Serie A

28ª rodada: o Milan aproveitou tropeço da Juventus e se consolidou como anti-Inter

Chegamos à reta final do campeonato. Faltando 10 rodadas para o encerramento da Serie A, as brigas estão bastante desenhadas e as equipes tentam dar o último gás para conseguir reverter ou manter o panorama atual no certame. Neste fim de semana, a líder Inter não jogou por causa de um surto de covid-19 em seu elenco e viu a vantagem sobre o Milan diminuir para seis pontos, ao menos provisoriamente. O triunfo dos rossoneri sobre a Fiorentina, em associação à derrota da Juventus para o Benevento, ratifica que a corrida pelo scudetto deve ficar restrita à dupla da capital da Lombardia.

A rodada ainda registrou vitórias importantes de Atalanta e Napoli sobre Verona e Roma, respectivamente, o que deixa a briga por vagas na Champions League e na Liga Europa ainda mais movimentada – e com a aproximação da Lazio, que também triunfou. Na parte de baixo da tabela, por fim, o já citado Benevento e o Spezia abriram vantagem sobre os adversários pela permanência na elite. Abaixo, confira tudo que aconteceu nesta jornada.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Fiorentina 2-3 Milan

Gols e assistências: Pulgar e Ribéry (Vlahovic); Ibrahimovic (Kjaer), Díaz (Kjaer) e Çalhanoglu (Kessié)
Tops: Kjaer e Kessié (Milan)
Flops: Martínez Quarta e Castrovilli (Fiorentina)

Fiorentina e Milan travaram um embate que lembrou os duelos entre os clubes num passado mais glorioso e fizeram o jogo mais emocionante da rodada. Logo aos 9 minutos a partida foi palco de um recorde: aos 39 anos e 169 dias, Ibrahimovic marcou e se tornou o jogador mais velho a marcar 15 gols na Serie A. O time da casa respondeu aos 17, com um lindo gol de falta de Pulgar. A primeira etapa continuou num bom ritmo, com cinco finalizações para ambos os lados.

No segundo tempo, o jogo pegou fogo de vez. Logo no início, aos 51, outro veterano marcou, mas desta vez ele vestia violeta: Vlahovic deixou para Ribéry, que bateu com capricho para virar o confronto. Só que o Milan mostrou que ainda quer brigar pelo scudetto e, seis minutos depois, empatou com o pequeno Brahim Díaz, aproveitando o desvio de cabeça de Kjaer – que deu a sua segunda assistência na partida, após o belo lançamento para Ibra nos momentos iniciais da peleja.

A partir de então, o Milan conseguiu colocar mais a bola no chão e dominou o meio-campo com Kessié. O marfinense, inclusive, fez a jogada que culminou na segunda virada da partida, com chute de primeira de Çalhanoglu, que foi no canto do goleiro Terracciano. Com o placar, o Diavolo fica com seis pontos a menos do que a Inter, e um jogo a mais. A Fiorentina caiu para a 14ª posição.

Roma 0-2 Napoli

Gols e assistências: Mertens e Mertens (Politano)
Tops: Mertens e Koulibaly (Napoli)
Flops: Ibanez e Pau López (Roma)

Se na Europa League a Roma continua firme e forte, o mesmo não pode ser dito para o seu desempenho no campeonato: a Loba perdeu pela segunda vez seguida e, com cinco derrotas nas 11 últimas rodadas, vai vendo o sonho de se classificar para a Champions League ficar mais distante. O Napoli, por sua vez, reage na competição: venceu sua terceira seguida e, com um jogo a menos, ainda tem condições matemáticas de ultrapassar Juventus e Atalanta no ajuste do calendário, o que lhe colocaria virtualmente na terceira posição.

O Napoli tem sido um visitante indigesto para a Roma nos últimos anos e venceu no Olímpico pela quarta vez desde 2016-17 – também conseguiu triunfar em turno e returno sobre a Loba pela primeira vez desde 2010-11. No domingo, Mertens foi o grande destaque da partida, com dois gols marcados. Além de garantir a vitória azzurra, o jogador chegou aos 100 tentos na Serie A: é apenas o terceiro jogador partenopeo e o primeiro belga a atingir o feito.

A pausa para a data Fifa vai ser muito boa para ambos os times. A Roma pode reunir forças para seguir brigando no campeonato e também poderá se preparar para o difícil duelo contra o Ajax, pela Europa League. Fonseca precisará resolver problemas defensivos, como a queda de rendimento de Ibañez, que vinha em bom momento, mas oscila bastante em 2021. O Napoli, por sua vez, poderá contar com o retorno de jogadores lesionados para enfrentar a Juventus, no dia 7 de abril.

Mertens obteve marca histórica no triunfo do Napoli sobre a Roma (imago)

Juventus 0-1 Benevento

Gols e assistências: Gaich
Tops: Barba e Hetemaj (Benevento)
Flops: Arthur e Morata (Juventus)

A zebra passeou no Allianz Stadium e não falamos de Jay, o mascote da Juventus. Com uma grande atuação defensiva, o Benevento parou a equipe da casa e ainda se aproveitou de um erro impressionante de Arthur para voltar a vencer após 11 jogos de jejum. Com a derrota, a equipe de Turim se mantém 10 pontos atrás da Inter e, com uma rodada a menos a ser disputada, se vê cada vez mais longe do décimo scudetto consecutivo. Os giallorossi, por sua vez, estão sete pontos acima da zona de rebaixamento.

O time bianconero fez uma partida pífia e mal conseguiu passar pela boa marcação do adversário. No primeiro tempo, a equipe de Pirlo chegou a ter 70% de posse de bola e quatro chutes ao gol, mas o goleiro Montipò estava atento e defendeu todas – também contou com a displicência de Morata, que perdeu duas ótimas chances. Na segunda etapa, a Juve continuou a pressionar, mas a forte linha defensiva montada por Pippo Inzaghi reduzia as chances claras dos mandantes. Quando conseguiam furar o bloqueio, Montipò aparecia para rebater com agilidade.

Até que, aos 69 minutos, a Juventus voltou a cometer um erro que se repetiu durante toda temporada: o erro na saída de bola apoiada no campo defensivo. Arthur, desatento, tentou inverter o jogo com um passe longo e rasteiro para Danilo, cruzando a entrada da área: não percebeu que Gaich estava pronto para interceptar a jogada e entregou o gol para o argentino. No desespero, a Juventus, que pouco criava, partiu para o bumba meu boi e não conseguiu superar a defesa do Benevento. Nas duas partidas diante do adversário, oriundo da Serie B, a Juventus somou apenas um ponto.

Verona 0-2 Atalanta

Gols e assistências: Malinovskyi (pênalti) e Zapata (Malinovskyi)
Tops: Malinovskyi e Zapata (Atalanta)
Flops: Zaccagni e Dimarco (Verona)

O mestre venceu o aprendiz – e com facilidade. Suspenso, Juric não esteve no banco do Verona neste domingo (Paro, seu assistente, o substituiu), mas assistiu, das tribunas, Gasperini devolver o resultado do primeiro turno. O placar no clássico só não foi maior por pequenos detalhes. Bastante superior, a Atalanta, terceira colocada do campeonato, quase não foi incomodada pelo Hellas, que estacionou na nona posição após três derrotas consecutivas.

A Atalanta construiu o placar no primeiro tempo. O gol que abriu a contagem veio depois que Dimarco tentou cortar uma bola pelo alto e, no tranco que deu em Romero, tocou com a mão na bola dentro da área. Bom finalizador, Malinovskyi cobrou o pênalti com perfeição para abrir o placar. O ucraniano atuou bem como garçom, fornecendo diversos passes para Zapata. Um deles terminou em bola na trave e outro, já no fim da etapa inicial, resultou no segundo dos nerazzurri. A partida entrou em ritmo mais lento depois do intervalo, mas esquentou novamente a partir dos 77 minutos, quando Muriel e Ilicic foram a campo: os dois quase marcaram dois golaços, mas o placar se manteve inalterado, para a sorte do Verona.

Na zebra da rodada, o Benevento contou com gol de Gaich para vencer a Juventus, em Turim (LaPresse)

Udinese 0-1 Lazio

Gols e assistências: Marusic (Milinkovic-Savic)
Tops: De Paul (Udinese) e Marusic (Lazio)
Flops: Llorente (Udinese) e Muriqi (Lazio)

Numa partida bastante fraca no Friuli, a Udinese voltou a perder depois de cinco rodadas e a Lazio venceu pela segunda vez seguida. Com 49 pontos, a equipe de Simone Inzaghi ainda sonha com uma vaga na Champions League, mas para conseguir tal feito precisa ter, na reta final do campeonato, um desempenho consistente e mais parecido ao da temporada anterior, na qual brigou pelo título em parte da Serie A. Isso passa por um rendimento maior de Luis Alberto, que foi o garçom do certame passado e ainda não contribuiu com uma assistência sequer em 2020-21, e pelo fim do jejum de gols de Immobile, que já dura seis jogos.

A Udinese lançou mão de sua forte defesa e bloqueou quase todas as ações da Lazio na primeira etapa. Mesmo quando o gol de Marusic foi marcado, aos 37, sete jogadores de linha da equipe friulana estavam dentro da grande área: o montenegrino precisou cortar um e finalizar no ângulo para balançar as redes. Atrás no placar, a Udinese não conseguiu reagir. Parou em Reina em três finalizações e ainda acertou a trave, com De Paul.

Sampdoria 1-0 Torino

Gols e assistências: Candreva (Gabbiadini)
Tops: Colley e Augello (Sampdoria)
Flops: Lyanco e Vojvoda (Torino)

Depois da ótima virada contra o Sassuolo, o Torino não conseguiu manter o ritmo e perdeu para a Sampdoria pelo placar mínimo. A reação da Samp após cinco rodadas sem vitórias se consolidou com um bonito gol na primeira etapa, com uma troca de passes da esquerda para a direta. O lance teve as participações de Augello, que ganhou de Lyanco, e Gabbiadini, terminando com a finalização cruzada de Candreva – que voltou a marcar contra um mesmo adversário em turno e returno desde a temporada 2016-17, quando defendia a Inter e anotou ante o Milan.

O segundo tempo foi bem fraco. Na busca pelo empate, o Torino criava, mas não chegava perto da área da Sampdoria e, devido às dificuldades de superar a boa defesa doriana, arriscava muito de longe. No total, o Toro finalizou nove vezes, mas nenhuma delas foi na direção da meta defendida por Audero. Os grenás continuam fora da zona de rebaixamento, mas terão um duelo de grande pressão após a data Fifa: o Derby della Mole, contra a Juventus. Despreocupada, a Samp ocupa a décima posição.

Os nerazzurri Zapata e Malinovskyi decidiram o clássico entre Verona e Atalanta (imago)

Spezia 2-1 Cagliari

Gols e assistências: Piccoli (Gyasi) e Maggiore (Bastoni); Pereiro (Rugani)
Tops: Zoet e Maggiore (Spezia)
Flops: Klavan e Lykogiannis (Cagliari)

Em duelo importantíssimo para a fuga do rebaixamento, o Spezia fez valer o rótulo de sensação do campeonato e venceu um Cagliari que, mesmo com jogadores badalados, continua na zona de descenso. Os novatos na primeira divisão seguem impressionando e, com um bom futebol demonstrado por todo o campeonato, vem acumulando bons resultados. Tanto é que os spezzini somam 29 pontos e estão sete à frente dos sardos, que abrem o Z3.

O primeiro tempo foi de pressão dos visitantes. O brasileiro João Pedro teve duas boas oportunidades, mas não obteve sucesso. O goleiro Zoet fazia uma boa atuação e se mostrava atento quando exigido. Na primeira oportunidade do segundo tempo, então, o Spezia aproveitou uma furada de Klavan e marcou com o jovem Piccoli: na sequência da jogada, mandou a bola para as redes, de cabeça. Aos 80, Maggiore ampliou para o time bianconero com um chute que enganou o goleiro Cragno e o encobriu. O tento ligou a chave do desespero no Cagliari: os visitantes se lançaram ao ataque, mas continuaram parando nas grandes defesas de Zoet. Pereiro conseguiu diminuir, após cobrança de escanteio, e João Pedro até conseguiu marcar no último lance do jogo, mas o impedimento na origem da jogada frustrou os rossoblù.

Parma 1-2 Genoa

Gols e assistências: Pellè (Kucka); Scamacca (Zappacosta) e Scamacca (Pjaca)
Tops: Scamacca e Zappacosta (Genoa)
Flops: Conti e Bani (Parma)

O Parma esteve perto de vencer a sua segunda partida seguida, mas acabou punido por um excelente segundo tempo do Genoa e continua longe de deixar a zona de rebaixamento. Os visitantes voltaram a vencer após um jejum de seis rodadas e, para isso, as mudanças de Ballardini foram fundamentais. Na volta do intervalo, o técnico colocou Pjaca e Scamacca nos lugares de Czyborra e Shomurodov, respectivamente, e obteve a importante virada.

Os donos da casa fizeram um bom primeiro tempo e foram premiados não com um gol, mas com um golaço. Honrando o seu nome, Pellè fez um gol ao melhor estilo Pelé e, de bicicleta, anotou o segundo tento de sua carreira na Serie A, 3379 dias após o primeiro – também pelo Parma, em 2011-12, antes de girar pelo mundo. O time crociato só não fez mais graças a Perin, que estava em bom dia e realizou sete defesas durante a partida. Após o descanso, o Genoa se reinventou: aos 50 minutos, Zappacosta chutou para o gol e o jovem Scamacca mostrou agilidade para desviar para as redes. O atacante da seleção sub-21 italiana anotou sua doppietta aos 69, quando recebeu toque de letra de Pjaca e, de fora da área, finalizou com perfeição, no canto de Sepe.

Em partida de baixo nível técnico entre Udinese e Lazio, o solitário gol de Marusic falou mais alto (LaPresse)

Crotone 2-3 Bologna

Gols e assistências: Junior Messias, Simy (pênalti); Soumaoro (Palacio), Schouten (Barrow) e Skov Olsen
Tops: Junior Messias (Crotone) e Palacio (Bologna)
Flops: Djidji (Crotone) e Skorupski (Bologna)

O Crotone vem melhorando sua performance em campo do ponto de vista ofensivo, mas pela quantidade de erros defensivos não tem conseguido transformar esta evolução em vitórias. Diante do Bologna, o roteiro se repetiu, a retaguarda mais vazada do campeonato comprometeu novamente e o time calabrês levou uma virada indigesta, que o mantém preso à última posição da Serie A. Os bolonheses ocupam a 11ª colocação.

O time treinado por Cosmi saiu na frente aos 32 minutos, com o brasileiro Junior Messias: ele cobrou uma falta de muito longe para a área e contou com a imperícia dos defensores do Bologna e de Skorupski, que deixaram a bola morrer nas redes. Pouco depois, Soumaoro, que já falhara no primeiro gol, cometeu pênalti e permitiu que Simy ampliasse a vantagem.

No segundo tempo, uma vitória quase certa se dissolveu. Palacio, que vinha bem no duelo, achou Soumaoro livre na área para diminuir, aos 62. Schouten, que tinha entrado no intervalo, arriscou de longe e fez um golaço oito minutos depois. Com o empate rápido, o Bologna ganhou moral na partida, apesar de Skorupski ter precisado fazer uma ótima defesa ante Junior Messias e se redimir do erro na primeira etapa. Aos 84, Skov Olsen aproveitou o rebote de Cordaz, ganhou da marcação de Pedro Pereira e garantiu o segundo triunfo consecutivo dos veltri.

Inter-Sassuolo

Partida adiada para data ainda indefinida por conta de casos de covid-19 no elenco interista.

Seleção da rodada

Zoet (Spezia); Kjaer (Milan), Koulibaly (Napoli), Barba (Benevento); Maggiore (Spezia), Hetemaj (Benevento), Kessié (Milan), Malinovksyi (Atalanta); Scamacca (Genoa), Zapata (Atalanta), Mertens (Napoli). Técnico: Filippo Inzaghi (Benevento).

Compartilhe!

Deixe um comentário