Liga dos Campeões

A Lazio marcou no final novamente e, de virada, bateu o Celtic pela Champions League

Não foi o mais bonito dos jogos, porém um gol nos acréscimos, tal qual contra o Atlético de Madrid, mudou a história da Lazio e, dessa vez, a salvou de mais um empate. Diante da torcida escocesa, os biancocelestes enfrentaram o Celtic nesta quarta-feira, 4 de outubro, pela segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, e conseguiram uma suada virada por 2 a 1.

Ambas as equipes foram a campo com um onze inicial perto da força máxima. O Celtic de Brendan Rodgers teve nomes como Hart como goleiro e Phillips na zaga, além de Maeda e Furuhashi representando a legião japonesa do time escocês. Do lado italiano, Maurizio Sarri retornou com algumas peças poupadas no jogo contra o Milan no sábado, dentre elas Vecino e Immobile.

A Lazio começou atacando, porém os donos da casa é que abririam o placar, aos 12 minutos. Em uma bela tabelinha entre Maeda e O’Riley, Furuhashi recebeu o último passe, se descolando da zaga italiana e finalizando na saída do goleiro Provedel. Com a vantagem, os escoceses mantiveram o domínio e só viram os visitantes tentarem reagir a partir de meados da etapa inicial.

A partir dos 25 minutos, a Lazio começou a empurrar os mandantes para a sua própria área. A estratégia rendeu frutos aos 29, quando a zaga celta tirou mal a cobrança de escanteio e Romagnoli cabeceou na direção do gol. Vecino surgiu no meio do caminho e raspou a bola com a testa, fazendo-a ultrapassar a linha. Tudo igual no Celtic Park.

Vecino se desdobrou todo para empatar o jogo para a Lazio (Getty)

Depois do empate, o ritmo do jogo caiu. Os dois times se fechavam na defesa e partiam pouco para o contra-ataque. A primeira etapa terminou na igualdade na Escócia e as emoções só foram acontecer 13 minutos após o intervalo. Em cobrança de falta ensaiada, Hatate mandou um míssil na direção do gol e obrigou Provedel a fazer grande defesa. A bola ainda ficou solta na área e Johnston ficou com a sobra, mas chutou para a fora.

Curiosamente, a Lazio começou a crescer quando dois de seus jogadores mais importantes saíram. Bem marcados, Luis Alberto e Immobile não renderam o bastante, enquanto Guendouzi e Castellanos, seus substitutos, entraram ligados no jogo. Aos 69, por exemplo, o francês acionou Kamada, que levou perigo para Hart com um chute da entrada da área.

Mesmo com as alterações feitas pelos treinadores, o jogo continuou travado até a casa dos 80 minutos. Aos 81, o Celtic chegou a balançar as redes, quando Palma recebeu cruzamento e bateu no cantinho, deixando o Provedel em reação. No entanto, o VAR pegou impedimento milimétrico do hondurenho e o gol foi anulado.

Guendouzi entrou bem no jogo e forneceu a assistência para o gol decisivo, marcado por Pedro (Getty)

Quando tudo parecia que terminaria em mais um empate para a Lazio, enfim veio a virada, já na casa dos 95 minutos. Depois do bom trabalho no meio, Isaksen carregou a bola até o campo adversário e passou para Guendouzi. O francês cruzou e Pedro subiu mais do que a zaga escocesa e cabeceou no contrapé de Hart para garantir a primeira vitória da equipe italiana na nova temporada da competição.

O resultado teve também um gostinho de revanche para os ultras da Lazio. Vale lembrar que os únicos confrontos entre as equipes antes do realizado nesta quarta tinham acontecido na fase de grupos da Liga Europa de 2019-20, quando os escoceses venceram duas vezes – a última numa virada, também nos acréscimos. Naquela ocasião, foram muitas as provocações dos celtas em direção à parte da torcida rival.

No jogo realizado em Glasgow, os organizados do Celtic, identificados com a esquerda, exibiram uma faixa com um desenho da famosa foto do ex-ditador Benito Mussolini morto e pendurado, adornada com os dizeres “sigam seu líder”, em provocação aos ultras da Lazio, que professam ideais neofascistas. Já no confronto de Roma, o camaronês Ntcham comemorou o gol da virada escocesa ficando de cabeça para baixo, fazendo alusão a mesma imagem do tirano. E no duelo desta terça, a torcida alviverde exibiu um bandeirão antifascista atualizado com a celebração. De qualquer forma, foram frustrados pelo que ocorreu em campo.

Com o resultado, a Lazio empatou com o Atlético de Madrid na liderança do Grupo E, com 4 pontos cada. Porém, os espanhóis seguem em primeiro lugar por conta dos critérios de desempate. O próximo compromisso dos biancocelestes na Liga dos Campeões será somente no dia 24, fora de casa e contra o Feyenoord, terceiro colocado com 3 pontinhos – o Celtic continua zerado. A partida será às 13h45 pelo horário de Brasília.

Compartilhe!

Deixe um comentário