Serie A

Confronto por vaga europeia promete gols e fortes emoções na 20ª rodada do Italiano

Não há controvérsias na primeira rodada do returno da Serie A: o jogo mais interessante será o confronto direto por vaga na Champions League, entre Atalanta e Lazio, respectivamente quarta e sexta colocada. As equipes se enfrentaram nesta semana, pelas quartas de final da Coppa Italia, em uma partida com duas viradas, expulsão, cinco gols e classificação dos nerazzurri. Se consumar a revanche, os laziali ultrapassam os adversários na tabela.

No sábado, o Milan, líder do campeonato, enfrenta um Bologna qualificado, mas que dificilmente lhe causará sérios problemas. A situação da Inter, segunda colocada, é parecida: pode encontrar dificuldades contra o Benevento, mas é favorita. Confira a prévia da jornada.

O jogão

Domingo, 31/1, 11h

Atalanta x Lazio

O repeteco das quartas de final da Coppa Italia será um tira-teima para a boa fase de Atalanta e Lazio, que ascenderam na tabela nos últimos meses e passaram a brigar por vagas na Champions League, como esperado. De um lado, a equipe da casa tem uma sequência de 10 rodadas de invencibilidade, sendo a única formação que não perdeu na Serie A desde o início de dezembro – período em que somou triunfos impactantes sobre Roma, Sassuolo e Milan. Do outro, os visitantes têm quatro vitórias seguidas e ainda estão embalados pelo chocolate no Derby della Capitale.

Estatisticamente, a Atalanta leva vantagem sobre a Lazio no confronto. Pelo Italiano, as equipes se enfrentaram 105 vezes, com 36 triunfos bergamascos, 40 empates e 29 sucessos romanos – os laziali são os adversários que os orobici mais derrotaram na elite. O retrospecto recente também é amplamente favorável à equipe treinada por Gasperini, que está invicta há sete jogos de Serie A contra os celestes, com direito a quatro vitórias nos cinco embates mais recentes. Aconteça o que acontecer, a expectativa é que a partida seja muito movimentada, já que tivemos 20 gols marcados nos quatro últimos duelos entre os times.

Prováveis escalações

Atalanta: Gollini; Rafael Toloi, Romero, Djimsiti; Maehle, De Roon, Freuler, Ruggeri; Pessina; Ilicic, Zapata.

Lazio: Reina; Patric, Acerbi, Radu; Lazzari, Luis Alberto, Lucas Leiva, Milinkovic-Savic, Marusic; Immobile, Muriqi.

Fique de olho

Sábado, 30/1, 11h

Bologna x Milan

Se histórico entrasse em campo, o Milan já podia somar os três pontos contra o Bologna sem pestanejar. Afinal, o time rossoblù tem sido um freguês contumaz: venceu apenas um dos 22 duelos mais recentes contra os rossoneri, não marcou gols em 10 desses e não bate o Diavolo no Renato Dall’Ara há 15 confrontos. Além disso, os bolonheses perderam os oito últimos jogos que realizaram contra líderes do campeonato. Na teoria, é o adversário ideal para que o time da capital da Lombardia se recupere da derrota para a Atalanta e mantenha a liderança neste fim de semana sem que tenha que se preocupar com outros resultados.

Ex-técnico do Bologna, Pioli busca dois recordes pelo Milan. Um pode ser batido já neste sábado, caso o seu time marque um gol: sendo assim, o time rossonero estabeleceria a sua maior sequência de partidas como visitante em que balançou as redes, chegando a 20. Nas 15 mais recentes, os milanistas anotaram pelo menos duas vezes em todas – o recorde europeu neste quesito é do Barcelona, que atingiu 20 jogos com dois ou mais tentos fora de casa entre 2012 e 2013. Ex-treinador do Diavolo, Mihajlovic não tem conseguiu arrumar a retaguarda emiliana: os bolonheses só conseguiram três clean sheets na atual Serie A.

Depois de briga na terça-feira, Lukaku e Ibrahimovic terão outros adversários no fim de semana (Bildbyrån)

Sábado, 30/1, 16h45

Inter x Benevento

Assim como o Milan tem retrospecto favorável contra o Bologna, a Inter leva vantagem sobre o Benevento: venceu os sanniti em todos os duelos que aconteceram até hoje. Contudo, o histórico é pequeno, de apenas três partidas, e o time atual dos giallorossi é muito superior ao de 2017-18 e 2018-19. Pippo Inzaghi pode armar arapucas eficientes para o time de Conte, mas precisará fazer seus comandados se superarem na execução de mecanismos defensivos para ter uma chance de pontuar em Milão.

Afinal, o Benevento tem uma das piores defesas do campeonato, com 36 gols sofridos, e a Inter tem se provado uma máquina ofensiva. Desde a retomada do futebol na pandemia, em junho, os nerazzurri marcaram 77 gols e se encontram atrás apenas do Bayern Munique (80) entre os times dos cinco maiores campeonatos europeus. Esse embate tende a ser favorável aos nerazzurri, que acumulam seis vitórias seguidas em casa pela Serie A.

Demais partidas

Sexta, 29/1, 16h45
Torino x Fiorentina

Sábado, 30/1, 14h
Sampdoria x Juventus

Domingo, 31/1, 8h30
Spezia x Udinese

Domingo, 31/1, 11h
Cagliari x Sassuolo
Crotone x Genoa

Domingo, 31/1, 14h
Napoli x Parma

Domingo, 31/1, 16h45
Roma x Verona

Compartilhe!

Deixe um comentário