Desespero e pouco jogo: imerso em problemas que vão além do campo, o Ravenna já deve se preocupar com a Seconda Divisione (Fotoexpress)
Sonhos de glória e realidades frustrantes se alternam nos campeonatos da terceira e quarta divisões italianas. Enquanto Salernitana e Carrarese vivem a surpreendente euforia de comandarem seus campeonatos (expectativa jamais pensada, no início da temporada), praças tradicionais como Ravenna, Terni, Casale, Como, Sanremo, Giulianova e Catanzaro já não sabem a quais santos devem confiar suas agonias. Nestas cidades, a temporada esportiva tem sido obscura e seus times, afogados em problemas que ultrapassam as quatro linhas, não tem grandes perspectivas de melhora.
Prima Divisione – após oito rodadas
Grupo A: Em meio a inúmeros problemas societários, a Salernitana conseguiu chegar ao primeiro lugar após vencer a Spal, em Ferrara, aproveitando-se, também, do tropeço interno do Alessandria. A Reggiana subiu, a Cremonese caiu um pouco mais e o Hellas Verona se recuperou em cima de um Ravenna desfigurado, sem comando e identidade, na vice-lanterna. Não menos problemático, o Como chegou à lanterna.
Promoção direta: Salernitana (16 pontos)
Play-offs: Alessandria (15), Spal (14), Sorrento (13) e Reggiana (13)
Grupo B: Em plena Roma, o Atletico perdeu seus 100% de aproveitamento ao cair diante do Nocerina, que entrou na zona para play-offs. Taranto, Benevento e Gela seguem em marcha contínua de resultados, enquanto o Lanciano se deteve. O Foggia de Zeman segue divertindo e, aos poucos, começa a alcançar melhores lugares na tabela, embora ainda não ocupe posição que leve a classificação nem mesmo para os play-offs. Reação do Pisa, que venceu duas seguidas e deixou a zona de rebaixamento. No confronto direto, o Siracusa devolveu a lanterna ao Barletta.
Promoção direta: Atletico Roma (18 pontos)
Play-offs: Taranto (16), Benevento (16) e Gela (15) e Nocerina (15)
Play-outs: Viareggio (8), Ternana (8), Cavese (6) e Siracusa (6)
Rebaixamento: Barletta (4)
Seconda Divisione – após sete rodadas
Grupo A: O FeralpiSalo’ continua comandando o campeonato: nesta rodada, o clube recuperou a liderança, perdida para um Savona que não saiu do empate contra a Sambonifacese. A Pro Patria continua lutando fortemente pela liderança, enquanto a Pro Vercelli se deixou alcançar pelo Tritium. O Lecco reagiu e deixou a zona de risco para Casale e Renate. Pior que eles, só a Sanremese, ainda sem vitórias e última colocada.
Promoção direta: FeralpiSalo’ (16 pontos)
Play-offs: Pro Patria (15), Savona (14), Pro Vercelli (11) e Tritium (11)
Play-out: Casale (5) e Renate (3)
Rebaixamento: Sanremese (3)
Grupo B: A Carrarese venceu o confronto direto contra o Carpi e assumiu a liderança. Bem atrás dos dois, San Marino, Giacomense e Chieti, seguidos de um aguerrido Poggibonsi têm se esforçado para continuar na briga. O Giulianova continua sem se entender: construído para ser um dos destaques da categoria, está afundado em uma crise de identidade e ocupa a última posição.
Promoção direta: Carrarese (17 pontos)
Play-offs: Carpi (16), San Marino (12), Giacomense (12), e Chieti (11)
Play-out: Fano (5) e Giulianova (5)
Grupo C: Uma série de tropeços do então líder Brindisi foi plenamente aproveitada pelo Sangiuseppese, que retomou o primeiro lugar. Latina e Trapani se recuperaram dos últimos maus resultados e o Matera, que venceu a segunda partida seguida, está em crescimento. Pesadelo infinito em Catanzaro, com o time de casa que conheceu mais uma derrota e voltou à lanterna, ao lado de outro sulista, o Campobasso.
Promoção direta: Sangiuseppese (15 pontos)
Play-offs: Latina (14), Trapani (13), Brindisi (13) e Matera (12)
Play-out: Campobasso (2) e Catanzaro (2)
Observação: Atletico Roma e Virtus Lanciano (Prima Divisione), e Latina e Pomezia (Seconda) têm um jogo a menos.
Coppa Italia Lega Pro
A maior parte das disputas do primeiro turno eliminatório da Coppa Italia Lega Pro aconteceram na última quarta-feira (13). Entre os resultados mais surpreendentes estão as eliminações de Lumezzane (atual campeão), FeralpiSalo’, Spal e Reggiana, e a passagem de turno do Catanzaro (que conquistou sua primeira vitória oficial em toda a temporada). Veja aqui resultados, o emparelhamento e a tabela completa da competição.