Estamos nos aproximando do final da Serie A e os vértices da tabela já têm seus donos praticamente definidos. Se a Inter é a virtual campeã da temporada, até mesmo Danilo Iervolino, presidente da Salernitana, já admite que a sua equipe será a primeira rebaixada do campeonato. Mas ainda temos muitas brigas em aberto e uma delas, pela Champions League, será apimentada simplesmente por um Derby della Capitale nesta 31ª rodada.
No sábado, a Roma tentará se recuperar do tropeço contra o Lecce e se livrar da péssima sequência recente em clássicos com a Lazio. Caso vença, a equipe giallorossa praticamente sepultará o sonho de vaga na Champions League da rival. Ao mesmo tempo, os aquilotti precisam do triunfo para encostarem na Loba, atual quinta colocada. Mais acima na tabela, a Juventus fará outro duelo de muita rivalidade com a Fiorentina, que necessita de uma vitória para seguir na briga por classificação a uma competição europeia. Confira, abaixo, a prévia da jornada.
O jogão
Sábado, 6/4, 13h
Roma x Lazio
Independentemente do contexto, o Derby della Capitale é sempre um dos jogos mais importantes do campeonato – principalmente para as torcidas da Cidade Eterna. O duelo deste sábado, porém, é diferente, pois vital para a briga por uma vaga nas competições europeias da próxima temporada. Afinal, a Lazio bateu a Juventus na última rodada, ocupa a sétima posição e ainda pode se reinserir na corrida por Champions League, em caso de vitória no clássico. Do outro lado, a Roma, que apenas empatou com o Lecce, precisa ao menos garantir o quinto lugar e torcer para que, por conta do ranking da Uefa, a Itália seja agraciada com um representante extra na próxima edição da Liga dos Campeões.
Considerando todas as competições, Roma e Lazio já se enfrentaram 182 vezes, com 67 vitórias dos giallorossi, 51 dos biancocelestes e 64 empates e 51 vitórias laziali. Porém, apesar de ter vantagem sobre a rival, a Loba não a bate há quatro jogos, nos quais somou três derrotas e não marcou gols – aliás, jamais havia passado tantos clássicos seguidos sem encontrar as redes.
Ambas as equipes trocaram de treinador desde o dérbi do primeiro turno – e também o das quartas da Coppa Italia. Este é um fato raro, que não ocorria desde 1996-97. Igor Tudor, o novo comandante da Lazio, venceu em sua estreia contra a Juventus, pela Serie A, e, na sequência, perdeu para a mesma adversária pelas semifinais do mata-mata nacional. Já pela Roma, Daniele De Rossi busca sua nona vitória no cargo e a oitava no campeonato, onde já conquistou 23 pontos até o momento. Apenas Eusebio Di Francesco e Rudi Garcia, com 24 e 30, respectivamente, pontuaram mais em seus primeiros 10 jogos à frente da Loba na competição, considerando o período vigente a partir de 1994, quando os triunfos passaram a valer três pontinhos.
Prováveis escalações
Roma: Svilar; Çelik, Mancini, Llorente, Spinazzola; Cristante, Paredes, Pellegrini; Dybala, Lukaku, El Shaarawy.
Lazio: Mandas; Patric, Romagnoli, Gila; Marusic, Guendouzi, Cataldi, Felipe Anderson; Kamada, Luis Alberto; Castellanos.
Fique de olho
Domingo, 7/4, 15h45
Juventus x Fiorentina
Vencedoras de seus confrontos válidos pela ida das semifinais da Coppa Italia, Juventus e Fiorentina buscam se recuperar após derrotas na Serie A. Os bianconeri ganharam apenas um dos últimos nove jogos na competição, permitindo que o Milan se consolidasse na vice-liderança e o Bologna, quarto colocado, encostasse – tem somente dois pontos a menos. Já a equipe violeta, que não triunfa há três rodadas e ocupa a 10ª posição, pode se ver em posição ainda mais complicada na disputa por vagas europeias caso seja derrotada em Turim.
Pela Serie A, a Juventus venceu seus dois últimos confrontos com a Fiorentina e não sofreu gols em ambos, além de ter ganho 11 dos 12 mais recentes duelos contra a Viola em seus domínios. A Velha Senhora tem Vlahovic e Chiesa, dois ilustres ex-gigliati em seu elenco, mas eles jamais balançaram as redes de sua antiga equipe desde que deixaram Florença – vale salientar que foram os autores dos tentos no triunfo sobre a Lazio, pela Coppa Italia. Já os toscanos contam com Belotti, que já fustigou os bianconeri em quatro oportunidades, todas nos tempos de Torino e a derradeira delas no já distante fevereiro de 2018.
Segunda, 8/4, 15h45
Udinese x Inter
Cada vez mais próxima de seu scudetto de número 20, a Inter fará o seu segundo jogo consecutivo contra uma equipe que briga contra o rebaixamento: após bater o Empoli, encara a Udinese. Ocupando a 14ª posição, os friulanos têm apenas três pontos de vantagem para a zona de descenso e obter um resultado inesperado nesta rodada faria muito bem para seu objetivo da temporada, que é a permanência na elite.
A Udinese já foi uma verdadeira pedra no sapato da Inter, mas a equipe nerazzurra venceu cinco dos últimos seis confrontos com os friulanos pela Serie A – com uma derrota em setembro de 2022, na condição de visitante. Em caso de vitória no jogo da próxima segunda, a Beneamata alcançaria a marca de 82 pontos em 31 rodadas, menos apenas do que a Juventus de 2018-19. A trupe de Simone Inzaghi ainda mira o recorde histórico de pontuação em uma temporada do certame: os 102 da Velha Senhora, sob o comando de Antonio Conte, em 2013-14.
Demais jogos
Sexta, 5/4, 15h45
Salernitana x Sassuolo
Sábado, 6/4, 10h
Milan x Lecce
Sábado, 6/4, 15h45
Empoli x Torino
Domingo, 7/4, 7h30
Frosinone x Bologna
Domingo, 7/4, 10h
Monza x Napoli
Domingo, 7/4, 13h
Cagliari x Atalanta
Verona x Genoa