Serie A

30ª rodada: favoritos vencem, no topo da tabela, e Torino ganha fôlego para evitar o descenso

A 30ª rodada da Serie A praticamente não teve surpresas, já que os sete primeiros colocados venceram e mantiveram a briga por título e vagas europeias inalterada. Inter, Milan, Juventus e Atalanta superaram adversários da parte de baixo da tabela, o que foi ótimo para o Torino. Com uma vitória suada contra a Udinese, o clube grená abriu cinco pontos do Cagliari – que perdeu para a líder – e ainda tem um jogo a menos contra a Lazio, de forma que pode ampliar ainda mais essa vantagem. Parma e Crotone também não pontuaram e o rebaixamento fica cada vez mais encaminhado para o trio do Z3.

Jogando com segurança, o Napoli se mantém vivo na briga pela vaga da Champions League após ganhar da Sampdoria. Os azzurri terão a oportunidade de aproveitar o confronto direto entre Juve e Atalanta para embolar mais ainda essa reta final da Serie A. Porém, vencer não será uma missão fácil: vão ter que superar o melhor time da competição, a Inter, que alcançou uma marca histórica e segue com 100% de vitórias em todos os jogos do segundo turno da competição. Confira o resumo da jornada.

>>> Classificação e artilharia da Serie A

Inter 1-0 Cagliari

Gol e assistência: Darmian (Hakimi)
Tops: Darmian (Inter) e Vicario (Cagliari)
Flops: Sánchez (Inter) e Nández (Cagliari)

Mesmo sem fazer um jogo fantástico, a Inter ganhou de novo. Com o 11º triunfo consecutivo, se tornou o primeiro time a conseguir essa marca ao longo do início de um segundo turno, superando as 10 vitórias seguidas do Milan de 1989-90. A Beneamata também segue com 11 pontos de vantagem sobre o Milan, vice-líder.

Poupando alguns titulares, Conte fez uma grande surpresa ao escalar Sensi, que apareceu apenas pela segunda vez no onze inicial na temporada – nesta ocasião, em substituição ao suspenso Barella. Darmian foi o responsável por garantir a vantagem mínima em um jogo marcado pelo excelente desempenho de Vicario, que ganhou sua primeira oportunidade pelos rossoblù na Serie A após Cragno ficar de fora por testar positivo para covid-19.

O time de Conte ditou o ritmo durante os 90 minutos, apesar de não conseguir abrir o placar na primeira etapa. De longa distância, Sensi e Eriksen tentaram, mas a bola parava em Vicario quando não ia para fora. Na segunda etapa, De Vrij chegou a carimbar a trave aos 68 minutos, no lance que antecedeu a entrada de Hakimi e Martínez. E quem decidiu foi o marroquino, aos 76: em tabela com Lukaku, ele chegou ao fundo e cruzou rasteiro na segunda trave. Darmian, livre de marcação, completou na pequena área.

Parma 1-3 Milan

Gols e assistências: Gagliolo (Pellè); Ibrahimovic (Rebic), Hernández (Kessié) e Rafael Leão (Dalot)
Tops: Kessié e Donnarumma (Milan)
Flops: Gervinho e Traorè (Parma)

Pressionado após perder pontos importantes contra a Sampdoria e ver a vaga da Champions League ficar um pouco mais ameaçada, o Milan garantiu uma vitória que poderia ser bem mais tranquila. Dominante na maior parte do tempo, o Diavolo viu uma expulsão direta de Ibrahimovic quase lhe custar os três pontos. O vice-lanterna Parma, por sua vez, jogou um terço do jogo com vantagem numérica e não conseguiu tirar proveito.

Logo no início, aos oito minutos, o Milan abriu o placar com um golaço. Bennacer deu belo passe longo para Ibrahimovic, que fintou Man já no domínio e tocou para Rebic. O croata girou em cima da defesa, puxou para a direita e acertou uma pancada no ângulo esquerdo de Sepe, abrindo a conta. O jogo caiu de intensidade e, nos últimos minutos da primeira etapa, Hernandez tabelou com Ibra e tocou para Kessié, que fez o 2 a 0. Com o tento, o camisa 79 se tornou o primeiro meia do Milan a marcar 10 vezes nas primeiras 30 rodadas de uma Serie A desde Kaká, em 2008-09.

No segundo tempo, o Parma ameaçou muito mais. Aos 50 minutos, Conti cabeceou e Donnarumma fez grande defesa. No rebote, Pellè emendou uma bomba à queima-roupa e o jovem goleiro italiano interveio novamente de maneira fantástica. Aos 60 minutos, Ibrahimovic voltou a aparecer, mas negativamente: Zlatan falou algo para Maresca, que não gostou do que ouviu e expulsou o jogador, colocando fogo na partida. Contudo, imagens posteriores indicam que o árbitro teria entendido errado o que o sueco falou, o que pode anular a suspensão.

Depois de cinco minutos com um a mais, o Parma aproveitou o bom jogo aéreo de seu centroavante para fazer seu único gol. Em bola alçada de Kucka, Pellè cabeceou para o para o meio da área e Gagliolo completou. Porém, já nos acréscimos, o jovem Traorè, de 16 anos, perdeu a posse no meio-campo com o Parma inteiro exposto, e no contra-ataque, Rafael Leão matou de vez a partida.

Vivendo temporada prolífica, Kessié marcou um dos gols do Milan na vitória sobre o Parma (IPA)

Juventus 3-1 Genoa

Gols e assistências: Kulusevski (Cuadrado), Morata e McKennie (Danilo); Scamacca (Rovella)
Tops: Kulusevski e Danilo (Juventus)
Flops: Behrami e Radovanovic (Genoa)

Com força máxima no ataque, a Juventus conseguiu superar o Genoa com facilidade, apesar de uma queda de desempenho no segundo tempo. Deixando cada vez mais para trás as péssimas exibições contra Torino e Benevento, o time de Pirlo engrenou duas vitórias em sequência, mesmo em partida discreta de Cristiano Ronaldo, e manteve o terceiro lugar. Chiesa continuou com sua boa fase, enquanto Kulusevski e Morata voltaram balançar as redes depois de um bom tempo de seca.

Com menos de cinco minutos, Cuadrado rabiscou para cima de Rovella, chegou na linha de fundo e tocou para trás. Kulusevski, com a perna esquerda, chapou no ângulo esquerdo e marcou o primeiro gol da partida. Aos 20 minutos, a Juve ampliou: Chiesa roubou a bola de Radovanovic, saiu em velocidade e finalizou cruzado, parando em boa defesa de Perin. No rebote, Ronaldo acertou na trave e a bola sobrou de novo, dessa vez para Morata, que não desperdiçou. Scamacca teve a chance de diminuir, mas parou em Szczesny.

No entanto, o camisa 9 do Genoa precisou esperar apenas o intervalo para deixar sua marca. Em cobrança de escanteio, aos 49 minutos, Scamacca voou sozinho e testou forte para diminuir a vantagem bianconera. Os visitantes ainda criaram mais chances, e a Juve precisou contar com a sorte e Szczesny para não levar o empate. O desafogo veio do banco: McKennie recebeu excelente passe de Danilo, saiu na cara do gol e não desperdiçou, marcando o seu quinto tento no campeonato.

Fiorentina 2-3 Atalanta

Gols e assistências: Vlahovic (Cáceres) e Vlahovic (Kouamé); Zapata (Malinovskyi), Zapata (Malinovskyi) e Ilicic (pênalti)
Tops: Vlahovic (Fiorentina) e Zapata (Atalanta)
Flops: Martínez Quarta (Fiorentina) e Djimsiti (Atalanta)

A Viola precisava fazer uma partida perfeita para conseguir sair com alguma coisa contra uma embalada Atalanta. Sem Ribéry, suspenso, a esperança ofensiva ficou nas costas da dupla Kouamé e Vlahovic: os jovens tiveram uma boa prestação, mas não suficiente. Com uma exibição dominante na primeira metade, os comandados de Gasperini chegaram à oitava vitória em nove jogos mesmo com os sustos no Artemio Franchi. Na próxima rodada, vão enfrentar a Juventus em confronto direto pelo terceiro lugar.

Novamente com uma linha de quatro defensores, com Rafael Toloi atuando como lateral-direito, a Atalanta começou pressionando e teve as melhores oportunidades no primeiro tempo, desperdiçando algumas e tendo outras parando em excelentes defesas de Drągowski. O placar foi inaugurado na bola parada, em cobrança de escanteio de Malinovskyi, aos 13 minutos. Zapata, marcado por Bonaventura, teve facilidade em subir e testar firme para o fundo das redes. No final da primeira etapa, a dupla apareceu de novo: Malinovskyi serviu com classe e Duván marcou seu 13º gol na Serie A.

Na segunda etapa, a Dea não entrou na mesma voltagem e a Fiorentina aproveitou para voltar para o jogo. Aos 56 minutos, em cruzamento na área, Cáceres cabeceou na segunda trave, para trás, e Vlahovic emendou uma bomba com o pé esquerdo. O sérvio voltou a estufar as redes 10 minutos depois em uma jogada esplêndida de Kouamé. O marfinense deu um belo chapéu em Djimsiti e serviu o camisa 9, que só tirou de Gollini. Com os dois tentos, Vlahovic ampliou a vantagem como o sérvio que mais fez gols numa única temporada da Serie A, com 15 até agora.

O balde de água fria para os donos da casa veio aos 70 minutos. Martínez Quarta tocou com a mão na bola dentro da área e Sacchi apontou pênalti para a Atalanta. Ilicic, vindo do banco, converteu a cobrança e deu a importantíssima vitória para o time de Bérgamo, que ainda teve mais oportunidades para ampliar – Zapata, por exemplo, perdeu uma chance cara a cara com Dragowski.

Após falhas capitais, Kulusevski voltou a balançar as redes pela Juventus (LaPresse)

Sampdoria 0-2 Napoli

Gols e assistências: Ruiz (Zielinski) e Osimhen (Mertens)
Tops: Osimhen e Ruiz (Napoli)
Flops: Quagliarella e Jankto (Sampdoria)

Depois de ficar no banco contra a Juventus, Osimhen retornou ao onze inicial de Gattuso e foi decisivo para a vitória dos azzurri. Com seu tento, o Napoli se igualou ao Manchester City e se tornou o segundo time dentro das cinco grandes ligas europeias a ter seis jogadores com pelo menos cinco gols marcados: Insigne, Lozano, Politano, Mertens, Zielinski e, agora, o camisa 9 nigeriano. O time de Ranieri já não tem mais grandes pretensões e não conseguiu surpreender como na última rodada, contra o Milan.

O Napoli teve o controle do jogo durante a maior parte do tempo e abriu o placar com um golaço. Em uma sequência de toques de primeira, Ruiz recebeu de Zielinski na entrada da área e chutou forte e cruzado, com a perna esquerda. A Sampdoria voltou um pouco melhor para o segundo tempo e chegou a exigir boas intervenções de Ospina. O empate quase veio com Thorsby, que estufou as redes de cabeça após cobrança de escanteio, mas o juiz anulou o lance por falta em Koulibaly. Faltando apenas cinco minutos para o final, Osimhen foi lançado em velocidade por Mertens e matou o jogo com uma finalização rasteira no canto de Audero, garantindo os três pontos para o time de Gattuso.

Verona 0-1 Lazio

Gol e assistência: Milinkovic-Savic (Radu)
Tops: Milinkovic-Savic e Radu (Lazio)
Flops: Lasagna e Dawidowicz (Verona)

Sem Lazzari e Correa, ambos fora por suspensão, a Lazio tinha na volta de Luis Alberto ao onze titular a sua esperança criativa. O espanhol fez um jogo razoável, mas o confronto foi truncado e ambos os times tiveram poucas oportunidades, sendo que o gol do triunfo laziale saiu quando o camisa 10 já havia sido substituído. Foi na raça que a Lazio buscou os três pontos importantíssimos para se manter viva na briga pela Champions League. O Verona fez mais uma ótima partida nesta Serie A, mas fica em situação complicada para alcançar a Roma na briga por competições europeias: 13 pontos distante da sétima posição, fica praticamente de fora, já que restam apenas oito rodadas.

A Lazio começou com a posse enquanto o Hellas tentava pressionar e atacar em velocidade. Aos 19 minutos, Caicedo quase fez, em bobeada do goleiro; três minutos depois, o equatoriano brigou por uma bola no alto e ela sobrou para Immobile, que carimbou a trave de Silvestri. Na segunda etapa, o camisa 20 voltou a ser destaque fazendo um gol em uma ótima jogada individual, ainda nos instantes iniciais, mas viu o tento ser anulado. No lance, Caicedo acertou o rosto de Magnani com o braço e, de quebra, levou um amarelo, ficando suspenso do próximo jogo.

O drama ficou para os acréscimos. Radu cruzou na área, e na confusão, Milinkovic-Savic e Muriqi subiram para cabecear. Quem conseguiu tocar nela foi o meia sérvio, colocando para dentro do gol e consolidando a vitória dramática do time de Simone Inzaghi, sexto colocado.

Zapata marcou duas vezes e garantiu o triunfo da Atalanta sobre a Fiorentina (LaPresse)

Roma 1-0 Bologna

Gol e assistência: Mayoral (Ibañez)
Tops: Ibañez e Mayoral (Roma)
Flops: Danilo e Dijks (Bologna)

Sem Spinazzola, que se lesionou na vitória no compromisso europeu do meio de semana, contra o Ajax, Paulo Fonseca precisou improvisar Bruno Peres na ala esquerda e lançou o norte-americano Reynolds em seu primeiro jogo como titular. Poupando outros titulares, a Roma sofreu ante um excelente Bologna e conseguiu três pontos se aproveitando da ineficácia ofensiva do adversário.

Logo no início, a equipe de Mihajlovic teve boas chances de abrir o placar e pressionou por bastante tempo. Mirante foi importante para os giallorossi não saírem atrás no marcador, com boas coberturas e uma defesa em finalização de Soriano, já na pequena área. Sem aproveitar o melhor momento, o Bologna sofreu o gol no finalzinho da primeira etapa, quando Danilo falhou e Mayoral saiu livre cara a cara com Skorupski. O atacante espanhol fintou o goleiro estabanado e completou para dentro da meta escancarada.

Já jogando para ganhar desde de o começo, a equipe rossoblù seguiu com a mesma intensidade na volta do intervalo e a Roma baixou as linhas para se aproveitar dos contra-ataques, mas o placar seguiu inalterado. Além da vitória, outra boa notícia para os romanistas foi a volta de Mkhitaryan, que deve estar disponível na partida de volta da Europa League após ganhar alguns minutos nesse último confronto da Serie A.

Spezia 3-2 Crotone

Gols e assistências: Verde (Marchizza), Maggiore (Erlic) e Erlic; Djidji (Magallán) e Simy (Zanellato)
Tops: Erlic e Maggiore (Spezia)
Flops: Reca e Luperto (Crotone)

Na briga contra o descenso, o Spezia fez seu dever de casa, continuando com sua campanha segura no campeonato, e dando menos motivos para seu adversário sonhar com uma fuga improvável do rebaixamento. A defesa do Crotone segue concedendo um número inacreditável de gols (foram 10 nos últimos três jogos) e, mesmo com uma temporada incrível de seu artilheiro Simy, as vitórias não estão vindo. O retorno para a Serie B deve ser só uma questão de tempo.

Apesar da menor posse de bola, quem criou mais perigo na primeira parte foi o Crotone, principalmente com transições em velocidade. O primeiro lance digno de nota veio aos 11 minutos com Benali, que finalizou nos pés do goleiro. Aos 40 minutos, veio a pintura da partida: após Provedel socar mal uma bola alçada na área, ela foi rebatida de volta e ficou com Djidji. O zagueiro marfinense aproveitou o goleiro adiantado e fez um belíssimo gol por cobertura, dando a vantagem de forma merecida para os visitantes.

Na segunda etapa, a entrada de Léo Sena na equipe da Ligúria deixou a posse de bola foi mais efetiva e o Spezia começou a ser mais imponente no campo ofensivo. A recompensa veio com o empate: Verde recebeu um passe de cabeça de Marchizza e chutou forte no canto de Cordaz. No entanto, Simy ainda buscava deixar a sua marca e não perdoou. Ounas achou ótimo passe para Zanellato, que tocou para o nigeriano marcar pelo sexto jogo consecutivo e anotar o seu 16° no campeonato. Com isso, ele quebra o recorde histórico de Weah e Keita, se tornando o africano que balançou as redes em mais partidas consecutivas na Serie A.

Aos 89 minutos, os donos da casa reagiram pelo alto, achando uma virada improvável. Em bola alçada na área, Erlic recebeu no meio da confusão e tocou para Maggiore, que teve tempo de dominar antes de colocar para dentro. Nos acréscimos, o zagueirão croata apareceu de novo e garantiu os três pontos das águias, aproveitando o rebote da cabeçada de Ismajli, que carimbara a trave.

De pênalti, Belotti decidiu contra a Udinese e afastou o Torino da zona de descenso (LaPresse)

Udinese 0-1 Torino

Gol: Belotti (pênalti)
Tops: De Paul (Udinese) e Bremer (Torino)
Flops: Arslan (Udinese) e Sanabria (Torino)

Sem Sirigu, que testou positivo para covid-19, o Torino precisou escalar Milinkovic-Savic (Vanja, o irmão do laziale Sergej) como goleiro titular no embate contra a Udinese, mas isso não comprometeu o seu objetivo de afastar da zona de rebaixamento: agora, o Toro tem vantagem de cinco pontos sobre o Cagliari, que abre o Z3. Com gol de Belotti, o time de Turim conseguiu superar uma adversária que já não tem grandes ambições nessa Serie A numa partida sem muitas emoções, que podia tranquilamente ter terminado com o placar zerado.

A Udinese começou ditando o ritmo do jogo, com maior posse de bola, mas tinha dificuldades em criar perigo. Apenas na reta final, aos 35 minutos, a temperatura aumentou. O zagueiro Buongiorno se complicou e ajeitou mal uma bola dentro da área. Molina chegou antes de toda a defesa granata e acabou isolando, perdendo um gol inacreditável.

No segundo tempo, o Torino, com a bola parada, balançou as redes. Aos 58 minutos, Verdi cobrou falta em direção a Belotti e Arslan fez pênalti no centroavante. Na cobrança, o próprio Gallo foi para a cobrança e anotou o tento dos visitantes. Precisando do gol, a Udinese se expôs e ficou mais perto de levar o segundo do que conseguir o empate, mas o resultado se manteve.

Benevento 0-1 Sassuolo

Gols e assistências: Barba (contra)
Tops: Boga e Consigli (Sassuolo)
Flops: Barba e Gaich (Benevento)

O Sassuolo, que não vencia fora de casa desde fevereiro, conseguiu superar o Benevento no Ciro Vigorito graças a uma excelente exibição de Boga. Ainda desfalcado de Berardi e Caputo, o time neroverde dependeu das jogadas individuais do ponta esquerda para criar as melhores oportunidades. Outros companheiros de ataque quase comprometeram os três pontos perdendo chances inacreditáveis.

A equipe treinada por De Zerbi dominou por completo a primeira etapa, enquanto o time de Pippo Inzaghi estava disposto a abrir mão da bola – e foi por muito pouco que não chegou no intervalo com o empate em 0 a 0. No último lance antes da parada, Boga fez uma excelente jogada individual, tocou na saída de Montipò e, antes de a bola entrar, Barba, na tentativa de evitar que Raspadori completasse, empurrou contra a própria meta.

Com as entradas de Lapadula e Caprari, os campanos aumentaram o poder de fogo e o jogo ficou mais aberto, facilitando as transições ofensivas do Sassuolo. Mais uma vez invadindo a área pelo lado esquerdo, Boga quase ampliou, acertando o travessão após um leve toque de Montipò. Djuricic e Raspadori tiveram outras ótimas oportunidades para matar o jogo e não converteram, de maneira inacreditável. Os dois tiveram sorte que Consigli esteve inspirado: nos acréscimos, o arqueiro italiano fez ótimas defesas e garantiu o triunfo emiliano.

Seleção da rodada

Consigli (Sassuolo); Izzo (Torino), Bremer (Torino), Erlic (Spezia); Darmian (Inter), Kessié (Milan), Ruiz (Napoli), Danilo (Juventus); Malinovskyi (Atalanta); Zapata (Atalanta), Vlahovic (Fiorentina). Técnico:  Gian Piero Gasperini (Atalanta).

Compartilhe!

Deixe um comentário