Serie A

Inter e Juve terão adversários duríssimos na 19ª rodada: quem leva o título de inverno?

Na última rodada do primeiro turno da Serie A, diversas equipes da parte de cima da tabela irão medir forças: Inter e Juventus, empatadas na liderança, enfrentarão Atalanta e Roma, duas das virtuais candidatas a brigar por vaga na Liga dos Campeões. Sem dúvidas, por tudo o que envolvem, estes devem ser os principais jogos da rodada.

Teremos também um bom duelo entre Lazio e Napoli, no jogo que marcará a festa de aniversário de 120 anos dos romanos. Além dessas partidas, que destacamos na nossa prévia, o Milan irá à Sardenha para enfrentar o Cagliari, que também briga por vaga em competições europeias, enquanto Torino e Bologna fazem duelo de outsiders. Confira a análise.

Assista ao Campeonato Italiano no Dazn com 1 mês grátis. Assine.

O jogão

Roma x Juventus

Data e horário: sábado, 11/1, 16h45
Transmissão: DAZN, Rai, Rede TV! e Bet365

O clássico entre Roma e Juventus tem tudo para ser o melhor jogo da rodada. Assim como na última jornada, a Roma receberá outra equipe de Turim e terá que vencer para não perder de vista a Lazio na tabela. A seu favor, os giallorossi contam com o retrospecto positivo jogando no Olímpico: sofreram apenas uma derrota nas dez partidas mais recentes como mandante contra a Velha Senhora e não levaram gols nas duas últimas. A Roma também é a equipe que passou menos tempo atrás no placar em jogos deste campeonato (101 minutos).

Uma vitória romanista daria bastante moral para a equipe e poderia aumentar a pressão sob o trabalho de Maurizio Sarri. Mesmo com o bom aproveitamento na Serie A, o napolitano vem sendo contestado por conta do desempenho do time, que tem deixado a desejar de vez em quando. Ainda assim, a Juventus é a equipe que marcou em mais jogos neste campeonato: balançou as redes em 17 das 18 rodadas.

Contra o estilo de posse de bola e intensidade da Juventus, a Roma deverá apostar nas jogadas de bola parada e velocidade nas transições ofensivas, com Zaniolo e Perotti. O time da casa terá alguns desfalques por conta de lesão, algo que vem atormentando a Roma desde o começo da temporada: Mhkitaryan e Kluivert serão as baixas mais significativas para Paulo Fonseca. Além dos dois pontas, Pastore, Fazio e Cristante não serão relacionados. Na Velha Senhora, Khedira, Chiellini e Bentancur estarão indisponíveis para o clássico.

Prováveis escalações

Roma: Pau López; Florenzi, Mancini, Smalling, Kolarov; Veretout, Diawara; Zaniolo, Pellegrini, Perotti; Dzeko.

Juventus: Sczcezny; Cuadrado, Demiral, Bonucci, Alex Sandro; Rabiot, Pjanic, Matuidi; Ramsey; Dybala, Ronaldo.

Fique de olho

Lautaro e Lukaku são a esperança de gols da Inter no duelo contra a Atalanta (Getty)

Sábado, 11/1, 14h

Lazio x Napoli

Dois dias depois de seu aniversário de 120 anos, a Lazio receberá o Napoli em jogo que promete lotar as arquibancadas do Olímpico. Afinal, o torcedor celeste certamente está satisfeito com o desempenho do time na Serie A: os laziali ainda não perderam em casa e acumularam nove vitórias consecutivas na competição, melhor desempenho desde 1999. Aos poucos a equipe de Simone Inzaghi vai tentando se colocar como intrusa na briga pelo scudetto, com menos holofotes em comparação à Juventus e Inter. Não é absurdo imaginar que os romanos possam mesmo entrar nessa corrida, visto que seu aproveitamento é de 76% – apenas 7% a menos que o dos líderes.

Do lado napolitano a expectativa não é tão alta, já que o time vive um momento instável e faz uma de suas piores campanhas nesta década – venceu apenas uma vez nas 10 últimas rodadas. Ultimamente os partenopei se acostumaram a ver seu time se classificar para a Liga dos Campeões a cada ano, mas tudo indica que nessa temporada será diferente, já que o Napoli está a 11 pontos da zona de classificação e suas principais peças estão com um rendimento muito aquém do esperado. Por isso há grande chance de a Lazio acabar com duas sequências incômodas: cinco derrotas e seis fracassos caseiros seguidos ante os campanos na Serie A, com direito a goleadas no Olímpico e no San Paolo.

A Lazio vai a campo quase sem desfalques: Vavro e Jordan Lukaku estão vetados, enquanto Correa deve se recuperar a tempo de uma lesão e ficar no banco. Já o Napoli não contará com Ghoulam, Malcuit, Maksimovic, Mertens e Koulibaly, lesionados. Ao torcedor napolitano, cabisbaixo, parece que o que resta é se apegar ao histórico recente do confronto.

Sábado, 11/1, 16h45

Inter x Atalanta

O confronto entre nerazzurri promete ser um grande jogo, já que as duas equipes chegam embaladas pelos resultados prévios e querem manter a boa fase. Se trata de um duelo entre a melhor defesa do campeonato – a da Inter, com quinze gols sofridos –, que recebe em seu estádio o melhor ataque da competição. A Atalanta, que vem de duas goleadas por 5 a 0, totaliza 48 tentos marcados e conta com grande momento de Gómez e Ilicic, além do retorno de Zapata.

A principal diferença entre as duas equipes até aqui tem sido a regularidade. A Dea se distanciou dos primeiros colocados por conta de alguns tropeços e agora, na quinta posição, tenta retomar o quarto posto da Roma. Em seu corner, a Inter tem campanha bastante sólida na Serie A, com apenas uma derrota – em casa, contra a Juventus. Por isso, ainda que não vença a Atalanta há três confrontos, a Beneamata entra em campo com o favoritismo a seu lado, principalmente se Lukaku e Martínez estiverem em uma noite inspirada.

Com os desfalques de D’Ambrosio, Skriniar e Barella, a Inter irá a campo com Godín e Bastoni na defesa, ao lado de De Vrij, e Gagliardini como meia central. A equipe, porém, contará com o retorno de Sensi ao time titular pela primeira vez desde que se recuperou de uma contusão muscular. Por sua vez, a Atalanta tem força total para a pequena viagem de Bérgamo a Milão.

Demais partidas

Sábado, 11/1, 11h
Cagliari x Milan

Domingo, 12/1, 8h30
Udinese x Sassuolo

Domingo, 12/1, 11h
Fiorentina x Spal
Sampdoria x Brescia
Torino x Bologna

Domingo, 12/1, 14h
Verona x Genoa

Segunda, 13/1, 16h45
Parma x Lecce

Compartilhe!

Deixe um comentário