Liga Europa

A Atalanta bateu o Sporting em Lisboa e se isolou na liderança de sua chave na Europa League

Nesta quinta, 5 de outubro, o Sporting recebeu a Atalanta no estádio José Alvalade, em Lisboa, pela Liga Europa. A visita da equipe italiana à capital portuguesa, entretanto, se mostrou indigesta para os Leões: a Dea dominou a etapa inicial e construiu a vitória por 2 a 1 antes do intervalo. Com o seu segundo triunfo na competição, os nerazzurri passaram a liderar o Grupo D de forma isolada, enquanto os alviverdes estacionaram na vice-liderança.

A partida começou bem movimentada. Lookman partiu em velocidade pela esquerda, entrou na área e cruzou, mas o passe passou por todo mundo e morreu na linha lateral. Os portugueses responderam em um cruzamento fechado do brasileiro Matheus Reis, que quase surpreendeu Musso.

Em seguida, a Atalanta se achou na partida e gerou algumas finalizações com De Roon e Éderson. Mas sem muita qualidade nas batidas, a Dea não levou perigo. No entanto, quando trabalharam melhor suas jogadas, os italianos foram mais eficazes. E foi isso que aconteceu no primeiro gol: após troca de passes do lado direito, Koopmeiners foi até a linha de fundo, puxou os zagueiros e cruzou para trás, onde Scalvini chegava, como elemento surpresa, dentro da pequena área. O zagueiro concluiu com firmeza e balançou as redes.

A Atalanta dominou o Sporting no primeiro tempo e garantiu a vitória em Portugal (AFP/Getty)

Lookman teve duas grandes chances nas jogadas seguintes. Na primeira, ele girou em cima do marcador dentro da área e mandou por cima do gol. Já a segunda surgiu após o nigeriano cortar para dentro e finalizar para a boa defesa de Adán.

O lado esquerdo da Atalanta estava dando muito trabalho à defesa portuguesa. No final da primeira etapa, Ruggeri fez uma tabela e avançou nas costas da zaga, entrou na área e tocou na saída do goleiro, que conseguiu travar o arremate. Mas a defesa não foi capaz de reter a bola, que sobrou para o camisa 22 ampliar para a equipe de Gian Piero Gasperini.

Já na segunda etapa, o Sporting de Rúben Amorim esboçou uma reação: após cobrança de falta ensaiada, Edwards cruzou para uma cabeçada perigosa, que saiu rente à trave direita de Musso. Novamente após uma jogada ensaiada de falta, o brasileiro Matheus Reis recebeu e finalizou forte, parando no arqueiro atalantino. No rebote, Diomande mandou por cima da baliza.

Porém, o árbitro foi chamado ao monitor pelos assistentes de vídeo e viu que a bola chutada por Diomande desviou na mão de Scalvini. Com isso, marcou o pênalti a favor dos portugueses. Gyökeres converteu e diminuiu para o Sporting. A pelota ainda bateu na trave direita de Musso antes de morrer no fundo das redes.

Autor do primeiro gol da Atalanta, Scalvini cometeu a penalidade que permitiu o desconto sportinguista, com Gyökeres (AFP/Getty)

Depois do gol, o Sporting foi para cima e teve duas grandes chances. A primeira veio com Edwards, que recebeu na frente e saiu cara a cara com Musso. Enérgico, o goleiro conseguiu fechar o ângulo e defendeu a finalização. A outra oportunidade surgiu de outro contra-ataque e desta vez foi o moçambicano Catamo que arrematou. A bola bateu na trave direita da Atalanta, explodiu no arqueiro e saiu pela linha de fundo. Os italianos tinham a sorte a seu lado.

Apesar desse momento de abafa, que marcou a superioridade do Sporting no segundo tempo, as investidas dos portugueses não deram resultado. Já no final, após resistir ao ataque dos Leões, a Atalanta teve uma nova chance: Scamacca quase ampliou após chutar de fora da área, mas Adán defendeu.

No fim das contas, a Atalanta assegurou a bela vitória contra o adversário mais qualificado do Grupo D, com o qual teoricamente briga pela liderança – ademais, obteve o feito como visitante. Por enquanto, os italianos saíram na frente e se isolaram no topo da chave, com 6 pontos. Os portugueses vêm logo atrás, com os mesmos 3 do Sturm Graz, próximo rival da Dea na Liga Europa. Ainda zerado, o Raków Czestochowa é o lanterna.

Compartilhe!

Deixe um comentário