Serie A

Depois de adiamento, Derby d’Italia da 26ª rodada acontece de portões fechados

Por conta da emergência causada pelo surto de coronavírus e pela maneira controversa com que a Liga da Serie A lidou com a situação nas últimas semanas, a bola pouco rolou na elite italiana do carnaval para cá. A partir do domingo, porém, voltaremos a ter uma boa frequência de futebol na Bota, ainda que de portões fechados. Cinco jogos adiados da 26ª rodada serão recuperados no domingão, incluindo o clássico entre Juventus e Inter. Na segunda, jogam Sassuolo e Brescia.

O Derby d’Italia já era o grande destaque da rodada cheia e também o será nesta jornada esfacelada. Enquanto ainda se busca apertar o calendário para recuperar partidas atrasadas da Serie A e as semifinais da Coppa Italia, o maior clássico do país será um teste e tanto para o futuro do campeonato 2019-20. Servirá para que as autoridades verifiquem a eficácia das medidas de segurança tomadas para que o COVID-19 não avance (teremos portões fechados em eventos esportivos de toda a Itália até dia 3 de abril) e para os clubes mensurarem prejuízos financeiros e esportivos.

Assista ao Campeonato Italiano no Dazn com 1 mês grátis. Assine.

O jogão

Juventus x Inter

Data e horário: domingo, 8/3, 16h45
Transmissão: DAZN, Rai e Bet365

O reencontro de Antonio Conte com o Allianz Stadium (e só com o estádio, já que não haverá público) será vital para a briga pelo scudetto. Se a Juventus vencer a Inter no Derby d’Italia, deixará a arquirrival em situação muito complicada na corrida pelo título – seriam nove pontos de desvantagem, ainda que com um jogo a menos. Para os nerazzurri, portanto, é vital reverter o retrospecto de apenas uma vitória nos últimos 14 clássicos disputados na Serie A. Só assim para manter palpáveis as chances de quebrar a hegemonia bianconera e também manter a disputa com a Lazio. Contudo, a Beneamata só venceu a Velha Senhora no atual estádio uma vez, em novembro de 2012.

É possível que as duas equipes balancem as redes nesse domingo, sobretudo se considerarmos que ambas só passaram em branco uma vez neste campeonato. Porém, enquanto Ronaldo busca mais um recorde em sua vida (no caso, marcar em 12 rodadas seguidas pela primeira vez na carreira e superar a marca anterior da Serie A), a Inter tem o importante reforço de Handanovic, que deverá voltar à meta nerazzurra após fraturar um dedo. Os milaneses também contam com um Lukaku em estado de graça, com 12 tentos anotados longe de casa. O belga é o maior artilheiro visitante da temporada e não passou mais do que dois jogos sem marcar fora de Milão – na última vez que a Beneamata atuou na Serie A, contra a Lazio, não fez gols.

Além de todos estes ingredientes, a rivalidade se acirrou nos últimos dias em virtude das polêmicas extracampo e dos diferentes posicionamentos das diretorias em relação à gestão do caos provocado pelo surto de coronavírus. Falamos um pouco sobre este tema neste texto e no Calciopizza #42.

Prováveis escalações

Juventus: Szczesny; Danilo, De Ligt, Bonucci, Alex Sandro; Bentancur, Pjanic, Matuidi; Cuadrado, Dybala, Ronaldo.

Inter: Handanovic; D’Ambrosio, De Vrij, Skriniar; Candreva, Vecino, Brozovic, Barella, Young; Lukaku, Martínez.

Demais partidas

Sábado, 29/2
Lazio 2×0 Genoa
Napoli 2×1 Torino

Domingo, 1/3
Cagliari 3×4 Roma
Lecce 2×7 Atalanta

Domingo, 8/3, 8h30
Parma x Spal

Domingo, 8/3, 11h
Milan x Genoa
Sampdoria x Verona

Domingo, 8/3, 14h
Udinese x Fiorentina

Segunda 9/3, 14h30
Sassuolo x Brescia

Deixe um comentário