Equilibrada de ponta a ponta, a Serie A terá, na 14ª rodada, diversos confrontos diretos entre times que lutam pelo título e aqueles que lutam para não caírem. A jornada se inicia nesta sexta justamente com um deles: o duelo entre Cagliari e Verona, que se encontram na parte inferior da tabela. Mas, evidentemente, chama mais atenção o jogaço que coloca frente a frente Fiorentina e Inter, que dividem a vice-liderança e podem até chegar ao topo da classificação em caso de vitória associada a um tropeço do Napoli no Torino.
Um outro confronto direto na parte inferior da tabela envolve Como e Monza, que fazem o Dérbi da Brianza. Este clássico lombardo é inédito na elite e, por ironia do destino, ocorre justamente quando os dois times se encontram na zona de rebaixamento – algo que não era esperado. Outra partida que, ao menos no momento do sorteio da Serie A, tinha cheiro de duelo franco – por vaga europeia, neste caso – é aquela entre Roma e Atalanta. Porém, enquanto a Dea até supera expectativas ao brigar pelo scudetto, a Loba é uma das grandes decepções da temporada. Embora, vale salientar, pareça ter encontrado um caminho desde a chegada de Claudio Ranieri. Confira, abaixo, a prévia da rodada.
O jogão
Domingo, 1º/12, 14h
Fiorentina x Inter
Empatadas na segunda posição da Serie A, com os mesmos 28 pontos, Fiorentina e Inter se enfrentarão neste domingo com a possibilidade de alcançarem o topo da tabela – ou, a menos, de levarem a melhor sobre uma rival direta, se o Napoli não bobear na visita ao Torino. Por outro lado, os azzurri, a Atalanta, a Lazio e até a Juventus torcem fervorosamente por um empate neste duelo, visto que ambas as equipes deixariam pontinhos pelo caminho.
Nesta Serie A, a equipe de Simone Inzaghi apresentou algumas dificuldades em confrontos mais importantes, como contra Milan e Napoli, onde perdeu e empatou, respectivamente, ou no rocambolesco 4 a 4 com a Juventus – o que não tem acontecido na Champions League, onde tem ido bem nos “big matches”. Já a Fiorentina almeja vencer mais uma vez um grande duelo neste campeonato, como fez com Lazio e Roma, por exemplo.
O retrospecto recente do confronto é favorável à Inter, que venceu oito dos últimos 14 jogos, tendo perdido apenas um – a propósito, não sofreu gols da Viola nos dois mais recentes. Para tentar quebrar a sequência negativa contra a rival, a Fiorentina conta com sua ótima fase: vem de sete vitórias consecutivas no campeonato e pode, inclusive, igualar seu recorde histórico de oito triunfos seguidos na Serie A. Vale destacar ainda que o duelo colocará frente a frente os atacantes que atualmente dividem a vice-artilharia do certame: Kean e Thuram, com nove tentos cada. Enquanto o francês assumiu o improvável papel de goleador dos nerazzurri, mesmo não exercendo uma função tão diferente daquela que cumpriu no ano passado, o italiano encontrou na Toscana a motivação e a confiança necessárias para chegar à melhor forma de sua carreira.
Prováveis escalações
Fiorentina: De Gea; Dodô, Comuzzo, Ranieri, Gosens; Adli, Cataldi; Colpani, Gudmundsson, Bove; Kean.
Inter: Sommer; Bisseck, De Vrij, Bastoni; Darmian, Barella, Çalhanoglu, Mkhitaryan, Dimarco; Thuram, Lautaro.
Fique de olho
Domingo, 1º/12, 11h
Torino x Napoli
O empate com o Monza rompeu a sequência de derrotas do Torino. Mesmo assim, após um ótimo começo de campeonato, o time grená precisou redimensionar expectativas, já que se encontra somente alguns pontos acima da zona de rebaixamento. Já o Napoli, após uma boa vitória contra a Roma, busca se manter isolado na liderança da Serie A e, para não precisar se preocupar com os resultados das suas perseguidoras, que têm somente um ponto a menos, tem que triunfar em Turim.
Como está fora das competições europeias nesta temporada, o Napoli terá entre esta e a próxima rodada o seu único compromisso de meio de semana agendado em 2024-25 – com a exceção da 10ª rodada da Serie A, que ocorreu entre uma terça e uma quinta no fim de outubro. Os azzurri terão um complicadíssimo duelo pelas oitavas de final da Coppa Italia, contra a Lazio, e a administração de forças para esta sequência de jogos deixará evidente o quanto Antonio Conte valoriza cada um dos torneios e qual será o principal objetivo dos partenopei nesta época.
Um dos principais destaques do Napoli na atual temporada é a defesa: soma oito partidas em que não foi vazada e sofreu apenas nove gols, sendo a segunda melhor da Serie A em ambos os quesitos. Grande parte disso se deve a Buongiorno, zagueiro nascido em Turim, torcedor do Torino e criado na base do time grená. Neste domingo, o beque enfrentará o seu clube formador pela primeira vez na carreira. No outro lado do campo, é importante destacar Lukaku. Responsável por garantir a vitória sobre a Roma, na última rodada, o belga tem o Toro como uma de suas vítimas preferidas no campeonato: participou diretamente de nove tentos contra os piemonteses, tendo anotado cinco deles e fornecido quatro assistências.
Segunda, 2/12, 16h45
Roma x Atalanta
Para quem acompanha o futebol italiano de perto, a Atalanta já não é mais nenhuma surpresa. Na atual temporada, a equipe de Gian Piero Gasperini vive um ótimo momento na Champions League e ainda está na briga pela liderança da Serie A, se mostrando cada vez mais capaz de lutar pelo scudetto e seguir competindo no mais alto nível em outras frentes, inclusive a europeia. A Roma, por sua vez, era uma candidata a lutar por vagas em torneios continentais, mas decepcionou e, na parte inferior da tabela, já está sob o comando do terceiro técnico em 2024-25. Claudio Ranieri, aliás, já fez o time jogar mais desde que chegou, ainda que tenha amargado uma derrota para o Napoli e tenha visto os giallorossi precisarem dos acréscimos para arrancarem um heroico empate contra o Tottenham, pela Europa League.
Pela Serie A, a Roma vem de três derrotas seguidas, e pode, em caso de derrota, chegar à marca de quatro jogos perdidos de forma consecutiva pela primeira vez em 16 anos – a última vez foi em 2008, sob o comando de Luciano Spalletti, antes mesmo do debute de Ranieri pela Loba; hoje, o técnico vive sua terceira experiência como comandante da equipe capitolina. Já a Atalanta, caso vença, irá enfileirar oito triunfos e se aproximará de seu recorde (nove, em 2020, também sob o comando de Gasperini).
Obviamente, a grande fase da Dea é impulsionada pelo momento mágico de alguns jogadores, como Lookman (sete gols e quatro assistências na Serie A), De Ketelaere (dois e cinco, respectivamente) e, claro, Retegui. Além de ter fornecido três passes decisivos para colegas de equipe, é o atual artilheiro da competição. Não só: o ítalo-argentino se tornou o primeiro jogador da história da Atalanta a anotar ao menos 12 tentos em suas primeiras 13 partidas da competição e também é apenas o quarto italiano a atingir o feito em tão poucos jogos. Antes dele, só Hübner (em 2001-02), Vieri (2002-03), Toni (2005-06) e Immobile (2017-18 e 2019-20).
Demais jogos
Sexta, 30/11, 16h45
Cagliari x Verona
Sábado, 1º/12, 11h
Como x Monza
Sábado, 1º/12, 14h
Milan x Empoli
Sábado, 1º/12, 16h45
Bologna x Venezia
Domingo, 2/12, 8h30
Udinese x Genoa
Domingo, 2/12, 11h
Parma x Lazio
Domingo, 2/12, 16h45
Lecce x Juventus