição e veem sua vaga na Champions League ameaçada, já que os próprios rossoneri estão somente três pontinhos atrás.

Logo aos 10 minutos, o Milan recebeu uma péssima notícia: Rafael Leão sentiu uma fisgada na virilha, foi substituído e se tornou dúvida para o duelo de ida das semifinais da Champions League, contra a Inter. Apesar disso, o time de Stefano Pioli definiria o confronto ainda no primeiro tempo. Aos 17, Casale deu um passe na fogueira para Marcos Antônio, que foi desarmado por Bennacer na entrada da área: o argelino contou com o pivô de Giroud e abriu o placar. Já aos 27, Hernandez arrancou do campo de defesa e, sem qualquer oposição, pode disparar um belo chute no ângulo e ampliar.

Os gols dos rossoneri sintetizaram a Lazio no sábado. A equipe de Maurizio Sarri, geralmente muito sólida e agressiva, viveu uma tarde apática, desligada e nem um pouco agressiva. Dessa maneira, o segundo tempo se transformou quase numa formalidade para o Milan, que diminuiu o ritmo e pode poupar energia para o duelo contra a Inter, nesta quarta.

Hernandez marcou um belo gol na importante vitória do Milan sobre a Lazio (Getty)

Atalanta 0-2 Juventus

Gols e assistências: Iling-Junior e Vlahovic (Chiesa)
Tops: Iling-Junior e Vlahovic (Juventus)
Flops: Zappacosta e Soppy (Atalanta)

Num jogo com boas chances para ambos os lados, a Juventus levou a melhor sobre a Atalanta e assumiu a vice-liderança da Serie A, com cinco pontos de vantagem sobre o Milan, quinto colocado. Para a Velha Senhora, o ideal é aumentar esta distância, considerando que a reanálise da punição ao clube, por fraude fiscal deve ser aflitiva – caso não gere impacto na atual temporada, pode ser postergada para a próxima. A partir desta segunda, a Corte de Apelação da Federação Italiana de Futebol tem até 30 dias para emitir novo veredito, mas a Gazzetta dello Sport informa que a decisão pode sair até 25 de maio, antes da penúltima rodada do campeonato.

Em Bérgamo, a Juventus começou levando perigo com um chute de Di María, que quase aproveitou erro de passe de Koopmeiners. A Atalanta respondeu com uma cabeçada de Scalvini, que acertou a trave, e poderia ter balançado as redes com Pasalic – o croata, porém, mandou para longe uma finalização efetuada da altura da marca do pênalti. No início do segundo tempo, a Velha Senhora castigou a Dea com o garoto Iling-Junior, escalado como titular pela primeira vez na Serie A: o inglês roubou a bola de Zappacosta, trabalhou com Rabiot e pegou a sobra do cruzamento rasteiro do meia para inaugurar o placar.

Desfalcada de Lookman e Hojlund, a Atalanta teve dificuldades de levar perigo em jogadas de área e tentou marcar através de chutes de média distância: Koopmeiners fez Szczesny trabalhar e, já no final, Zappacosta acertou a trave. Nos acréscimos, o árbitro Daniele Doveri chegou a interromper a partida por conta de coros discriminatórios contra Vlahovic, de origem eslava: ultras dos nerazzurri lhe chamavam pejorativamente de “cigano”. Absurdamente, os cânticos continuaram depois que a peleja recomeçou e o atacante da Juventus deu a resposta com um lindo gol, realizado no último lance do jogo, com finalização no ângulo – um tento que ratificou o fato de que a Dea se manteria estacionada na sexta posição, agora mais longe da Champions League. O sérvio comemorou como Lukaku e, de forma extremamente controversa, acabou punido com cartão amarelo.

Napoli 1-0 Fiorentina

Gol: Osimhen (pênalti)
Tops: Kim e Gollini (Napoli)
Flops: González e Venuti (Fiorentina)

No reencontro com sua torcida, o tricampeão Napoli cumpriu tabela com a Fiorentina e venceu mais uma vez. O resultado importava pouco ou quase nada, já que o estádio Diego Armando Maradona estava lotado mesmo por conta da festa que aconteceu depois do apito final. Em comunhão com os torcedores, atletas, estafe técnico e dirigentes celebraram a conquista do scudetto até altas horas da noite.

Em campo, a Fiorentina foi mais perigosa no primeiro tempo. Gollini, escalado no lugar de Meret, teve de corrigir dois erros clamorosos de Ostigard em menos de 20 minutos: foram duas defesas importantes ante Jovic. A não ser em chutes para fora, com Elmas e Osimhen, o Napoli só viria a acordar no segundo tempo.

Logo no início da etapa complementar, Terracciano deu um passe na fogueira para Amrabat, que foi antecipado por Lobotka e cometeu pênalti sobre o eslovaco. O arqueiro da Fiorentina se redimiu ao defender a cobrança de Osimhen e o rebote, que caiu nos pés de Di Lorenzo. Com personalidade, o artilheiro do campeonato pediu a bola para bater a penalidade que Kvaratskhelia sofreu de González, pouco depois, e dessa vez colocou nas redes, chegando ao 23º gol na Serie A. O argentino ainda teve a chance de empatar para a Viola na reta final do jogo, mas errou com a meta desguarnecida. Já nos últimos suspiros, Gollini cresceu sobre Kouamé e evitou a paridade.

Alvo de coros racistas por parte da torcida da Atalanta, Vlahovic respondeu com um gol que definiu o placar a favor da Juventus (Getty)

Udinese 2-0 Sampdoria

Gols e assistências: Pereyra (Ebosele) e Masina (Lovric)
Tops: Pereyra e Lovric (Udinese)
Flops: Günter e Djuricic (Sampdoria)

A Udinese não tem mais nenhum objetivo a alcançar nesta Serie A, mas não quis saber disso e se impôs sobre uma Sampdoria apática. Virtualmente relegada à segundona, a equipe genovesa entrou em campo atônita e foi engolida logo no primeiro tempo.

Não fosse Ravaglia, a Samp poderia ter sido goleada na Dacia Arena. Os friulanos chegaram cinco vezes na etapa inicial e marcaram aos 9 e aos 34 minutos, com Pereyra e Masina. O primeiro gol saiu através de uma enfiada de Ebosele e uma cavadinha do argentino, enquanto o segundo nasceu de um cruzamento na medida para cabeçada do marroquino.

Na segunda etapa, jogando pelo orgulho, a equipe de Dejan Stankovic até tentou diminuir o estrago nos primeiros minutos. Porém, Silvestri defendeu o chute rasteiro de Zanoli e Djuricic mandou o rebote para fora. Aos 57, Gabbiadini acertou a trave. Dali em diante, o fôlego blucerchiato foi embora com a chuva e a Udinese só segurou o placar que definiu a queda da Sampdoria para a Serie B, após mais de uma década seguida na elite.

Lecce 0-1 Verona

Gol e assistência: Ngonge (Djuric)
Tops: Ngonge e Dawidowicz (Verona)
Flops: Baschirotto e Umtiti (Lecce)

O Verona não vencia fora de seus domínios havia mais de um ano e figurava na zona de rebaixamento desde setembro. Pois bem: essas duas marcas caíram neste domingo, quando o Hellas bateu o Lecce no confronto direto e, além de empurrar o Spezia para o Z3, puxou os salentinos para a briga contra o descenso. O flerte dos giallorossi com o retorno à Serie B vinha de longa data e os mastini se esforçaram para darem uma ajudinha nisso.

No Via del Mare, o Verona protagonizou uma ótima atuação defensiva e raramente permitiu que o Lecce penetrasse a sua área para finalizar – a bem da verdade, os mandantes só conseguiram furar o bloqueio de forma mais consistente no afã de buscarem o empate, nos derradeiros minutos. Além de bem postado em suas linhas de retaguarda, o Hellas mostrou vontade de ganhar desde o início, quando levou perigo com cruzamentos de Lazovic para Djuric. O bósnio chegou a acertar a trave e também obrigou Falcone a trabalhar.

Bolas alçadas à área do Lecce foram a tônica do Verona durante quase toda a partida. Contudo, o gol dos visitantes saiu de outro jeito – ainda que cabeças tenham participado do lance. Dawidowicz, Ngonge e Djuric trocaram passes de testa até o belga matar no peito, avançar com a pelota no pé e, na hora do chute, contar com o desvio em Baschirotto para vencer Falcone. Em desvantagem, os salentinos tentaram intensificar o ritmo, mas a verdade é que Montipò praticamente não trabalhou.

Em domingo de festa, o Napoli se reencontrou com sua torcida e bateu a Fiorentina (AFP/Getty)

Cremonese 2-0 Spezia

Gols e assistências: Ciofani e Vásquez (Galdames)
Tops: Carnesecchi e Ciofani (Cremonese)
Flops: Wisniewski e Reca (Spezia)

Tarde demais? A Cremonese venceu o Spezia no confronto direto pela permanência na Serie A, mas não alterou sua situação: por conta da vitória do Verona, a distância dos grigiorossi para deixar a zona de descenso continua em seis pontos, sendo que apenas 12 seguem em disputa. O resultado da partida, no entanto, pode contribuir fortemente para afundar os spezzini, que foram ultrapassados pelo Hellas e, no momento, estariam rebaixados.

O triunfo da Cremo teve o dedo de Carnesecchi. Aos 10 minutos, o goleiro mostrou tempo de reação apurado para colocar um chute à queima-roupa de Amian para escanteio e, na cobrança do corner, fez uma defesa ainda mais complicada na cabeçada de Wisniewski. No fim da primeira etapa, o zagueiro polonês recebeu um passe na fogueira de Nikolaou e carimbou a bola em Ampadu. Ciofani aproveitou a sobra e abriu o placar para os mandantes.

A etapa complementar começou com um chutaço de Shomurodov, que explodiu no travessão dos violini. O Spezia ainda desperdiçou duas chances clamorosas com Nzola e a Cremonese, que também viu Benassi errar um arremate de ótima posição, não falhou duas vezes. Aos 77 minutos, Galdames levantou bola na segunda trave e Vásquez cabeceou para as redes, fechando o placar para os comandados de Davide Ballardini.

Torino 1-1 Monza

Gols e assistências: Sanabria (Vlasic); Caprari (Petagna)
Tops: Miranchuk (Torino) e Di Gregorio (Monza)
Flops: Buongiorno (Torino) e Caldirola (Monza)

Empatados no meio da tabela, Torino e Monza dividiram os pontos num jogo que serviu apenas para cumprir tabela. Agora, os dois times estão em pé de igualdade com outros três adversários – algo bastante incomum para esta altura do campeonato.

O goleiro Di Gregorio foi o nome do jogo no Olímpico Grande Torino. Só no primeiro tempo, o arqueiro do Monza fez importantes defesas ante Vlasic, Miranchuk e Vojvoda. No início da segunda etapa, contudo, nada pode fazer quando Sanabria cortou dois marcadores e finalizou no cantinho.

Atrás no placar, o Monza quase empatou quando Rovella acionou Carlos Augusto na grande área. No entanto, Milinkovic-Savic saiu bem do gol e fechou o ângulo, impedindo a igualdade. O Torino tentou responder com Miranchuk, mas Di Gregorio apareceu para manter o marcador inalterado. Vivo no jogo, o time brianzolo igualou a peleja já no finalzinho, após Petagna fazer um bom trabalho de pivô e Caprari arrematar com extrema felicidade.

Derrotada em Údine, a Sampdoria foi a primeira equipe a selar queda para a segunda divisão (Getty)

Empoli 2-1 Salernitana

Gols e assistências: Cambiaghi (Ebuehi) e Caputo (Ebuehi); Piatek
Tops: Ebuehi e Marin (Empoli)
Flops: Bronn e Sambia (Salernitana)

Empoli e Salernitana chegaram à 34ª rodada observando a briga contra o rebaixamento de longe, embora ainda não tenham garantido matematicamente as suas permanências. Depois dessa segunda, é o time azzurro que praticamente não precisa mais se preocupar com o descenso, visto que abriu 11 pontos de vantagem para o Spezia, com 12 em disputa. A equipe de Salerno viu cair uma invencibilidade de 10 jogos, mas segue com oito pontinhos de frente para os bianconeri.

Por mais de 80 minutos, tivemos uma espécie de monólogo do Empoli. Marin dava as cartas pelo centro, enquanto Baldanzi tentava efetuar o último passe de qualidade para os atacantes, que também eram abastecidos pelos laterais Ebuehi e Parisi. Nesse samba de várias notas, Ochoa precisou efetuar duas defesas importantes na etapa inicial, mas não conseguiu impedir que Cambiaghi anotasse com uma cabeçada em seu contrapé.

No segundo tempo, o arqueiro mexicano continuou a ser exigido e só não pode fazer nada por volta dos 63 minutos. Primeiro, ficou de passageiro, vendo a bola cabeceada por Ebuehi encontrar o travessão. Na sequência do lance, traído por sua defesa, teve de assistir o lateral nigeriano servir Caputo, que só completou para a meta desguarnecida. Já no finalzinho, Piatek diminuiu ao aproveitar o rebote de Vicario – vale destacar que o goleiro ainda não recuperou a melhor forma desde que voltou de lesão. O Empoli até balançou as redes outra vez, mas o tento de Pjaca foi anulado por impedimento de Marin.

Sassuolo 1-1 Bologna

Gols e assistências: Berardi (Defrel); Domínguez (Cambiaso)
Tops: Berardi (Sassuolo) e Domínguez (Bologna)
Flops: Matheus Henrique (Sassuolo) e Orsolini (Bologna)

Fechando a rodada, o duelo de times emilianos se decidiu no primeiro tempo. Apenas cumprindo tabela, Sassuolo e Bologna entregaram raros momentos de divertimento para quem decidiu assistir ao jogo no Mapei Stadium ou em transmissão televisiva.

Aos 15, Berardi surpreendeu Cambiaso ao entrar na área e puxar para finalizar com a perna direita, que não é a boa. Mesmo assim, o craque do Sassuolo acertou um foguete no ângulo, vencendo Skorupski. Na marca dos 39, o camisa 10 criou uma boa chance para Matheus Henrique chutar de boa posição, mas o brasileiro falhou na missão e só atrasou para o arqueiro. O castigo foi quase imediato: três minutos depois, Domínguez recebeu na meia-lua e colocou na forquilha.

O segundo tempo, paupérrimo, reservou pouquíssimas emoções. Levemente superior, o Bologna teve mais sucesso na criação de jogadas, embora menos ao concluí-las. Para os rossoblù, a boa notícia foi o retorno de Arnautovic aos gramados. O austríaco não entrava em campo havia quase dois meses.

Seleção da rodada

Carnesecchi (Cremonese); Ebuehi (Empoli), Dawidowicz (Verona), Bastoni (Inter), Hernandez (Milan); Krunic (Milan), Brozovic (Inter), Bennacer (Milan); Pereyra (Udinese), Iling-Junior (Juventus); Lukaku (Inter). Técnico: Stefano Pioli (Milan).

Compartilhe!

Deixe um comentário