Os arranjos para fazer com que o calendário da temporada 2020-21 se encerre antes da Eurocopa tornam imperativo que a Serie A tenha rodadas no meio da semana. A quarta delas inaugura o mês de março e, assim como a jornada do fim de semana, também terá nove jogos: a partida entre Lazio e Torino não acontecerá porque o elenco grená foi atingido por um surto de covid-19 e, como está em isolamento, não viajará até Roma.
Entre terça e quinta, os principais postulantes ao scudetto (Inter, Milan e Juventus) enfrentarão adversários da parte de baixo da tabela (respectivamente, Parma, Udinese e Spezia), de modo que não deveremos ver alterações significativas na briga pelo título. Dessa forma, o grande destaque da rodada fica por conta do Derby della Lanterna, disputado entre Genoa e Sampdoria. Confira na prévia.
O jogão
Quarta, 3/3, 16h45
Genoa x Sampdoria
Situados no meio da tabela, os times de Genoa e Sampdoria não têm objetivos dos mais ambiciosos nesta Serie A – a simples permanência na categoria lhes bastará. Contudo, o dérbi local é um dos mais tensos da Europa e é levado muito a sério por técnicos e jogadores. Não foi à toa que tanto Ballardini quanto Ranieri pouparam parte considerável de seus elencos no último fim de semana. Os dois sabem da importância de vencer um clássico em Gênova.
O Genoa vem em melhor momento no campeonato do que a Sampdoria – ainda que ambas as equipes tenham sido derrotadas no fim de semana. O time rossoblù está invicto em casa há seis rodadas, enquanto os blucerchiati só anotaram três gols nos últimos cinco jogos, com apenas um triunfo somado no período. No clássico, os grifoni têm dois jogos de invencibilidade e ainda contam com o ótimo retrospecto de Ballardini no confronto: em quatro dérbis comandando o Genoa, acumulou duas vitórias e dois empates. Por outro lado, os genoanos não vencem a Sampdoria na condição de mandantes desde maio de 2011 – oito jogos, dos quais seis foram vencidos pelos dorianos.
Prováveis escalações
Genoa: Perin; Masiello, Radovanovic, Criscito; Zappacosta, Zajc, Badelj, Strootman, Czyborra; Destro, Shomurodov.
Sampdoria: Audero; Bereszynski, Yoshida, Colley, Augello; Jankto, Adrien Silva, Ekdal, Damsgaard; Quagliarella, Keita.
Fique de olho
Quarta, 3/3, 16h45
Milan x Udinese
Desfalcado de Bennacer, Çalhanoglu, Ibrahimovic e Mandzukic, o Milan pode acabar enfrentando mais dificuldades do que o imaginado contra a Udinese. Além do grande número de ausências importantes, o time de Pioli se desgastou bastante para vencer a Roma no eletrizante clássico de domingo e o cansaço pode pesar contra o forte e físico jogo defensivo dos friulanos. A equipe bianconera, aliás, costuma ser uma pedrinha no sapato do Diavolo: a equipe milanista está invicta há dois jogos contra a Udinese, mas não consegue sequência mais longa desde 2008.
Por outro lado, o alento dos lombardos é que as zebras só venceram uma vez nas últimas 13 visitas a San Siro e também não têm sido grande visitantes sob o comando de Gotti – só comemoraram um triunfo nas sete viagens mais recentes. Ainda assim, Pioli está atento a eventuais surpresas. Afinal, a fase do Milan não é das melhores e a sequência de três derrotas nas cinco últimas partidas como mandante diz muito: nos 23 jogos caseiros anteriores sob o comando do treinador, a equipe rubro-negra havia perdido somente duas vezes.
Quinta, 4/3, 16h45
Parma x Inter
O empate contra o Parma no primeiro turno foi, provavelmente, o maior tropeço da Inter neste campeonato. Desde então, a Beneamata evoluiu e Conte também vem se precavendo para evitar indigestões: tanto é que os nerazzurri repetirão 10 dos 11 jogadores da escalação de domingo, contra o Genoa, e vão com força máxima para o duelo no Tardini. A única mudança será o retorno de Hakimi ao lugar de Darmian, que substituiu o marroquino em seu turno de suspensão.
Apesar do resultado negativo no Meazza, a Inter tem sequências positivas contra o Parma: tem quatro partidas de invencibilidade frente aos crociati e os bateu em três das quatro derradeiras visitas à Emília-Romanha. Além disso, o momento dos lombardos é muito bom: têm cinco triunfos seguidos e três jogos sem serem vazados como visitantes. Por sua vez, os parmenses somaram apenas oito pontos em casa até o momento e amargam o seu segundo pior desempenho como mandante na Serie A, atrás apenas do de 2014-15, na temporada que marcou o seu rebaixamento mais recente.
Demais partidas
Terça, 2/3, 16h45
Juventus x Spezia
Quarta, 3/3, 14h30
Sassuolo x Napoli
Quarta, 3/3, 16h45
Atalanta x Crotone
Benevento x Verona
Cagliari x Bologna
Fiorentina x Roma