Serie A

Na 26ª rodada do Italiano, Milan e Atalanta brigam por vice-liderança e consolidação no G4

Após uma semana positiva para as equipes italianas nas competições europeias, com a Inter saindo na frente do Atlético de Madrid e o Napoli se mantendo vivo contra o Barcelona, pela Liga dos Campeões, e Milan e Roma avançando às oitavas da Europa League, a Itália ganhou pontos no ranking da Uefa e praticamente garantiu a quinta vaga na próxima edição da Champions League. Com esse pano de fundo, a 26ª rodada da Serie A terá alguns confrontos fundamentais na busca por um desses lugares.

O mais importante desses jogos se dará entre Milan e Atalanta, em San Siro. Se os rossoneri cobiçam a vice-liderança do campeonato, atualmente com uma Juventus que não vence há quatro partidas, os nerazzurri, empatados com o Bologna, buscam conforto na corrida europeia. Até porque o time de Thiago Motta recebe o Verona, que briga para não cair para a segunda divisão. Outro duelo vital na luta por vagas continentais se dará em Florença, onde a Fiorentina recebe a Lazio.

A rodada ainda terá a visita da Inter ao Lecce e a estreia do técnico Francesco Calzona na Serie A. O italiano debutou pelo Napoli na última quarta-feira, contra o Barcelona, e tem a missão de resgatar o detentor do scudetto, que ocupa a modesta nona colocação, com remotas chances de classificação à Champions League. Confira, a seguir, a prévia da jornada.

O jogão

Domingo, 25/2, 16h45

Milan x Atalanta

Nesta sexta, Milan e Atalanta conheceram seus adversários nas oitavas de final da Liga Europa – Slavia Praga e Sporting, respectivamente. Antes disso, os dois times da Lombardia se enfrentam num duelo que pode encurtar a distância entre eles, já que os rossoneri têm uma vantagem de sete pontos sobre os nerazzurri, atualmente mais preocupados com o Bologna em seus calcanhares. O Diavolo, por sua vez, almeja se recuperar da derrapada do último fim de semana e tomar a vice-liderança da Juventus.

Após a derrota para o Monza, o Milan se classificou para as oitavas da Europa League com um tropeço frente ao Rennes e precisa dar respostas às fraquezas em seu setor defensivo, que sofreu sete gols nesses jogos. E terá que fazê-lo contra o potente ataque da Atalanta, que anotou 17 tentos – em contrapartida, a equipe sofreu apenas dois – e levou os nerazzurri a vitórias em seus últimos cinco compromissos pela Serie A.

Vitoriosa no confronto do primeiro turno, a Atalanta visa repetir um feito que não alcança desde 2007-08, quando derrotou o Milan em ambos os confrontos do campeonato. Para isso, conta com um de seus destaques no ano: o neerlandês Koopmeiners, que tem nove gols marcados em todas as competições e pode, pelo segundo ano consecutivo, atingir o duplo dígito no quesito. A propósito, o holandês já participou de três tentos contra o Milan nesta temporada, contando Serie A e Coppa Italia.

Outro jogador que vem se destacando pela Atalanta é De Ketelaere, que foi emprestado aos bergamascos após um ano ruim no Milan e parece estar reencontrando seu bom futebol sob o comando de Gian Piero Gasperini. Nesta Serie A, o belga já marcou seis gols e forneceu seis assistências, sendo um dos únicos dois meias a alcançarem tais números. Está atrás apenas do rossonero Pulisic, que anotou sete vezes e efetuou seis passes decisivos no campeonato.

Prováveis escalações

Milan: Maignan; Florenzi, Thiaw, Gabbia, Hernandez; Bennacer, Reijnders; Chukwueze, Loftus-Cheek, Rafael Leão; Giroud.

Atalanta: Carnesecchi; Scalvini, Djimsiti, Kolasinac; Holm, De Roon, Éderson, Ruggeri; Koopmeiners; Miranchuk, De Ketelaere.

Fique de olho

Domingo, 25/2, 14h

Lecce x Inter

Cada vez mais líder, se aproveitando dos tropeços dos rivais sem deixar pontos pelo caminho, a Inter de Simone Inzaghi pode aproveitar o confronto deste domingo pra somar mais três na tabela, visitando um Lecce que vem de duas derrotas consecutivas e que, apesar da 13ª posição, vê a zona de rebaixamento se aproximar – são apenas quatro pontinhos a mais que o Sassuolo, primeiro time fora do Z3. Se vencer no fim de semana e também o jogo a ser recuperado contra a Atalanta, na próxima quarta, a Beneamata pode chegar a pelo menos 12 de frente sobre o segundo colocado.

O Lecce, que venceu apenas dois de seus últimos 10 jogos pela Serie A, busca superar a Inter apenas pela segunda vez em 16 confrontos – perdeu 11 dos 15 anteriores. Tal qual aconteceu entre fevereiro e dezembro de 2021, pelo Campeonato Italiano, a Beneamata chegou a 19 partidas consecutivas marcando como visitante e, pela primeira vez em sua história, pode alcançar 20. De lambuja, há a chance de isso coincidir com o 100º gol de Martínez na competição. Lautaro tem 99, sendo 20 na atual edição do certame.

Barella, que marcou no jogo do primeiro turno contra o Lecce, está em alta na Inter (AFP/Getty)

Segunda, 26/2, 16h45

Fiorentina x Lazio

Com a vitória sobre o Torino nesta quinta-feira, em partida adiada da 21ª rodada, a Lazio chegou aos mesmos 25 jogos da Fiorentina e ultrapassou a Viola na tabela, alcançando o sétimo lugar e atingindo 40 pontos. dessa forma, a equipe de Maurizio Sarri mantém vivas as chances de se classificar para a próxima Champions League, enquanto a Viola de Vincenzo Italiano, oitava, enfrenta uma crise, com apenas uma vitória pela Serie A em 2024. Sem dúvidas, o confronto direto terá um peso ainda maior para a agremiação de Florença.

O duelo entre as duas formações é fundamental na briga por uma vaga nas competições europeias da próxima temporada – e o empate não interessa a ninguém, visto que a Fiorentina precisa se recuperar e a Lazio visa encostar de vez em Atalanta e Bologna, que dividem a quarta posição. Pela Serie A, a Viola não bate os aquilotti há cinco jogos, tendo sido derrotada em quatro deles e obtido sua última vitória em 2021, quando ainda era treinada por Giuseppe Iachini e, do outro lado, o comandante capitolino era Simone Inzaghi. A propósito, Italiano jamais venceu Sarri: perdeu quatro dos cinco confrontos já realizados e, no empate por 1 a 1 entre violetas e biancocelestes, em janeiro de 2023, viu sua equipe balançar as redes do técnico adversário pela única vez contra.

Demais jogos

Sexta, 23/2, 16h45
Bologna x Verona

Sábado, 24/2, 11h
Sassuolo x Empoli

Sábado, 24/2, 14h
Salernitana x Monza

Sábado, 24/2, 16h45
Genoa x Udinese

Domingo, 25/2, 8h30
Juventus x Frosinone

Domingo, 25/2, 11h
Cagliari x Napoli

Segunda, 26/2, 14h30
Roma x Torino

Compartilhe!

Deixe um comentário