Serie A

O clássico de Milão será o destaque de uma 4ª rodada de grandes jogos na Itália

Os casos de covid-19 aumentam na Itália, mas a segunda onda da doença ainda não foi capaz de interromper o campeonato – embora, neste momento, 32 atletas de 11 diferentes equipes da Serie A estejam cumprindo isolamento porque contraíram o vírus. Nesse clima de incerteza, a quarta rodada da competição terá alguns grandes jogos: o Derby della Madonnina, entre Inter e Milan, e o duelo de timaços entre Napoli e Atalanta chamam mais atenção. Confira a prévia do fim de semana.

O jogão

Sábado, 17/10, 13h

Inter x Milan

Inter e Milan entram em campo no sábado, numa partida que pode valer a liderança da Serie A ao fim da quarta rodada, sob a aura sombria da covid-19: seis nerazzurri e dois rossoneri, infectados pelo vírus, estão de fora do clássico. Os desfalques são mais sérios para a Beneamata, já que a defesa teve a baixa de Skriniar e Bastoni – dois ex-prováveis titulares. Mesmo assim, Conte está seguro de que pode se tornar o primeiro técnico interista a vencer seus três primeiros dérbis.

O Derby della Madonnina vem sendo dominado pela Inter nos últimos tempos. A Beneamata venceu o Diavolo nos quatro confrontos mais recentes no campeonato, estabelecendo a segunda maior sequência positiva no duelo. A maior ocorreu entre 1979 e 1983, quando venceu cinco seguidas e aproveitou um período bem negativo para os rossoneri, que chegaram a ficar nove clássicos sem triunfos – até que Mark Hateley marcou um gol histórico, em 1984.

Apesar do aparente desequilíbrio, o Diavolo vive um ótimo momento e tem 100% de aproveitamento na temporada, com dois pontos a mais que a rival. Para sermos mais exatos, Milan e Inter só perdem para a Atalanta em desempenho no ano de 2020: são 56 pontos somados pela Atalanta contra 54 dos rossoneri e 47 da Beneamata. Nesse intervalo de tempo, o time de Pioli também conta com a melhor defesa, com 22 gols sofridos e uma ótima produção ofensiva. A equipe marcou nas 23 últimas vezes que entrou em campo e estabeleceu sua sequência mais prolífica desde 1973. Com Ibrahimovic – maior artilheiro do dérbi ainda em atividade, com sete gols – as esperanças de encontrar as redes permanecem altas.

Prováveis escalações

Inter: Handanovic; D’Ambrosio, De Vrij, Kolarov; Hakimi, Brozovic, Vidal, Perisic; Barella; Lukaku, Martínez.

Milan: Donnarumma; Calabria, Kjaer, Romagnoli, Hernandez; Bennacer, Kessié; Castillejo, Çalhanoglu, Saelemaekers; Ibrahimovic.

Fique de olho

Contando com Zapata, ex-Napoli, Atalanta tentará bater os partenopei no San Paolo (Getty)

Sábado, 17/10, 10h

Napoli x Atalanta

No San Paolo, duelo importante para a corrida por vagas na Champions League. No topo da tabela, a Atalanta visita um Napoli que também não perdeu em campo, mas só tem cinco pontos – em virtude do WO e da punição sofrida por não ter viajado a Turim para encarar a Juventus, num caso que ainda está nos tribunais e pode sofrer reviravolta. Os mandantes contarão com a estreia de Bakayoko, enquanto os visitantes terão o retorno de Ilicic e continuarão a contar com Zapata, ex-azzurro, e com um Gómez com gols marcados nas três primeiras rodadas.

Os napolitanos não foram vazados no campeonato até o momento, mas serão submetidos a uma prova de fogo: afinal, a Dea tem 13 tentos nesta Serie A e marcou pelo menos quatro nos seus três primeiros compromissos, feito que nunca havia sido obtido por qualquer time no campeonato. Os orobici também venceram nas três primeiras rodadas, o que ainda não havia conseguido desde sua fundação. Por fim, a Atalanta está invicta há três jogos contra o Napoli, que não perde em casa há oito partidas. Jogão a caminho.

Domingo, 18/10, 15h45

Roma x Benevento

Este duelo aurirrubro promete ser um dos mais interessantes da rodada. Não espere que a Roma repita o que fez com o Benevento em 2017-18, quando aplicou duas goleadas e, com nove tentos, se tornou o segundo maior carrasco dos campanos naquela edição da Serie A. Os romanos ainda carregam o favoritismo – até porque venceram seus 23 compromissos mais recentes contra caçulas na elite –, mas o abismo entre as equipes é menor do que antes.

Tanto Roma quanto Benevento venceram por 1 a 0 na próxima rodada e, se repetirem o placar, romperão tabus. Os capitolinos nunca conseguiram passar duas partidas seguidas sem sofrer gols sob o comando de Fonseca, enquanto os stregoni só foram capazes de triunfarem em sequência na elite uma única vez, com De Zerbi. Para passar o domingo com tranquilidade, a Loba aposta em seu jogo coletivo e torce para que Dzeko marque pela primeira vez no campeonato. Já Pippo Inzaghi aposta na estreia de Falque, que jogará ao lado de Caprari no 4-3-2-1 e dará suporte ao centroavante Lapadula.

Demais partidas

Sábado, 17/10, 13h
Sampdoria x Lazio

Sábado, 17/10, 15h45
Crotone x Juventus

Domingo, 17/10, 7h30
Bologna x Sassuolo

Domingo, 17/10, 10h
Spezia x Fiorentina
Torino x Cagliari

Domingo, 17/10, 13h
Udinese x Parma

Segunda, 18/10, 15h45
Verona x Genoa

Deixe um comentário