Publieditorial Serie A

Os cinco jogadores portugueses que brilharam no futebol italiano

Os jogadores portugueses são reconhecidos pelo seu talento e entrega. Facto que leva muitos deles a integrarem a Premier League, a Série A ou a La Liga, algumas das ligas mais competitivas do mundo.

Tanto as casas de apostas como os adeptos fiéis acompanham os êxitos dos futebolistas portugueses. Ter a noção dos feitos dos jogadores portugueses no estrangeiro é tão importante, para os que adoram a modalidade, como a opinião da MightyTips sobre a LSbet. Ambas permitem ao apostador saber mais sobre a modalidade e tomar decisões informadas.

Mergulhemos, portanto, no universo da Série A italiana e vejamos quais os jogadores de futebol portugueses, cujo nome continua a ecoar no futebol italiano.

Luís Figo, Inter

O lendário líder da Inter de Milão. Luís Figo foi uma figura incontornável da equipa italiana.

Ainda que o seu nome seja, muitas vezes, recordado, pela sua transferência do Barcelona para o Real Madrid, a verdade é que Luís Figo representou a Internazionale por cinco épocas. Terminou, no clube italiano, a sua magnífica carreira e deixou o futebol enquanto campeão da Série A 2008/09.

Facto: Luís Figo foi também uma figura significativa da seleção portuguesa, com momentos memoráveis, de um génio da bola.

João Cancelo, Juventus

A viagem de Cancelo pelo futebol internacional tem sido, nada mais, do que mágica. O jogador iniciou a sua carreira no Benfica, passou para o Valencia, chegou, em 2017, à Internazionale e integrou a Juventus, no ano seguinte.

Jogou na Premier League, na Bundesliga e regressou, em 2024, à La Liga. Jogador fundamental na defesa da Juventus, demonstrando excepcionais habilidades defensivas.

O seu papel na seleção portuguesa tem sido também fundamental, com algumas exibições dignas dos melhores jogadores.

Ricardo Quaresma, Inter

O jogador destaca-se pelo brilhantismo que aportou ao FC Porto e ao Sporting CP, com alguns passes e lances mágicos.

A carreira internacional não foi tão brilhante. Representou, de qualquer modo, alguns dos maiores clubes do mundo, como o Barcelona, o Chelsea e a Inter.

Facto: Foi aliás na Inter que o jovem avançado contribuiu significativamente para o sucesso da equipa com o seu talento futebolístico. Conhecido pelo seu passe de trivela, Quaresma tinha nos pés um incrível dom de bola.

É certo que a dificuldade em adaptar-se ao futebol internacional, o levou a regressar ao FC Porto e, mais tarde, já em fim de carreira, ao Vitória de Guimarães.

Rui Patrício, Roma

O eterno guarda-redes do Sporting CP rumou para o Wolverhampton, em 2018, depois de ter representado o clube português ao longo de 12 anos, enquanto profissional da Primeira Liga.

Abandonou a Premier League para juntar-se à Roma, em 2021. Equipa com quem tem contrato até 2024. O guarda-redes experiente desempenhou um papel crucial no futebol italiano com a sua presença confiável na defesa.

Apesar disso e de acordo com dados apurados, a Roma não pretende renovar contrato com Rui Patrício. Recorde-se que o português foi substituído por Svilar, após o despedimento de José Mourinho.

«Mister, agradeço-lhe por ter confiado em mim para fazermos esta viagem juntos, pela admiração, respeito e amizade que sempre partilhámos! Um grande abraço também a toda a equipa técnica, desejando tudo de bom para os próximos desafios!! Até breve», pode ler-se nas palavras deixadas pelo guardião português, após o técnico português ter sido despedido.

Cristiano Ronaldo, Juventus

Falar dos melhores jogadores portugueses no futebol italiano e não mencionar o Cristiano Ronaldo na Juventus seria quase uma heresia.

Os talentos do número 7 são sobejamente conhecidos, assim como a sua profícua carreira, pelos clubes por onde passou.

Um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, que brilhou no futebol italiano com suas habilidades extraordinárias e conquistou títulos tanto com a Juventus quanto com a seleção portuguesa.

Nas palavras de Matiás Soulé, que se cruzou com o avançado precisamente na Juventus, «Ronaldo? Dizem que é isto e aquilo, mas a verdade é que é um génio».

Cristiano Ronaldo e o império CR7 têm levado o nome e a bandeira de Portugal, por todo o mundo. A sua carreira futebolística é incontestavelmente grandiosa, digna de um filme de Hollywood.

Os jogadores portugueses em Itália

Esta lista de 5 jogadores é bastante reduzida e não abarca a quantidade e qualidade dos jogadores portugueses que passaram pelo futebol italiano, como é o caso de:

  • Rafael leão
  • Fernando Couto
  • Rui Costa
  • Bruno Alves
  • Rui Barros
  • Paulo Futre
  • André Silva

Entre muitos outros nomes portugueses que deram um novo brilho à Série A italiana. A juntar-se ao nomes de jogadores, podemos acrescentar os treinadores portugueses que representaram clubes italianos, como o Special One José Mourinho, Paulo Sousa ou Paulo Fonseca. Apenas para referir alguns.

Portugal é um ótimo exportador de jogadores de treinadores de futebol.

Compartilhe!

Deixe um comentário