Serie A

Na 16ª rodada do Italiano, a Inter tentará manter liderança em visita a uma Lazio irregular

Após a última rodada da história das fases de grupos das competições europeias do jeito que as conhecemos hoje, as sete equipes italianas que têm compromissos continentais terão até fevereiro para se concentrar apenas em torneios nacionais. Apesar de termos duas etapas da Coppa Italia e a Supercopa Italiana até lá, a cereja do bolo é a Serie A. É nesse período que deveremos ver a briga entre Inter e Juventus se intensificar e esse novo momento começa já neste fim de semana, com a 16ª jornada.

A Juventus volta a abrir os trabalhos de uma rodada pela quinta vez nesta temporada – a terceira seguida – e, com seu amplo favoritismo sobre o Genoa, deve colocar pressão sobre a Inter novamente. Os nerazzurri já estão calejados com isso, considerando que já perderam e retomaram a liderança da Serie A durante a mesma jornada em seis ocasiões. Neste fim de semana, a Beneamata terá um duelo complicado no Olímpico, ainda que a Lazio venha oscilando.

Outro jogo interessante deste fim de semana é um confronto direto, e que tem tudo a ver com as competições europeias citadas acima: afinal, Roma e Bologna estão empatados na quarta colocação e brigam por uma vaga na Champions League. O bom desempenho das equipes italianas em solo continental fez com que a federação ganhasse pontos no ranking da Uefa e levasse a Itália ao primeiro lugar do quadro em 2023-24. Se a temporada terminar assim, o país terá um participante a mais na próxima Liga dos Campeões, que será disputada em novo formato. Portanto, as duas agremiações se classificariam se o cenários permanecerem inalterados. Confira, a seguir, a prévia da rodada.

O jogão

Domingo, 17/12, 16h45

Lazio x Inter

Apesar de ser uma das equipes mais oscilantes do campeonato, a Lazio de Maurizio Sarri venceu alguns dos seus big matches no certame, como contra Atalanta e Napoli. A adversária deste domingo é talvez a mais difícil delas, já que a Inter é a líder da Serie A e ainda não foi batida fora de casa na competição. Por outro lado, a Beneamata tem ciência das dificuldades que pode encontrar em Roma, já que foi derrotada por 3 a 1 nas duas últimas visitas aos celestes no Olímpico – ambas sob o comando de Simone Inzaghi.

Ocupando atualmente a nona posição, com os mesmos 21 pontos do Monza, a Lazio precisa vencer para se manter na corrida por uma vaga na próxima Champions League. Afinal, está quatro atrás de Roma e Bologna, que dividem a quarta colocação. Já a Inter só depende de si mesma para se manter isolada na liderança, tendo atualmente dois pontos a mais do que a Juventus, atual segunda colocada.

Pela Serie A, os últimos 10 jogos entre Lazio e Inter mostram muito equilíbrio, com cinco vitórias dos nerazzurri, incluindo aquela no confronto mais recente, quatro dos aquilotti e um empate. Apesar da vantagem, a Beneamata não vence a adversária no Olímpico desde 2018, quando o treinador laziale era justamente Inzaghi – nos quatro duelos seguintes, perdeu três.

Parte considerável da responsabilidade pela ótima fase atual da Inter deve ser atribuída ao momento espetacular de Martínez, que ainda tem três jogos para alcançar ou superar um recorde histórico pelos nerazzurri. Até o momento, Lautaro marcou 28 gols pela Serie A em 2023 e apenas três jogadores obtiveram um desempenho melhor com a camisa da Beneamata: Meazza, com 29 em 1933 e 30 em 1930; Angelillo, com 31 em 1958; e Nyers, com 32 em 1951.

Prováveis escalações

Lazio: Provedel; Lazzari, Casale, Gila, Marusic; Guendouzi, Rovella, Luis Alberto; Felipe Anderson, Immobile, Zaccagni.

Inter: Sommer; Bisseck, Acerbi, Bastoni; Darmian, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, Martínez.

Fique de olho

Sexta, 15/12, 16h45

Genoa x Juventus

O roteiro da Juventus vem se repetindo nas últimas semanas: os bianconeri jogam antes da Inter, vencem e passam uma ou duas noites na liderança, mas vêm a retomada da ponta pelos nerazzurri. Isso pode ser reprisado mais uma vez nesta rodada, visto que a equipe de Massimiliano Allegri entra em campo nesta sexta e é favoritíssima à vitória sobre um Genoa que não ganhou nenhuma de suas três partidas mais recentes. No domingo, entretanto, a Beneamata terá compromisso complicado e a torcida da Velha Senhora espera por um desfecho diferente do produzido nas jornadas anteriores.

Após cinco derrotas consecutivas, o Genoa bateu a Juventus no jogo mais recente entre as duas equipes na Serie A. Com isso, o Grifone terá a chance de ganhar dos bianconeri em compromissos consecutivos no campeonato pela primeira vez desde 1991, quando venceu três confrontos seguidos sob o comando de Osvaldo Bagnoli. Entretanto, o time da Ligúria deverá ter um olho no peixe e outro em Gatti. O zagueirão pegou gosto por ser decisivo e anotou dois de seus três gols no Italiano nas duas últimas rodadas. Assim, pode se tornar o primeiro defensor da Juve a marcar numa sequência de três partidas desde o começo da era dos três pontos, em 1994.

A Roma de Mourinho terá importantes desfalques no confronto direto com o Bologna (Getty)

Domingo, 17/12, 14h

Bologna x Roma

Se no começo da temporada disséssemos que Roma e Bologna fariam um confronto direto pela Champions League, provavelmente muitos estranhariam. Mas cá estamos: na 16ª rodada, as duas equipes estão empatadas na quarta posição e brigam ponto a ponto por uma vaga na próxima edição da principal competição de clubes da Europa.

Além da dificuldade natural do jogo, visto que o time de Thiago Motta é a maior surpresa positiva do campeonato, a Roma ainda precisará suprir as ausências de Zalewski e Lukaku, expulsos contra a Fiorentina. Mas os dois não são os únicos que desfalcarão a Loba: Dybala, Azmoun, Aouar e Spinazzola se juntaram a uma lista de lesionados que já contava com Abraham, Kumbulla e Smalling.

No Bologna, o clima é bem mais positivo. Destaque do time, o holandês Zirkzee, de 22 anos, anotou uma doppietta sobre a Salernitana, chegou a sete gols na Serie A e é o jogador mais jovem a ter alcançado tais números nos cinco principais campeonatos europeus da atual temporada. Os rossoblù, ademais, somam cinco vitórias consecutivas em seus domínios e visam repetir a sua melhor sequência recente – sete triunfos em sequência em 2018-19. Bater os emilianos no Renato Dall’Ara não será nada fácil para uma Roma que não costuma ser regular fora de casa. Até agora, a trupe de José Mourinho acumulou dois sucessos, dois empates e três derrotas como visitante na edição 2023-24 do certame.

Demais jogos

Sábado, 16/12, 11h
Lecce x Frosinone

Sábado, 16/12, 14h
Napoli x Cagliari

Sábado, 16/12, 16h45
Torino x Empoli

Domingo, 17/12, 8h30
Milan x Monza

Domingo, 17/12, 11h
Fiorentina x Verona
Udinese x Sassuolo

Segunda, 18/12, 16h45
Atalanta x Salernitana

Compartilhe!

Deixe um comentário