Serie A

Prévia da 17ª rodada: Inter busca driblar desfalques para terminar 2019 empatada com a Juve

A rigor, a 17ª rodada da Serie A, a última do ano, começou na quarta-feira, com o jogo antecipado entre Sampdoria e Juventus, que a Velha Senhora venceu por 2 a 1. Contudo, outros oito duelos ocorrem neste final de semana e podem definir se 2019 terminará com um time isolado na liderança do campeonato ou se teremos um empate. Por isso, a partida entre Inter e Genoa é tão importante. Além disso, os confrontos entre Fiorentina e Roma e Atalanta e Milan chamam atenção. Confira a prévia da jornada.

Assista ao Campeonato Italiano no Dazn com 1 mês grátis. Assine.

O jogão

Inter x Genoa

Data e horário: sábado, 21/12, 14h
Transmissão: DAZN e Bet365

Partidas entre equipes que se encontram na disputa pelo scudetto e times que lutam para não caírem raramente recebem tanto destaque numa rodada, sobretudo quando há outros duelos acirrados acontecendo. O jogo entre Inter e Genoa é uma das poucas exceções. Afinal, a formação nerazzurra atuará pressionada, uma vez que a Juventus venceu o jogo antecipado contra a Sampdoria e se isolou na liderança da Serie A. Com uma vitória no sábado, os interistas voltam a se igualar à rival.

Em geral, quando é mandante a Beneamata não costuma tropeçar no Genoa. Nos últimos 32 confrontos em San Siro, foram registradas 24 vitórias da Inter, além de sete empates e apenas um triunfo dos genoveses, em 1994 – além disso, os grifoni perderam os seis jogos mais recentes no estádio e, nessa sequência, marcaram apenas um gol. Ex-jogador nerazzurro, o técnico Thiago Motta tentará encerrar o jejum dos rossoblù e, enfim, transformar boas atuações em pontos importantes para seu time.

Os números são favoráveis para a Inter, mas a equipe de Milão está muito desfalcada. Para suprir as ausências importantes de Barella, Sensi, Brozovic, Sánchez e Martínez, Conte precisará mandar a campo dois jogadores de 17 anos: os promissores Agoumé e Esposito, que integram a lista dos quatro mais jovens que já atuaram na atual Serie A. Lukaku não tem marcado muitos gols no Giuseppe Meazza, mas seus companheiros e a torcida contam, mais do que nunca, com sua presença de área.

Prováveis escalações

Inter: Handanovic; Godín, De Vrij, Skriniar; D’Ambrosio, Vecino, Borja Valero, Agoumé, Lazaro; Lukaku, Esposito.

Genoa: Radu; Biraschi, Romero, Criscito; Ghiglione, Radovanovic, Schöne, Cassata, Ankersen; Agudelo; Pinamonti.

Fique de olho

Sexta, 20/12, 16h45

Fiorentina x Roma

No anticipo de sexta, Montella joga a sua permanência na Fiorentina. Desde que retornou ao clube, em abril, o treinador tem realizado um trabalho muito inferior ao de sua primeira (e boa) passagem por Florença. Nesse momento, a viola não vence há seis jogos, e o técnico acumula ainda uma sequência de sete partidas sem triunfar também na última temporada. São muitos pontos desperdiçados para as ambições de um time endinheirado e com ótimos jogadores, como Chiesa, Pulgar e Castrovilli.

Por essas e por outras, a Roma é favorita. A equipe capitolina tem jogado bem e já começa a ter a cara de Paulo Fonseca. Desde abril, a equipe giallorossa perdeu apenas dois dos seus 25 compromissos na Serie A – no mesmo período, apenas Juventus e Inter tropeçaram menos vezes –, e boa parte disso passa pela consistência obtida com a dupla formada por Smalling e Mancini. O favoritismo da Roma também se justifica pelo poder de decisão de Dzeko, Zaniolo e, sobretudo, Pellegrini: o camisa 7 é o cérebro do time e articula quase todas as suas jogadas.

Depois de derrota para o Bologna, Atalanta encara o Milan em Bérgamo (Iguana Press/Getty)

Domingo, 22/12, 8h30

Atalanta x Milan

Neste confronto direto por vaga em competições europeias, o Milan busca sua segunda vitória consecutiva sobre a Atalanta em Bérgamo, algo que não acontece desde 2014. O gigantismo do Diavolo faz com que o retrospecto lhe seja favorável mesmo como visitante, ao passo em que o fato de os nerazzurri costumarem sofrer gols também ajuda os rossoneri, que terão os desfalques de Lucas Paquetá e Theo Hernandez.

A Dea foi vazada em seus nove compromissos mais recentes como mandante, enquanto o Milan encontrou as redes em 26 das últimas 27 idas ao antigo Atleti Azzurri d’Italia, atual Gewiss Stadium – na mais recente delas, Piatek marcou duas vezes. Por conta do desgaste e do foco na Champions League, a Atalanta tem escorregado mais do que o habitual na Serie A: a derrota no último fim de semana, para o Bologna, foi a terceira em seis rodadas. Apesar disso, a equipe de Gasperini ainda tem o melhor ataque da competição (38 gols, ao lado da Lazio) e já finalizou 123 vezes no alvo, 50 a mais que o Milan. Por causa desses aspectos, a expectativa é de alto número de tentos em Bérgamo.

Demais partidas

Quarta, 18/12
Sampdoria 1×2 Juventus

Sábado, 21/12, 11h
Udinese x Cagliari

Sábado, 21/12, 16h45
Torino x Spal

Domingo, 22/12, 11h
Lecce x Bologna
Parma x Brescia

Domingo, 15/12, 16h45
Sassuolo x Napoli

Quarta, 5/2, 16h45
Lazio x Verona

Compartilhe!

Deixe um comentário