Serie A

Na 34ª rodada da Serie A, se enfrentarão os seis concorrentes por vagas na Champions League

Habemus campeão! Depois de 33 anos, o Napoli voltou a comemorar um título da Serie A. Oficialmente vitorioso na edição 2022-23 do certame, o time azzurro apenas cumprirá tabela até poder levantar a taça diante de sua torcida, ao fim do duelo com a Sampdoria, na última jornada. No entanto, se a corrida pelo troféu já se encerrou, a briga pela Champions League está quentíssima e terá o seu ápice na 34ª rodada, quando os seis concorrentes pelas três vagas restantes na competição se encaram em confrontos diretos.

O primeiro desses duelos abrirá a rodada e ocorrerá em San Siro, onde o Milan, atual sexto colocado, recebe a Lazio, vice-líder. Na sequência, ainda no sábado, a Inter, quarta, visita a Roma, sétima. No início do domingo, será a vez de a Atalanta, quinta, hospedar a Juventus, terceira. Como a distância entre os celestes e os giallorossi é de apenas seis pontos, os resultados desses jogos poderão provocar muitas mudanças na tabela.

A rodada será interessantíssima também para os times que brigam na parte de baixo da classificação: teremos, por exemplo, jogos entre Cremonese e Spezia e Lecce e Verona, equipes que ainda correm o risco de serem rebaixadas. Tal qual ocorre no topo da tabela, o desfecho desses confrontos diretos irá influenciar diretamente a briga pela a permanência na Serie A. Confira, abaixo, a prévia da jornada.

O jogão

Sábado, 6/5, 13h

Roma x Inter

Ao tropeçar no Monza na última rodada, a Roma permitiu que a Inter estabelecesse uma vantagem de dois pontos na tabela. Contudo, as equipes poderão acertar as contas já neste domingo. Será interessante observar o comportamento das duas formações dentro de campo, considerando que ambas disputarão uma semifinal europeia no meio da semana – os nerazzurri enfrentam o Milan, pela Champions League, e os giallorossi recebem o Bayer Leverkusen, pela Liga Europa. Por conta dos confrontos continentais, Simone Inzaghi deve promover um rodízio no onze inicial, colocando Lautaro e Çalhanoglu no banco, por exemplo. José Mourinho, em contrapartida, não tem como se dar a este luxo, visto que lesões, problemas físicos e suspensões no elenco deixaram os capitolinos em estado de emergência.

Pela Serie A, Roma e Inter se enfrentaram 179 vezes, sendo que os nerazzurri levaram a melhor em 75 desses confrontos – 54 empates e 50 triunfos dos giallorossi completam o balanço. Nos últimos 10 encontros com a Loba, a Beneamata perdeu apenas o mais recente, em San Siro, por 2 a 1.

A Inter vem recuperando sua confiança e vive um bom momento, com 12 gols marcados nos últimos três jogos – bem diferente do time que, nas 11 rodadas anteriores, havia guardado apenas 10 bolas na casinha. Para continuar com a sequência positiva, a equipe de Inzaghi precisará passar pela forte defesa romanista, que foi vazada apenas duas vezes nos nove compromissos de Serie A em que foi mandante em 2023. Nessas partidas realizadas no Olímpico, a Loba somou sete vitórias, um empate e uma derrota.

Prováveis escalações

Roma: Rui Patrício; Mancini, Cristante, Ibañez; Zalewski, Matic, Bove, Spinazzola; Solbakken, Pellegrini; Abraham.

Inter: Onana; Darmian, Acerbi, Bastoni; Dumfries, Barella, Brozovic, Mkhitaryan, Dimarco; Lukaku, Correa.

Em San Siro, o Milan tentará retornar ao G4 num duelo complicado com a Lazio (Getty)

Fique de olho

Sábado, 6/5, 10h

Milan x Lazio

Mais uma vez, o Milan tropeçou após Stefano Pioli adotar a estratégia de escalar uma equipe mista, quase reserva – o time rossonero ainda saiu no lucro e, no finalzinho, arrancou um empate da Cremonese. Jogando novamente em casa, o Diavolo precisará recuperar pontos contra uma rival por vaga na próxima Champions League e, ao mesmo tempo, terá de se preocupar com a edição atual da competição, visto que encara a Inter na quarta, pelas semifinais. Já a Lazio, que somou duas derrotas seguidas nas semanas precedentes, voltou a vencer na última rodada.

No primeiro turno, o Milan foi goleado por 4 a 0 no Olímpico. Caso perca para a Lazio novamente, presenciaremos um feito notável: em toda a história do campeonato, os biancocelestes venceram os rossoneri nos dois confrontos de uma mesma temporada apenas em 1977-78. Pesa contra o Diavolo o momento atual do time, que ganhou somente um dos seus últimos cinco jogos pela Serie A, tendo empatado os quatro demais. A equipe romana, por outro lado, triunfou em oito dos 11 mais recentes.

Prováveis escalações

Milan: Maignan; Calabria, Kjaer, Tomori, Hernandez; Krunic, Tonali; Junior Messias, Bennacer, Rafael Leão; Giroud.

Lazio: Provedel; Marusic, Casale, Romagnoli, Hysaj; Milinkovic-Savic, Marcos Antônio, Basic; Felipe Anderson, Immobile, Pedro.

Domingo, 7/5, 7h30

Atalanta x Juventus

Aproveitando os empates de Milan e Roma, a Atalanta bateu o Spezia e, com os mesmos 58 pontos dos adversários, assumiu a quinta posição. Caso dê sequência ao momento positivo e vença sua quarta partida consecutiva, a Dea também encostará na Juventus, sua rival da rodada, que tem 63. Para a Velha Senhora, o confronto direto servirá ao intuito de tentar acumular a maior vantagem possível dentro do G4, considerando as incertezas que rondam o processo a que foi submetida por fraude fiscal.

A Juventus não bate a Atalanta pela Serie A há seis jogos, tendo perdido quatro e empatado dois – inclusive, se ficarem na igualdade novamente, as equipes chegarão a uma sequência de três embates sem uma vencedora, o que ocorreu pela última vez em 1991. O confronto colocará frente a frente Zapata e Vlahovic, artilheiros que não atravessam grande fase, mas que costumam se dar bem quando encaram o adversário do domingo. Pelo Campeonato Italiano, o sérvio já anotou uma doppietta contra os nerazzurri em duas ocasiões, ao passo que o colombiano já castigou a Velha Senhora seis vezes e é, ao lado de Simeone, um dos jogadores que mais vezes marcaram contra os bianconeri de 2013-14 até agora.

Prováveis escalações

Atalanta: Musso; Rafael Toloi, Djimsiti, Scalvini; Maehle, De Roon, Koopmeiners, Zappacosta; Pasalic; Zapata, Muriel.

Juventus: Szczesny; Bremer, Bonucci, Danilo; Cuadrado, Fagioli, Locatelli, Miretti, Kostic; Di María; Vlahovic.

Demais jogos

Sábado, 6/5, 15h45
Cremonese x Spezia

Domingo, 7/5, 10h
Torino x Monza

Domingo, 7/5, 13h
Napoli x Fiorentina

Domingo, 7/5, 15h45
Lecce x Verona

Segunda, 8/5, 13h30
Empoli x Salernitana
Udinese x Sampdoria

Segunda, 8/5, 15h45
Sassuolo x Bologna

Compartilhe!

Deixe um comentário