Bom começo: com duas vitórias e um empate, Vigor Lamezia se destaca na Seconda Divisione (Facebook Vigor Lamezia 1919)
Pontos de ouro para a permanência? Ou sinal de que se pode sonhar mais alto? Ainda é cedo para dizer, mas as impressões deixadas pelas “pequenas” foram mais que positivas nas primeiras rodadas da Lega Pro. Destaques para os líderes Como, Pergocrema (Prima Divisione) e Casale (Seconda), e para boa parte dos times recém-promovidos, que já figuram nas partes altas das tabelas. Os campeonatos seguem amanhã (18).
Nos bastidores, o rigor da Comissão Naciona Disciplinar (CND) já se faz sentir, com sanções administrativas e esportivas para Foligno e Siracusa, na Prima Divisione; e Savona, Alessandria, Pro Patria, Fano e Melfi, na Seconda: 13 clubes punidos e 33 pontos descontados ao todo, somadas as sentenças do recente escândalo Last Bet.
Tendência invertida: mirando a permanência, Como vence duas e lidera o Grupo A da Prima Divisione (La Provincia di Como)
Prima Divisione, após duas rodadas
Grupo A
Nada a fazer para os badalados Sorrento e Pro Vercelli: por enquanto, quem dá as cartas é o Como, que venceu seus dois primeiros jogos praticando um futebol de excelente nível (para a categoria). 100% de aproveitamento também para o Taranto, que paga, porém, seu ponto de penalização. Pisa e o estreante Carpi completam os play-offs. Inícios medianos para Avellino, Spal, Ternana e Monza. Na parte de baixo, destaque para o Benevento, que já “quitou” os seis pontos descontados na pré-temporada.
Promoção direta: Como (6 pontos)
Play-offs: Taranto (5), Sorrento (4), Pisa (4) e Carpi (3)
Play-outs: Pro Vercelli (1), Benevento (0), Lumezzane (0) e Reggiana (-1)
Os favoritos sucumbiram às surpreendentes Pergocrema, Lanciano, Barletta e à debutante Trapani, únicas equipes do grupo com 100% de aproveitamento. Nos critérios de desempate, melhor para a equipe de Crema, que lidera – e soma pontos importantes para sua permanência. Mesmo com um jogo a menos, a também recém-promovida Carrarese já figura nos play-offs. Inícios ruins para Siracusa, penalizada, e Spezia, Sudtirol, Prato e Bassano Virtus, que ainda não venceram. Entre os rebaixados da Serie B, uma vitória para Triestina, Frosinone e Piacenza, e duas derrotas para o Portosummaga. A Cremonese busca outra vitória para zerar seu “saldo devedor”.
Penalizações: Siracusa (-2), Piacenza (-4) e Cremonese (-6)
Carrarese e Cremonese têm um jogo a menos
Com a punição do Alessandria, Casale comanda seu grupo na Seconda Divisione (casalecalcio.it)
Seconda Divisione
Grupo A, após duas rodadas
Punido pela Comissão Disciplinar, o Alessandria deixou a liderança para o scudettato Casale, que mostrou mais acertos que erros. Nos play-offs, os surpreendentes Giacomense e Valenzana têm a companhia do Treviso, bem em sua reestreia profissional. Retornos, por enquanto, regulares para Mantova e Rimini, que têm uma vitória cada. Lecco, Renate e Poggibonsi ainda não disseram a que vieram, assim como o Cuneo, campeão amador da última temporada. Penúltima, a Sambonifacese já dá sintomas de Serie D. Penalizada (como sempre) por irregularidades, a Pro Patria é última.
Promoção direta: Casale (6 pontos)
Play-offs: Alessandria (4), Giacomense (4), Valenzana (4) e Treviso (4)
Play-outs: Renate (1) e Poggibonsi (1)
Rebaixamento direto: Cuneo (1), Sambonifacese (0) e Pro Patria (-2)
Penalizações: Savona (-1), Alessandria (-2) e Pro Patria (-3)
Grupo B, após três rodadas
Vinda da Prima Divisione, a Paganese joga em ritmo de categoria superior e lidera com 100% de aproveitamento. Nos play-offs, os surpreendentes Campobasso e Vigor Lamezia – que, inicia bem pela segunda temporada seguida – têm como companheiros os estreantes Arzanese e Perugia. Catanzaro, Aversa Normanna, Chieti, Ebolitana, Isola Liri e Giulianova partiram confusamente. Milazzo e Melfi, dois dos melhores times da última temporada, decepcionam e ocupam as últimas posições, ao lado da matrícula Aprilia.
Rebaixamento direto: Aprilia (0), Milazzo (0) e Melfi (-1)
Penalizações: Fano (-2) e Melfi (-2)
Coppa Italia Lega Pro
Em meio a um anonimato generalizado – inclusive por parte de suas praças participantes – a Coppa Italia Lega Pro definiu as 21 equipes classificadas em sua fase de grupos: Cuneo, Valenzana, Renate, Pro Vercelli, Cremonese, Lecco, Spal, Treviso, Virtus Entella, Gavorrano, Perugia, Bellaria, San Marino, Ternana, chieti, Aprilia, Fondi, Andria, Paganese, ebolitana e Catanzaro. Na próxima fase, essas sobreviventes vão se unir às 27 participantes (já eliminadas) da TIM Cup, formando 24 chaves de eliminação direta.