Liga Europa

Impiedosa, a classificada Atalanta atropelou o Raków Czestochowa na Europa League

A Atalanta já tinha garantido a primeira posição do Grupo D da Liga Europa e, consequentemente, a classificação direta às oitavas de final ao empatar com o Sporting, na última rodada da competição. Mesmo assim, foi com muita fome para a Polônia e goleou o eliminado Raków Czestochowa por 4 a 0. Além do atropelo, o jogo foi positivo para a Dea porque vários garotos puderam atuar – e mostrar serviço.

Considerando a situação do grupo, Gian Piero Gasperini aproveitou para rodar o elenco e dar minutagem a jogadores pouco utilizados na temporada. Mas isso não significava que a Atalanta tiraria o pé. Na entrevista coletiva antes do jogo contra o Raków Czestochowa, o técnico disse que estava na Polônia para vencer. Era verdade.

A Atalanta foi a campo com os jovens zagueiros Del Lungo, que estreava na temporada, e Bonfanti – que atuara por alguns minutos na Serie A e debutava como titular. Outros garotos que atuariam ao longo da partida seriam Palestra, De Nipoti, Mendicino, Cissé e até o goleiro Rossi, que substituiria Carnesecchi no finalzinho da peleja. Sem dúvidas, o clima era de amistoso em Sosnowiec – cidade em que o Raków mandou seus compromissos continentais por conta da reduzida capacidade de seu estádio em Czestochowa.

Acabou que o primeiro lance importante da partida foi o gol que abriu os trabalhos para a Atalanta. Aos 14 minutos, após lançamento da defesa, a bola ficou com os poloneses, mas Miranchuk foi mais esperto que a zaga adversário, roubou a posse e tocou para Muriel. O colombiano limpou o marcador e chutou no contrapé do goleiro Kovacevic.

Com dois gols, Muriel foi o destaque da Atalanta na Polônia (AFP/Getty)

O segundo gol saiu aos 26, após jogada de escanteio cobrada curta: a bola foi cruzada na área e, no bate-rebate o zagueiro Bonfanti aproveitou e empurrou para as redes. Foi o primeiro gol dele entre os profissionais. Com meia hora de jogo, Muriel recebeu na frente e saiu cara a cara com o arqueiro. Na finalização, a pelota gentilmente bateu na trave e foi afastada para longe da meta de Kovacevic.

Já na segunda etapa, os donos da casa chegaram com perigo, após cabeçada de Kovacevic – não o goleiro Vladan, mas sim o zagueiro Adnan. O beque subiu mais do que a zaga da Atalanta no escanteio e mandou a bola na trave de Carnesecchi. Na sobra, Crnac teve a finalização bloqueada.

No lance seguinte, na casa dos 72 minutos, a Atalanta ampliou: em contra-ataque pela direita, a bola foi cruzada na área de forma rasteira e, antes que chegasse em Muriel, o adversário chutou. Só que a redonda acabou desviando no colombiano e morreu no fundo da rede.

Já nos acréscimos, a Atalanta chegou ao quarto gol com De Ketelaere. O belga tabelou com De Nipoti dentro da área e chutou cruzado para vencer Kovacevic. Um belo gol que garantiu a vitória de goleada dos comandados de Gasperini, fora de casa. As oitavas de final da Liga Europa começam em março de 2024 e a Dea só conhecerá o seu adversário no mata-mata em fevereiro.

Compartilhe!

Deixe um comentário